GESTÃO DE NEGÓCIOS E ORÇAMENTO
Monografia: GESTÃO DE NEGÓCIOS E ORÇAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 142169353 • 7/4/2014 • Monografia • 2.423 Palavras (10 Páginas) • 209 Visualizações
CIENCIAS CONTABEIS
ALVARA JOSELIA DE SOUZA
PROFESSORES
JOENICE DINIS
MARCELO VIEGAS
JOSSAM BATISTUTE
ALCIDES JOSE DA COSTA FILHO
TÍTULO DO TRABALHO
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER
GESTAO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Cidade
2013
TRABALHO INDIVIDUAL
ALVORA JOSELIA DE SOUZA
PROFESSORES
JOENICE DINIS
JOSSA M BATISTUTE
MARCELO VIEGAS
ALCIDES JOSE DA COSTA FILHO
TÍTULO DO TRABALHO
GESTAO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
INTRODUÇAO
Objetivo principal de uma empresa´que o administrador compreenda que é importante,um planejamento precisamos da contribuição do direito para entender principalmente dos tributos e dos métodos quantitativos para melhor qualificar os valores orçado e realizado é necessario o entendimento da estrutura das demonstrações contábeis com finalidade de melhor demonstrações dos valores encontrado, para o planejamento e gestão empresarial
CONCIITO DO ORÇAMENTO
Conceitos: O orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício.
É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.
Contém as prioridades e a direção da entidade para um período.
Proporciona condições de avaliação de desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores.
Realiza-se no curto prazo, normalmente um ano.
Dependendo do tipo de organização, pode ser desenvolvido de várias maneiras quando à participação nas definições estruturais:
O planejamento é a mais básica de todas as funções gerenciais, e a habilidade como esta função está sendo desempenhada determina o sucesso de todas as operações.
Orçamento Empresarial:
Necessidade de Flexibilidade: As condições do empreendimento estão sempre mudando.
Por isso, é necessário que o processo orçamentário seja visto como um guia para ações futuras em vez de um plano rígido que deve ser seguido, a despeito das mudanças.
Orçamento geral
O Orçamento Geral do Estado (OGE) é formado pelo Orçamento Fiscal, da Seguridade e pelo Orçamento de Investimentos das Empresas Estatais.
Existem princípios básicos que devem ser seguidos para elaboração e controle do Orçamento que estão definidos nas Constituições Federais, Estadual, na Lei 4.320, de17 de março de1964, no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
A Constituição Federal de 1988, atribui ao Poder executivo a responsabilidade pelo sistema de Planejamento e Orçamento, através dos seguintes projetos de lei (Art. 165 e na Constituição Estadual Art. 110):
Plano Plurianual (PPA)
As Diretrizes Orçamentárias (LDO)
Os Orçamentos Anuais (LOA)
O Projeto de Lei do PPA, define as prioridades do governo por um período de quatro anos e deve ser enviado pelo Governado do Estado á Assembléia Legislativa até o dia 31 de agosto do primeiro ano de seu mandato.
De Acordo com as Constituições Federal e Estadual, o Projeto de Lei do PPA deve conter “As diretrizes, objetivos e metas da administração publica estadual as despesas de capital e outras delas decorrentes, bem como as relativas aos programas de duração continuada”. O PPA estabelece a ligação entre as prioridades de longo prazo e a Lei Orçamentária Anual.
Para saber mais sobre o PPA 2012-2015 que se denomina “Plano de Desenvolvimento Estratégico”.
Orçamento flexivel
O Orçamento flexível pode ser usado para preparar a empresa antes que algum evento aconteça, orçando para vários níveis de atividades esperados.
Nesse sentido, orçar para a gama de atividades pode ajudar gestores a lidar com as incertezas do ambiente.
Para atingir a meta descritas no orçamento flexível, as empresas devem coordenar esforços de todos os colaboradores e todos os níveis.
O orçamento não existe por si só, mas para ajudar os gestores na concretizações dos objetivos específicos de cada setor.
A flexibilização faz dobrar a responsabilidade de todos sobre a decisão de mudanças no orçamento, gerando um maior comprometimento de todos os envolvidos.
Com o monitoramento das medidas através de períodos subseqüentes, o desvio entre o Orçamento Flexível previsto e realizado vai-se tornando cada vez menor.
O orçamento também é um processo de aprendizagem continuo.
Essa melhoria também pode ocorrer por benchmarking comparando operações, produtos, processos ou atividades com outras empresas, que possuem praticas semelhantes e níveis de desempenho melhores.
O importante no Orçamento Flexível é a possibilidade de identificar de onde vêm as diferenças, se elas foram causadas pela variação do preço, volume etc., ou foram causadas por eficiência ou ineficiência no uso dos materiais, mão-de-obra, entre outros.
Para tomar decisões acertadas,
...