GINASTICA
Seminário: GINASTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MICHELECLARA • 24/3/2014 • Seminário • 422 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
1) Adolescentes entre 14 e 17 anos;
2) Comunidade carente, porém participante de atividades culturais e esportivas;
3) Espero através dessa atividade alcançar o empenho da comunidade não somente na parte teórica, mais também na parte de desenvolvimento muscular.
Atividade - Alongamentos (15’)
Nesse momento devemos explicar para os alunos a importância de se fazer os exercícios de alongamento para preparar o corpo para atividades das quais os alunos não estão acostumados. No intervalo dos alongamentos vamos interagindo e explicando o desempenho das aulas.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nessas aulas de ginástica geral os alunos poderão aprender elementos acrobáticos e de equilíbrio indispensáveis para todas as modalidades que a ginástica geral abrange; vivenciar o esporte de maneira individual e coletiva; experimentar situações de aprendizagem que enfatizem a auto-superação; aprender como se faz e experimentar as formas de proteção e ajuda com os colegas.
Estratégias e recursos da aula
Espaços: Ginásio com colchões ou Campo gramado coberto com lona ou Madeirit.
Nessa aula vamos usar colchões e bancos, além de alguns itens do nossos dia-a-dia como pneus, bastões, tábuas, cordas, arcos, caixotes. As aulas serão divididas em alguns circuitos, quando várias habilidades físicas vão ser aprimoradas – flexibilidade, equilíbrio, força, resistência e coordenação também usaremos se necessário papel Kraft ou cartolina,lápis, canetas, giz de cera, dentre outros.
Lembretes:
Ginástica geral inclui as ações caminhar, correr, saltar, rolar, transportar, suspender, alongar, dentre outras. Por não ter uma finalidade competitiva, a motivação acontece pela auto-superação, e não pela superação do outro, podendo ser trabalhada em grupos mistos ou heterogêneos (tanto em termos de performance quanto em termos de habilidades).
Práticas
Vela: Em decúbito dorsal elevar as pernas e o quadril, mantendo o corpo numa posição de equilíbrio invertido a princípio com os joelhos próximos ao peito e depois com o corpo ereto, apoiado apenas na nuca e nos braços, com as mãos no solo ou ajudando a manter o quadril elevado.
Ponte: na parede, com ajuda do colega (por cima do braço, em trios).Figura.
Figura retirada do site Google pesquisa sobre PONTE.
Vela: Em decúbito dorsal elevar as pernas e o quadril, mantendo o corpo numa posição de equilíbrio invertido a princípio com os joelhos próximos ao peito e depois com o corpo ereto, apoiado apenas na nuca e nos braços, com as mãos no solo ou ajudando a manter o quadril elevado.
Rolamentos: Fazendo o movimento de balanço para frente e para trás; com o queixo encostado no peito; as pernas sempre unidas; voltar para a posição sentada.
Essa aula é uma aula básica de introdução de ginástica geral em uma comunidade sem maiores conhecimentos.
...