GESTÃO DO CONHECIMENTO
Seminário: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: apbrocha • 21/4/2014 • Seminário • 501 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
1
Assim, a Gestão do Conhecimento enquanto a arte de criar valor alavancando os ativos intangíveis significa, na prática, identificar e mapear os ativos de conhecimento ligados à empresa; gerar novos conhecimentos para oferecer vantagens na competição do mercado; tornar acessíveis grandes quantidades de informações corporativas, compartilhando as melhores práticas e a tecnologia que torna possível tudo isso - groupware e intranets. É orientar a empresa inteira para produzir esta que é a mercadoria/bem mais valiosa da nova economia (oconhecimento) e descobrir formas de aproveitá-la, difundi-la, combiná-la e de gerar lucro com ela. O perfil da organização orientada para o paradigma da gestão do conhecimento é aquela particularmente hábil em "aprender aaprender". Neste tipo de organização, o aprendizado não é meramente
4
-ntrodução
Atualmente, vivemos em um mundo altamente complexo e competitivo, caracterizado por constantes transformações em diversas esferas, sejam elas econômicas, políticas, culturais, sociais e tecnológicas. Essas mudanças advindas de forma intensa, sobretudo com o fenômeno da globalização, trouxeram implicações quanto ao modo de agir das organizações. Para garantirem sua sobrevivência em longo prazo, as organizações perceberam a necessidade de realinharem seus modelos de negócio, considerando sua capacidade de inovação em processos, serviços e/ou produtos.
Em face desse contexto, a criação contínua de novos conhecimentos passou a tornar-se fundamental para a sustentabilidade competitiva das organizações, visto que estas se diferenciam no mercado pelo o que sabem.
O desenvolvimento da tecnologia da informação junto a este quadro tem possibilitado às organizações dentre outros benefícios, a execução de novas práticas e relações no trabalho, ampliando o conhecimento individual em nível organizacional.
Nessa perspectiva, destaca-se como ferramenta emergente no auxílio ao processo de criação de conhecimento organizacional, os portais corporativos. Para Drucker (1994) o conhecimento se combinado com as novas tecnologias, assim como o talento dos trabalhadores envolvidos nos processos, pode impulsionar e adicionar valor aos produtos e aos serviços.
Este artigo busca analisar o uso dos portais corporativos pelas organizações como plataforma de apoio no processo de criação de conhecimento organizacional, utilizando-se como base a Teoria de criação do conhecimento organizacional proposta porNonaka e Takeuchi (1997). Embora diversas pesquisas tenham sido realizadas sobre o tema criação de conhecimento organizacional, na literatura corrente há poucos estudos que tratam especificamente da tecnologia dos portais corporativos como plataforma central no apoio ao processo de criação de conhecimento organizacional.
Em relação à metodologia, trata-se de um artigo de caráter exploratório e natureza qualitativa, realizado por meio de levantamento bibliográfico, pautado na literatura científica das áreas de Ciências Exatas e Ciências Humanas.
O artigo encontra-se estruturado em seis seções. A seção 1 trata do tópico corrente. A seção 2 apresenta a importância da informação e do conhecimento como elementos
...