GESTÃO ESTRATÉGICA
Projeto de pesquisa: GESTÃO ESTRATÉGICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luizguilhermeps3 • 7/11/2013 • Projeto de pesquisa • 5.098 Palavras (21 Páginas) • 212 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO ................................................................................................5
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA ...........................................................................6
O IMPACTO DE UMA COPA DO MUNDO NO BRASIL ............................................8
DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS CAMAÇARI E SALVADOR ....................9
METODO ...................................................................................................................16
TIPOLOGIA TEXTUAL .............................................................................................17
COMO O ENUNCIADOR VÊ AQUELE COM QUEM FALA E AQUILO SOBRE O QUE FALA E ETHOS – UMA QUESTÃO QUE VAI ALÉM DA SUPERFÍCIE .........18
LINGUAGEM ESCRITA E VARIAÇÃO LINGUISTICA ............................................20
CONCLUSÃO ...........................................................................................................21
REFERÊNCIAS .........................................................................................................22
INTRODUÇÃO
A decisão da FIFA de escolher o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 gerou muita polêmica entre os brasileiros.
Alguns acham que a decisão fará bem ao Brasil, atraindo investimentos estrangeiros; outros acham que isso é uma irresponsabilidade. Qual é a verdade nessa história?
Na Copa de 1950 o Brasil não teve muito tempo para organizá-la e no final, tudo deu certo, apesar de nossa seleção ter perdido a final para o Uruguai por 2 a 1 em pleno Maraca (no inesquecível Maracanaço). Nessa época o Brasil vivia instável politicamente, com sequencias de tentativas de golpes políticos.
Trata-se de uma questão de competência: se bem aproveitada, essa oportunidade trará inúmeros benefícios para o Brasil; mas se nossos políticos ficarem preocupados com as verbas envolvidas e se esquecerem da Copa, ela será um fracasso total e perderemos dinheiro e imagem. Aí que entra nosso papel de fiscalizar e cobrar os políticos por ações que beneficiem o país como um todo.
Quando se trata de um país absolutamente fascinado por tudo que se refere a futebol, era de se esperar que a volta da Copa do Mundo depois de mais de seis décadas provocasse uma enorme euforia entre os torcedores. Além da chance de ver sua seleção tentar o hexa jogando em casa, o Brasil receberá as maiores equipes do planeta, assistirá a grandes clássicos e acolhera torcedores de todas as partes do mundo. Esse cenário, entretanto, só empolga uma entre cada quatro pessoas. Para os outros três quartos, a realização da Copa do Brasil não provoca qualquer ansiedade. Da mesma forma, a chegada da maior festa do futebol ao país provoca algum tipo de sensação positivo em apenas 27% dos leitores da revista Veja, que responderam à pesquisa. Os outros 73% afirmam que não estão satisfeitos com o fato de o país receber a Copa.
1 DESENVOLVIMENTO
Uma copa no Brasil terá aspectos negativos e positivos. Entre os aspectos mais citados como negativos podemos citar os altos gastos com a recuperação de estradas e estádios. A recuperação de estradas é um fator positivo, já que as estradas brasileiras há tempos estão precisando de investimentos para sua recuperação. Já o gasto na recuperação dos estádios pode ser recompensado com a entrada de capitais de investimentos externos e de turistas.
Além disso, as obras para recuperação de estádios e estradas gerarão muitos empregos no Brasil, que melhorarão a condição de vida de muitas pessoas. Há também os investimentos em segurança e saúde que se bem aproveitados, podem durar depois da copa e proporcionar melhores condições de vida para toda população deixando um legado importantíssimo.
Apesar de todos esses fatores nós brasileiros esperamos que essa copa traga um bom rendimento ao país nos oferecendo uma melhor qualidade de vida, que as oportunidades de emprego continuem, e as pessoas de fora não nos vejam como pessoas ignorantes, e sim como pessoas trabalhadoras em busca de uma vida melhor. Já que o Brasil passará a ser visto pelo mundo todo com um evento da grandeza de uma copa do mundo. Abrindo assim, portas para novos investimentos como a capacitação da mão de obra, para que não seja tão freqüente a busca de mão de obra qualificada no exterior, pelas empresas nacionais e multinacionais estala no Brasil.
De acordo com as pesquisas concluímos que a Copa iria atrair muitos investimentos públicos e privados, com isso Salvador seria inundada por turistas, dólares, euros, e outras moedas.
O principal objetivo a ser alcançado por Gilberto deverá ser a retomada da empresa com todos os padrões de eficiência, sendo que os contatos deverão ser diretos entre a empresa e parceiro, visando o crescimento do negócio como um todo. Com isso, em virtude do crescimento da cidade nos próximos cinco anos, tendo como foco um público alvo a serem atendidos por engenheiros, técnicos, turistas, atendendo principalmente as classe A e B.
Em sentido mais amplo, administração estratégica consiste em decisões e ações administrativas que auxiliam a assegurar que a organização formula e mantém adaptações benéficas com seu ambiente. Desse modo, os administradores estratégicos avaliam suas empresas derivando pontos fortes e pontos fracos. Manter um ajuste compatível entre o negócio e seu ambiente é necessário para a viabilidade competitiva. Como tanto o ambiente quanto a organização modificam-se com a passagem do tempo, esse processo constitui um interesse constante para a administração.
2.1 Administrações Estratégicas
Para auxiliar a visualização do processo de administração estratégica, um modelo esquemático é apresentado na Figura 1.1. No alto da figura, o modelo começa com a análise ambiental de oportunidades e ameaças. No estágio seguinte, o ambiente interno da organização (recursos, missão e objetivos da organização)
...