TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR

Trabalho Escolar: GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR

O projeto de pesquisa em questão tem como tema central “A gestão democrática escolar” e têm como propósito analisar a participação liberal dentro do ambiente escolar, os desafios pertinentes a este tema, e, considerando a gestão no que se relaciona a sua liderança e participação dos que constitui a comunidade escolar, apresentando as dificuldades para a implantação da gestão democrática e a importância da participação da comunidade escolar para um melhor funcionamento da escola. Podemos pensar a participação em todos os momentos do planejamento da escola, de execução e de avaliação, ou pensar que participação pudesse ser apenas convidar a comunidade para eventos ou para contribuir na manutenção e conservação do espaço físico. A gestão democrática dentro da escola se trata de uma questão muito importante e fundamental visto que acaba influenciando no processo de ensino aprendizagem, e este é o objetivo de uma escola no município.

O processo pedagógico vem associado ao fortalecimento da democratização, e a instituição escolar, através da gestão democrática, tem a possibilidade de garantir transparência, participação, e claro a democracia em seu processo.

Como afirma Dourado (2003, p. 62), “na escola todos têm contribuições e saberes para compartilhar e que todos os processos realizados nos espaços da escola são vivências formativas e cidadãs”. O ambiente escolar se vê tendo de enfrentar muitos problemas educacionais, que necessitam da intervenção dos responsáveis pela escola, não somente da figura do diretor, pois com uma política de gestão, existe também a participação das instâncias colegiadas, da própria comunidade que também pode contribuir para a resolução dos problemas inseridos no contexto escolar.

Contudo, o papel da gestão democrática escolar deve ser pensado, nas possibilidades que impliquem na sociedade em geral, e principalmente no que diz respeito ao âmbito escolar, e para isso buscaremos respaldo teórico em autores que já realizaram pesquisas acerca deste tema.

2. PROBLEMA

A Gestão Democrática Escolar faz parte de todo um processo de redemocratização do Estado brasileiro, que nos dias atuais permite vários tipos de reformas educacionais. A instituição escolar não pode e nem deve ficar centrada nas mãos somente do diretor, ela deve estar aberta a comunidade pedagógica e escolar com finalidade de se aprimorar cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem.

Para garantir que a escola cumpra seu papel de educar as novas gerações é imprescindível que o diretor também esteja bem preparado profissionalmente e que acima de tudo seja um profissional que tenha ligações direta com a comunidade; que saiba trabalhar com a coletividade e que desenvolva ações que busque a comunidade para o interior da escola, pois é fundamental que se questione: que papel o diretor de escola pública deve desempenhar para construir uma gestão autônoma e participativa?

Porém devemos entender e analisar: Quais os desafios que estão inseridos em uma Gestão Escolar participativa?

Quais os obstáculos e/ou limitações para a efetivação da gestão democrática da escola?

Aliado a estes fatores, o gestor escolar deverá proporcionar abertamente o processo de democratização e participação autônoma de todos os envolvidos com a comunidade escolar, promovendo a discussão e a socialização dos problemas enfrentados, haja vista que seu papel fundamental é garantir uma gestão eficaz.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Apontar as contribuições de uma gestão democrática participativa no ambiente escolar.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Analisar o ambiente escolar que se está inserido, as questões culturais, sociais, a comunidade como um todo e o contexto em que o aluno está inserido.

• Organizar o plano de ação levando em consideração a realidade da comunidade escolar.

• Analisar o real papel e a participação ativa do diretor no processo.

• Adequar o Projeto Político Pedagógico para que através dele consiga melhorar e aprimorar os resultados do processo de ensino/aprendizagem

• Estabelecer as relações e participações mais ativas da comunidade de maneira que ela se mantenha democrática.

• Demonstrar a importância da formação permanente dos gestores escolares públicos para a efetiva qualidade da gestão e conseqüentemente a melhoria da educação.

4. JUSTIFICATIVA

Este projeto de pesquisa tem como foco principal mostrar a necessidade de se vivenciar no ambiente escolar uma Gestão Democrática justa e que envolva todos os seguimentos, visto que a importância da participação das instâncias colegiadas, pois somente assim, de fato a Gestão Democrática pode se concretizar.

Para GRACINDO (2007), as instâncias colegiadas (em especial o Conselho Escolar) têm um papel fundamental no âmbito escolar no que se refere as tomadas de decisões e ações político-pedagógica que priorizem o ensino/aprendizagem.

A escolha do tema deve-se pela relevância do papel que este membro desempenha no conjunto da engrenagem que faz uma escola funcionar, pois a escola tem a cara da sua equipe administrativa em especial à do seu gestor.

Nesse contexto torna-se essencial a participação ativa do diretor, fazendo-se necessário que o mesmo esteja entrosado na questão democrática escolar, enfrentando os desafios que vierem a existir com finalidade de melhor conduzir sua escola.

5. REFERENCIAL TÉORICO

A pesquisa será realizada por meio de leitura de textos de vários autores que dão respaldo teórico ao tema abordado, entre eles citaremos BASTOS (2005), DOURADO (2003 e 2006), GRACINDO (2007), LIBÂNEO (2005), LUCK (2002 e 2006) e PARO (2001). Inicialmente será feito a leitura e em seguida a classificação dos principais excertos encontrados nos textos lidos.

O autor DOURADO (2003, p. 62), “na escola todos têm contribuições e saberes para compartilhar e que todos os processos realizados nos espaços da escola são vivências formativas e cidadãs”.

LUCK (2002), a participação democrática na gestão escolar deve ser principiada pelos conhecimentos dos papeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com