GESTÃO DE CONHECIMENTO
Monografias: GESTÃO DE CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mamsouz • 29/8/2014 • 255 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
1. Nas páginas 170 a 175 do artigo, os autores apresentam a evolução dos
conceitos de informação e conhecimento. Explique as diferenças entre
informação e conhecimento.
Informação pode ser um dado isolado ou um agrupamento organizado de dados, processando por algum tipo de tratamento coeso. Conforme Mcgee & Prusak, informação são ''dados coletados, organizados, ordenados, aos quais são atribuídos significados e contexto''.
A informação é um conjunto de dados úteis ás organizações e aos seres humanos, no sentido de dar subsídios para uma tomada de decisão eficaz.
Nonaka (2000) enfatiza essa preocupação, quando mostra a importância da participação das pessoas nas suas definições de conhcimento e quando afirma que os seres humanos são necessários para a criação de conhecimento: novos conhecimentos sempre se originam as pessoas.
Para Davenport (1998), o conhecimento é uma mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas esperiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores.
A informação e o conhecimento são considerados fatores importantes no ambiente compretitivo das organizações. Conhecimento não no sentido abstrato ou teórico, mas aplicado no dia-a-dia das empresas. Conhecimento sobre seu mercado, seus processos, seus clientes, sua tecnologia, seus concorrentes etc.
Existe a percepção comum de que a informação e o conhecimento são recursos essenciais para as organizações, e que, portanto, são recursos que precisam ser administrados em todos os setores da organização. Entretanto, a organização precisa de inteligência para usar de forma eficiente as informações e o conhecimento no processo de tomada de decisão.
...