GESTÃO DO CONHECIMENTO
Seminário: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 290107 • 5/10/2013 • Seminário • 298 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SANTO ANDRÉ
Gabriela de Almeida
GESTÃO DO CONHECIMENTO
SANTO ANDRÉ
2012
“Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?”
Para uma empresa se manter no mercado de trabalho é necessário que ela busque um diferencial muito importante e fundamental que é a “inovação” para vencer a concorrência que está cada vez mais acirrada ainda mais com a globalização. A gestão do conhecimento facilita a inovação e gera grandes melhorias dentro das empresas, onde todos os funcionários e colaboradores podem participar, aplicando seus conhecimentos através de experiências de vida, intuições, habilidades, e que transformem em conhecimento explicito para que as idéias sejam expostas facilmente.
O Brasil enfrenta ainda barreiras para inovação, ainda mais que esse conceito da gestão do conhecimento é uma ferramenta nova, tanto que não acreditam que o conhecimento dos funcionários pode ajudar no aprimoramento da empresa, sendo que não precisa de um cargo alto pode ser um funcionário como, por exemplo, da produção onde se aplica o conhecimento tácito e assim sendo compartilhado para que os demais tenham conhecimento daquilo que foi exposto buscando por melhorias no que for preciso, trazendo assim resultados qualitativos. Outra dificuldade é a falta de incentivo governamental se a empresa inova é necessário que aumente seu faturamento, e falta de apoio onde adianta os recursos para fazer a inovação, mas não é preciso ficar preso a isso, pode tentar mobilizar parceiros institucionais com bons consultores.
Antigamente visava mais a mão de obra já nos tempos de hoje visa mais o intelecto, buscam mais talentos, não aquele que é escravo, ou seja, faz o que é ordenado e pronto não tem estimulo e motivação para melhoria de algo. É necessário obter uma visão moderna para criação novas soluções para obter excelência organizacional e se destacar no mercado de trabalho.
Fonte: Época Negócios http://www.consecti.org.br/2011/08/10/por-que-o-brasil-ainda-nao-e-um-player-internacional-em-inovacao/
...