GLOBALIZAÇÃO
Por: milaine • 10/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.316 Palavras (10 Páginas) • 148 Visualizações
GLOBALIZAÇÃO
- INTRODUÇÃO
No âmbito da disciplina de Análise de Cenários Econômicos e Mundo dos Negócios, realizamos este trabalho que aborda o tema sobre globalização.
O mundo atualmente encontra-se em constantes mudanças, a globalização aproxima as pessoas, culturas e mercadorias, a globalização veio também para contribuir com o aumento da qualidade de vida, o acesso rápido a novas tecnologias, como novos medicamentos, novos equipamentos cirúrgicos, o processo de globalização está diretamente ligado ao capitalismo, visando o aumento do consumo.
Hoje as empresas se encontram em um mercado bastante competitivo e enfrentam dificuldades e desafios tanto no seu segmento quanto fora dele. O grande desafio é sobreviver em um mundo cada dia mais competitivo e globalizado, com novidades tecnológicas brotando a cada segundo para facilitar e modernizar processos.
A globalização reorganizou a sociedade, modificou as relações de trabalho e melhorou a produtividade.
- VICTÓRIA COMÉRCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES
A Victória Comércio de Produtos Hospitalares foi fundada em 1994, no bairro Jardim Botânica em Porto Alegre mudando-se logo em seguida para o bairro São Geraldo na mesma cidade, onde está instalada até hoje.
Inicialmente a empresa contava com apenas poucos funcionários responsáveis por todas as funções operacionais. Mais tarde este quadro começou a ser ampliado. Evoluindo com o mercado, a Victória apostou em televendas e suporte de vendas externo, sendo necessário implantar ações para assegurar o seu crescimento.
A Victória distribui medicamentos e materiais hospitalares a hospitais, clínicas e órgãos públicos situados nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e mantém ao longo da sua trajetória uma relação de fidelização com os seus clientes utilizando a estratégia de bom atendimento, velocidade de entrega, serviços agregados ao produto e um preço adequado.
Fornecedora de medicamentos para hospitais e órgãos públicos das três esferas de governo, a Victória demonstra muito cuidado com requisitos legais e idoneidade, mantendo sua documentação sempre de acordo com o exigido em licitações. Evidência maior desta importância é o fato de a empresa ter constituído um processo (LIC) para este tipo de venda. Sempre atenta ao seu mercado de atuação, a empresa busca constantemente o fortalecimento da relação com seus fornecedores, todos os laboratórios de ponta, focados em pesquisa e desenvolvimento, o que se traduz em um portfólio de produtos de referência e de grande importância a saúde. O relacionamento com estes fornecedores, que são na maior parte das vezes tratados como clientes é reforçado pela prestação de serviços, auxílio junto aos clientes e fidelidade fornecidos pela Victória.
Comprometida com a melhoria contínua, a empresa implantou um sistema integrado de informática, o Score, que possibilitou o aperfeiçoamento dos processos, maior agilidade e controle das informações e a melhor inter-relação das áreas da empresa e também pensando em qualidade desde 2007 está certificada pelo ISO 9001.
É uma empresa de porte médio, com uma linha pequena de produtos, tecnologia rotineira e com metas baseadas em produtividade. Além disso, tanto os pontos fortes quanto os fracos se mostram bem evidentes.
- Vantagens:
Possibilita economias de escala dentro do departamento funcionais, quer inovar implantando sistema para melhoria e capacita o desenvolvimento de habilidades.
- Desvantagens:
As decisões se acumulam nos níveis mais elevados, sobrecarregando a direção e levando à uma má coordenação entre os demais setores resulta em pouca confiança na tomada de decisões de seus líderes e não tem abertura para aceitar novas ideias, acaba tendo uma visão pequena das metas organizacionais.
- IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO
- Pontos Positivos:
- Facilitação da comunicabilidade – acesso democrático e facilitado a computadores, aparelhos celulares e tecnologias domésticas;
- Aumento da capacidade de distribuição de produtos, possibilitando a sustentabilidade;
- Negociações e acertos financeiros independentes do fator “presencial” – relações comerciais virtuais;
- Inovação em melhorias de Sistema e Gestão de Qualidade com o ISSO;
- Aumento da qualificação técnica e profissional;
- Desenvolvimento de habilidades profissional
- Pontos Negativos:
- Tomada de decisões na maioria das vezes depende somente da direção;
- Pouca confiança na tomada de decisões de seus líderes;
- Aumento da informalidade;
- Falta de abertura para novas idéias;
- Pouca comunicação entre setores;
-Visão pequena das metas organizacionais.
- AÇÕES DE MELHORIAS
As possíveis ações de adaptação em relação aos impactos negativos apresentados na empresa Vitória Comércio de Produtos Hospitalares podem ocorrer quando houver a percepção de que todas as desvantagens trazidas pela globalização são devidas à hierarquização da empresa, que centra o processo de tomada de decisões nos níveis mais altos da organização, e à falta de comunicação interna (tornada desnecessária pela centralização da tomada de decisões).
A solução para tais problemas estaria necessariamente no estabelecimento de um sistema de comunicação interno mais democrático e que levasse em conta todos os setores de hierarquia. A abertura de um canal de comunicação entre setores, como um jornal ou uma folha de notícias, ou a instalação de quadros de avisos, comunicações e eventos, seria um bom primeiro passo nessa direção, talvez seguido de cursos e workshops que tivessem o objetivo de colocar os diversos setores em contato. A confiança nos líderes seria um ponto problemático a ser resolvido, já que na maioria das situações a confiança tem que ser conquistada - mas com um sistema mais sólido de comunicação interna e uma conseqüente visão mais clara dos objetivos e metas da empresa, os pontos positivos e a coerência das ações dos líderes poderiam ser percebidos de forma mais clara pelos setores, possibilitando destacar os pontos positivos.
...