GESTÃO DO CONHECIMENTO
Exames: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdenei • 11/6/2013 • 905 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
Gestão do Conhecimento
Gestão do Conhecimento é o processo de criar novos conhecimentos, usando as experiências que existem nas organizações, empresas, onde podemos encontrar e utilizar as melhores práticas espalhando-os amplamente dentro da organização e introduzindo automaticamente em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas.
A Gestão do Conhecimento é um projeto de recursos humanos e não de tecnologia, foi-se o tempo em que apenas equipamentos e atividades operacionais geravam lucratividade para as organizações, atualmente as empresas buscam praticar estimulando e facilitando a troca, o uso e a criação de conhecimento em toda a empresa. As pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem, de forma a criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da companhia.
O conhecimento é divido em dois tipos básicos que podem ser aplicados pelo ser humano o conhecimento explícito e o conhecimento tácito. O conhecimento explícito é o mais fácil de ser entendido, pois pode ser colocado em palavras, registrado e documentado. Pode facilmente ser adquirido por meio da leitura de manuais, livros e artigos entre outros. Quando por exemplo falamos das funcionalidades de um sistema, ou das etapas de um processo produtivo, tratamos do conhecimento explícito. O conhecimento tácito é o mais difícil de ser colocado em palavras, pois é adquirido apenas com a prática onde só conseguirmos mostrar ao usar, só se aprende com a experiência e com a vivência. Por exemplo, um líder gerindo sua equipe, um médico realizando um diagnóstico ou vendedor fechando uma venda, está tratando do conhecimento tácito.
Para as empresas, a gestão do conhecimento pode ser muito valiosa, pois contribui para a diminuição dos gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo benefício, já que o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores que quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com mais motivação. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
Para que isso ocorra à empresa deve instigar os funcionários com temas atrativos, coerentes e que de alguma maneira façam com o que os leve a participar e agregar seus conhecimentos otimizando as operações e melhorando o resultado final, como por exemplo estipular metas,oferecer algum tipo de recompensa, organizar seminários, palestras, treinamentos, e cursos , não forçando esse funcionário, mas sim o trazendo para dentro da empresa de diferentes formas, maneiras de realização desses novos projetos, criando uma troca de conhecimento da empresa com o colaborador, formando assim um novo conhecimento que é preciso ser reconhecido e espalhado podendo ser retido por outros e assim por todos, a fim de gerar resultados sempre superiores aos do passado para que a empresa esteja sempre evoluindo em um ciclo continuo uma vez que colocado em pratica não deve ser interrompido.
Um dos desafios encontrados pelas empresas atualmente é em reter o conhecimento obtido pelo colaborador que se afasta ou é afastado da organização, nesses casos a forma mais correta de agir é conversar com o individuo solicitando que ele passe seu conhecimento, sua experiência adquirida na organização durante sua permanência para outro que vai ocupar preencher o cargo ensinado na pratica antes do afastamento ou através da produção de apostilas, manuais, armazenamento de dados em ambiente virtual, dentre outras maneiras.
As Vantagens da Gestão do conhecimento:
• Vantagem competitiva;
• Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos;
• Rápida comercialização de novos produtos;
• Aumento do valor das ações;
• Maximização do capital intelectual;
•
...