Fusão Casas Bahia E pão De açucar
Dissertações: Fusão Casas Bahia E pão De açucar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samarakelly • 4/5/2013 • 634 Palavras (3 Páginas) • 900 Visualizações
Samuel Klein (Zaklików, 15 de novembro de 1923) é um empresário judeo-polonês fundador da conhecida rede de lojas de departamento brasileira. Começou a trabalhar com o pai como marceneiro até a invasão dos nazistas, quando foi levado para Maidanek com o pai. Samuel chegou a voltar para sua antiga casa, que estava totalmente arrasada. Trabalhou numa pequena fazenda nas proximidades em troca de comida. Com o fim da guerra, encontrou-se com a irmã Sezia e o irmão Salomon (que vivem hoje em Nova Iorque). Depois da guerra, os irmãos Klein foram para a Alemanha administrada pelos norte-americanos (com a divisão do Muro de Berlim). Conseguiram reecontrar vivo o pai. Viveram em Munique de 1946 até 1951. Nesta grande cidade alemã, Samuel conheceu Chana, com quem se casou. Sentiram que era hora de deixar a Europa e reconstruir a vida em outro lugar.
Estabeleceu-se em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo com a família. Foi quando começou a trabalhar como comerciante. Estabeleceu-se em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo com a família. Foi quando começou a trabalhar como comerciante. Tornou-se mascate, vendendo roupas de cama, mesa e banho de porta em porta, com uma charrete. A maioria dos seus clientes eram retirantes baianos daí o nome da empresa, apenas em 1957 a primeira loja foi aberta. Hoje são mais de 560 lojas e o maior depósito de distribuição da América Latina. As Casas Bahia tornaram-se uma das maiores redes de varejo do País.
As Casas Bahia se destacam por ter saído em busca de um público com baixo poder aquisitivo, oferecendo crédito para financiar suas compras. Assim, a empresa ganha não apenas com as vendas, mas também tem bons resultados financeiros. Um dos fatores de sucesso, é o domínio que o fundador tem da empresa, apesar de ser totalmente centralizada, ela têm trazido grandes oportunidades para a organização, já que é de domínio público que Samuel Klein é duro nas negociações com os fornecedores. A visão global do negócio da família Klein impulsiona o seu crescimento, já que ela tem bem definido o seu foco, que é vender a prazo para população de baixa renda. E aconteça o que acontecer, ela não muda o foco, apenas faz ajuste de percurso, quando necessário (alteração de
taxas de juro, por exemplo).
Com uma abordagem comportamental que sustenta a necessidade da ciência da gestão organizacional em valorizar a pessoa a partir de um processo de humanização e democratização da Administração a empresa Casas Bahia é governada monoliticamente em torno do patriarca Samuel e dos filhos Michael e Saul há um pequeno grupo de executivos, pratas da casa, com mais de 20 anos no grupo.
Questão 2:
Com o novo acordo entre Pão de Açúcar e Casas Bahia, as duas gigantes do varejo encontram outros empecilhos pela frente em relação à gestão comum de seus negócios. Não são barreiras financeiras e contratuais, mas sim diferenças culturais e sinérgicas na maneira como Abílio e os Kein controlam suas companhias. Quando as empresas anunciaram a fusão, essas diferenças não foram levadas tão a sério quanto deveria. A gestão da Casas Bahia é um pouco mais conservadora e menos ágil na tomada de decisões se comparada a gestão do Pão de Açúcar.
O poder de veto concedido aumenta a influência das
...