Fusão Casas Bahia E pão De açúcar
Trabalho Escolar: Fusão Casas Bahia E pão De açúcar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maiana33 • 15/5/2014 • 1.061 Palavras (5 Páginas) • 646 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO
NOME DO ALUNO
fusão casas bahia e pão de açúcar
Vitória da Conquista - BA
2013
NOME DO ALUNO
fusão casas bahia e pão de açúcar
Trabalho de Microeconomia e Macroeconomia, Teorias da Administração II, Comportamento Organizacional e Estatística. Apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Administração.
Orientador: Prof°. Regina Malassise
Prof°. Dirceu Casa Grande Junior
Prof°. Mônica Maria Silva
Prof°. Marcelo Caldeira Viegas
Vitória da Conquista - BA
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa alcançar estudos relacionados a fusão das empresas Casas Bahia e Pão de Açucar no intuito de apresentar quesitos elencados na administração de empresas.
Para a concretização do trabalho, utiliza-se os ensinamentos feitos em sala de aula, bem como conceitos voltados para as teorias da administração II, estatística, macro e micro economia e Comportamento organizacional. Todos esses conceitos são analisados pormenorizadamento no caso elencado, realizando aprendizado fundamental para o discente de administração.
1. PRIMEIRO DESAFIO (Teorias da Administração II)
O desafio baseia-se na realização de parâmetro das lojas Casas Bahia e sua fusão com o Pão de Açúcar. Sabe-se que as casas Bahia conquistou seus clientes no decorrer vários anos, baseando-se na luta pelas conquistas almejadas, com a implantação de lojas em 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
O estilo de gestão do Samuel Klein é tradicional e patriarcal, onde o intuito principal é conquistar a clientela de forma suscinta e simples. Ao se falar no modelo teórico da administração, Diego (2009) denota a teoria neoclássica:
A Teoria Neoclássica surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos de qualquer teoria pioneira e condensado-os com outros conceitos igualmente válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas ao longo das três últimas décadas.
E ainda:
O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o de ser a Administração uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.
A Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações. Uma das respostas que procurou dar foi a respeito do dilema centralização versus descentralização. Boa parte do trabalho dos neoclássicos está voltada para fatores que levam à decisão de descentralização, bem como às vantagens e desvantagens que adescentralização proporciona.
A fusão das Casas Bahia e do Pão de Açucar trouxe diversas mudanças no âmbito interno e externo da empresa. O dono das Casas Bahia é um homem consideravelmente simples e possui métodos tradicionais, conseguindo elevar a sua organização ao nível em que se encontra hoje de forma árdua e com muitos desafios. Sua meta era para clientes da Classe C, que comprariam os produtos com o crediário, conquistando e depositando confiança na empresa.
O pão de açúcar é uma empresa voltada para clientes da classe A, trabalha não só com eletrodomésticos, mas com a venda de alimentos. Possui a presidência uma forma mais profissionalizada e com gestão avançada, diferentemente do estilo patriarcal das Casas Bahia.
Uma das principais dificuldades baseou-se na diferença do estilo gestão entre ambas as empresas, além da finalidade a ser atingida, onde as casas bahia tem como público alvo pessoas de renda menor e o ponto frio pessoas de renda alta.
Quanto às lideranças o Pão de Açúcar traz inovações e uma gestão ampla, administra modernamente e investe no que há de melhor, quer trazer beneficios para os clientes, mas o luro também é de suma importância. Já o líder das Casas Bahia tem um estilo patriarcal, tradicional e conservador, age em prol dos clientes de classe baixa e facilita a compra e o pagamento.
2. SEGUNDO DESAFIO (Micro e Macro Economia)
Na economia nacial, há que se falar em quarto diferentes estruturas de mercado oncorrência Perfeita, Monopólio, Oligopólio e Mercado de Concorrência Monopolística.
Segundo Bardine:
O oligopólio é
...