FÓRMULA DE BHASKARA
Ensaios: FÓRMULA DE BHASKARA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 19/8/2014 • 272 Palavras (2 Páginas) • 545 Visualizações
O hábito de dar nome de Bhaskara para a fórmula de resolução da equação de 2º grau se estabeleceu no Brasil, por volta de 1960, homenageando Bhaskara Akaria, que é considerado o matemático indiano mais importante do século XII, graças a seus avanços em álgebra, no estudo de equações e na compreensão do sistema numérico. É importante ressaltar que tal nome relacionado a fórmula, é usado apenas no Brasil, uma vez que não encontrado em nenhuma literatura internacional. De acordo com textos encontrados há quase 4.000 anos, pode-se afirmar que Bhaskara conhecia a regra, mas não fora criada por ele. Nesses textos havia receitas, escritas em prosa, sem uso de símbolos matemáticos, que ensinavam como proceder para determinar as raízes em exemplos concretos, quase sempre ligados a relações geométricas. Porém, embora conseguissem resolver problemas matemáticos envolvendo equações quadráticas, sua receita não especificava sua fórmula geral, e nem como a solução havia sido obtida. Sendo assim, apesar de não se negar a importância e a riqueza da obra de Bhaskara, não é correto atribuir a ele a conhecida formula de resolução da equação de segundo grau.
Ainda hoje é de suma importância a aprendizagem de tal fórmula, uma vez que é cobrada em diversas provas de diversos níveis de aprendizado, podendo ser cobrada desde a escola a um concurso público, por exemplo.
A fórmula de Baskara, resumida em “ax²+bx+c=0”, nos possibilita achar a raiz de uma equação de segundo grau. Vejamos abaixo como usá-las:
Fórmula: x = -b ±
2.a
...