GINASTICA
Tese: GINASTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fredmacedo • 7/11/2013 • Tese • 6.257 Palavras (26 Páginas) • 256 Visualizações
1. Os Benefícios da Ginástica
A ginástica é uma atividade existente há muitos anos, já utilizada como forma de fortalecimento para militares, tendo diferentes manifestações ao longo de todo esse tempo. A prática da ginástica é essencial para o indivíduo, pois contribui para o desenvolvimento integral das pessoas considerando os aspectos físico, cognitivo, social e psicológico do ser humano.
A ginástica é uma atividade física que onde através de estudos realizados, tendo diferentes manifestações ao longo de todo esse tempo. O fato de a GG não ser competitiva, abre muitos caminhos para que ela possa ser praticada, conhecida (inclusive na escola), quebrando paradigmas, conceitos que muitas vezes a sociedade, mídia impõe no que diz respeito ao “corpo ideal, e esporte de alto rendimento (competição), sendo praticado por poucos”.
É muito importante cuidar da saúde e do corpo, mas sem seguir exemplos de corpos esguios e sarados. A competição também pode ser saudável, mas na escola temos o privilégio de inserirmos outros tipos de atividades e jogos cooperativos também, onde os alunos poderão aprender a respeitar os seus limites e dos colegas, trabalhar em equipe, cooperar, usando a criatividade, através da ludicidade, ou seja, do prazer, sem se preocupar em ganhar ou perder, onde o mais importante é participar. A ginástica geral tem a finalidade de mostrar a todos que podem e devem praticar, não importa a idade, altura, peso, flexibilidade. Ela tem o intuito de promover o lazer, a alegria, interação entre as pessoas, movimentar-se tendo prazer ao mesmo tempo, proporcionando bem estar físico e mental. Nas aulas de educação física podemos perceber esta relação claramente, pois as atividades físicas, o movimento humano não se realiza sem se passar pela mente, desta maneira o corpo e a mente não podem e nem conseguem trabalharem sozinhos.
O processo de desenvolvimento motor é relacionado com a idade, mas não
dependendo da idade, isso porque irá depender dos estímulos que esse indivíduo
possui, já que crianças e adolescentes de uma mesma idade podem diferenciar-se
em suas ações motoras, seja em escala maior ou menor. Uma criança ou adolescente que tem uma auto-estima positiva, conseqüentemente se sente mais segura para enfrentar novos desafios, estabelecer metas e objetivos motores novos e alcançá-los, e assim ampliará seu repertório motor e em sua fase adulta irá contribuir para enfrentar os desafios e dificuldades do dia a dia.
Podemos dizer que a ginástica é uma atividade corporal completa, pois contribui para nosso desenvolvimento humano nos seus aspectos motor, cognitivo, social e afetivo. E suas capacidades requisitadas, que são: flexibilidade, equilíbrio, força e agilidade, servem de base para a prática de outros esportes e atividades. Os benefícios que podem ser obtidos através da ginástica são:
• Coordenação: através do aprendizado dos fundamentos básicos da ginástica,
o indivíduo desenvolve o equilíbrio, noção corporal e coordenação dos
movimentos.
• Confiança: a ginástica proporciona confiança, pois são trabalhados os movimentos numa seqüência do mais simples para o mais complexo, onde se respeita às habilidades e capacidades de cada um.
• Objetivos: como a melhora e aprendizado dos exercícios ocorrem através de seus esforços e estabelecimento de objetivos, metas, a ginástica traz esse valor ao indivíduo.
• Disciplina: o progresso nos movimentos depende da disciplina e esforço de
cada um, onde a satisfação pessoal pelo resultado obtido é sua recompensa.
• Organização: todos nós devemos ser organizados em nossa rotina diária, e
com a ginástica não é diferente. Através de sua prática, o indivíduo aprende a
se organizar, concentrar-se em seus objetivos e assim preparar-se para
enfrentar os desafios da vida.
• Criatividade: a ginástica vem proporcionar ao indivíduo que ele use da sua
criatividade e imaginação em seus gestos, consigam se expressar melhor e
seja desafiado a tentar novos exercícios e desafios.
•Alem de promover o combate e prevenção das doenças profissionais.
• Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade.
• Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura.
Bem como os principais benefícios fisiológicos relacionados ao exercício sobre o sistema cardíaco, respiratório, esquelético.
Assim como benefícios Psicológicos: Motivação por novas rotinas, melhora do equilíbrio biopsicológico, melhora da auto-estima e da auto-imagem, desenvolvimento da consciência corporal, combate as tensões emocionais, melhoram da atenção e concentração as atividades desempenhadas.
Temos também os benefícios Sociais: Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe, melhoria das relações interpessoais.
2. A História da Ginástica Olímpica
A ginástica artística, teria surgido, segundo estudos, na Grécia Antiga, como forma de atividade física atlética, e no Egito Antigo, onde as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas com o intuito de entreter os transeuntes. Como a prática constante desenvolvia habilidades corporais importantes, como a força e a elasticidade, ela passou a ser adaptada ao treinamento militar. O mesmo uso fora feito na Grécia Antiga – onde a ginástica continuou a desenvolver-se. Contudo, em Roma, o apreço pela modalidade artística enquanto treinamento caiu em desuso, e a ginástica passou a restringir-se apenas a apresentações de circo que inspiravam os soldados antes das batalhas, enquanto estes davam à ginástica outros valores em termos de preparação militar.
Seu ressurgimento na Era Moderna fora, como no princípio, ligado à arte. A forma gímnica que chegou a Europa começou com o trampolim, tendo suas primeiras atividades descritas por Archange Tuccaro, no livro Trois dialogues du Sr. Archange Tuccaro, no século XV, ao oeste europeu.
...