GESTÃO DO CONHECIMENTO
Ensaios: GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: piscina • 16/9/2013 • 1.358 Palavras (6 Páginas) • 606 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância (AD)
Disciplina: Gestão do Conhecimento em TI
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Leia o texto a seguir e realize a atividade de acordo com as orientações.
Busca da informação na tomada de decisões *
Uma decisão é um comprometimento com a ação. [...] Durante o processo de tomada de decisões, a busca de informação é guiada pelos hábitos e princípios que o indivíduo adquiriu em decorrência de treinamento, educação ou experiência. Ao mesmo tempo, as organizações criam e institucionalizam regras e rotinas para estruturar os comportamentos de busca e de escolha com base nos objetivos organizacionais. Portanto, a busca de informação é fruto das preferências individuais, dos valores institucionais e dos atributos da situação de escolha. A busca de informação é uma atividade motivada por problemas: começa quando se percebe um problema (inclusive o problema de como aproveitar uma oportunidade) e se reconhece que ele exige decisão e ação. A busca parece respeitar uma hierarquia de fontes de informação, que é ordenada pela proximidade em relação a um problema ou a seus sintomas, e pelas características das fontes, como sua acessibilidade ou credibilidade. A busca de informação cessa quando a primeira solução suficientemente satisfatória é encontrada (modelo racional), quando são reunidas amplas evidências em favor de uma opção preferida (modelo político), ou quando cursos de ação são desenvolvidos ou suficientemente investigados para serem submetidos a uma avaliação final (modelo processual). No modelo anárquico de decisão, informações são continuamente geradas e atiradas em situações decisórias, mas, inicialmente, elas estão desligadas dos problemas em questão. Os participantes podem então ligar as informações sobre soluções ou problemas a situações de escolha, mas saber que soluções se ligarão a que problemas depende de fatores como a sequência temporal, o interesse individual e o atual conjunto de soluções e problemas.
* Busca de informação e necessidades cognitivas
A maneira como um executivo busca informações para tomar decisões é influenciada pelos papéis que ele desempenha na organização. Com base na observação direta, Mintzbergl19 classificou três grupos de papéis administrativos: papéis interpessoais, papéis informativos e papéis decisórios. O administrador desempenha três papéis interpessoais por força da autoridade formal de que está investido, ele assume o papel de representante de sua organização em ocasiões formais e sociais. Como líder, define o relacionamento com seus subordinados, motivando a equipe, etc. Finalmente, como elo de ligação, interage com seus pares e pessoas de fora da organização para obter informações e favores. Os papéis interpessoais dão ao administrador acesso a muitas fontes de informação, internas e externas. Por causa disso, o administrador torna-se o centro nervoso da informação organizacional. Ele desempenha três papéis informativos. Corpo monitor, busca e recebe informações sobre a organização e o ambiente. Como disseminador, transmite informações especiais para a organização. Como porta-voz, dissemina as informações da organização para o mundo exterior. O acesso exclusivo à informação, combinado com seu status e sua autoridade, coloca o executivo no centro de decisões da organização. São quatro os papéis decisórios. Como empreendedor, o executivo busca problemas e oportunidades, e usa a informação para iniciar mudanças controladas na organização por meio de "projetos de melhoria", que exploram uma oportunidade ou solucionam um problema. Como mediador de conflitos, o executivo lida com fatos inesperados, mas importantes, para os quais não há uma clara resposta programada. Esses estímulos podem surgir de conflitos entre subordinados, perda de recursos e dificuldades entre organizações. Como alocador de recursos, o executivo controla a distribuição de todos os recursos da organização mediante cronogramas, organogramas de trabalho e aprovação de decisões tomadas por outros dentro da organização. Finalmente, como negociador, o executivo envolve-se nas principais negociações e atividades de comunicação com outras organizações ou indivíduos. A negociação é considerada "uma transação de recursos em tempo real". Na negociação, alguém investido de autoridade compromete os recursos em jogo.
CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2006. p.310.
Orientações:
Este texto é matéria-prima para que você elabore um short-paper.
Usando as próprias palavras, sem citações literais, manifestando os seus próprios pontos de vista, que podem ter o viés de crítica sobre os conteúdos abordados, baseados na teoria ou em evidências de sua experiência profissional e convicções.
Lembre-se que o short-paper não é um relatório ou resumo sobre determinado texto, mas sim, um trabalho individual de uma lauda e que deve ser elaborado enfocando aspectos do referido texto. O seu conteúdo deve ressaltar o seguinte:
a. Análise, reflexão e posicionamento sobre a temática abordada: Uso da informação, o comportamento individual ou em grupo e sua influencia no processo de tomada de decisão. (5,0 pontos)
b. Fornecimento de exemplos que caracterizem o retratado segundo o dia-a-dia das organizações empresariais e/ou experiências pessoais (se for o caso). (5,0 pontos)
Para
...