Gaestão Do Conhecimento
Artigo: Gaestão Do Conhecimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: evelizefilipini • 19/6/2013 • 2.279 Palavras (10 Páginas) • 278 Visualizações
Gestão do Conhecimento: deve ser entendida como o processo de identificar, desenvolver, disseminar e atualizar o conhecimento com base estratégica para a organização seja por meios de processo internos ou externos. Portanto, o conhecimento é fruto das interações que ocorrem no ambiente de negócios e que são desenvolvidos por meio do processo de aprendizagem.
Conhecimento Tácito: É o conhecimento mais importante e o mais difícil de ser identificado e transmitido, trata-se do conhecimento incorporado à experiência Vivida do individuo e envolvem crenças pessoas, perspectiva, intuições, habilidades e competências. O conhecimento Tácito é difícil de ser expresso verbalmente, pois envolve fatores intangíveis como crenças, emoções e experiências individuais, Então, podemos dizer que o conhecimento tácito é altamente pessoal e difícil de formalizar, o que dificulta seu compartilhamento com outros colegas de trabalho.
Conhecimento Explícito: É o conhecimentomais fácilde transmitir, já está catalogado em linguagem formal e historicamente é utilizado pelas organizações ocidentais, sendo na forma de comunicados manuais e outros documentos semelhantes. O conhecimento Explícito pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações manuais entre outros, um exemplo de conhecimento explicito são as formulas matemáticas as quais são derivadas de expressões lógicas mais básicas. O conhecimento explicita é formal e sistemático, assim é fácil de ser compartilhado por meio de especificação de produto, formulas cientificas ou programas de computador.
Conhecimento Técnico: é o conhecimento adquirido sobre determinada coisa, bem específica. Esse conhecimento geralmente não é adquirido em nenhuma instituição, apenas se tem com os anos de experiência.
Conhecimento científico: conhecimento adquirido academicamente sobre ciências em geral, como matemática e física.
“Conhecimento Operacional: Ter o conhecimento operacional e gerencial do dia a dia de um empreendimento hoteleiro fez e faz toda a diferença”. A opinião é de Mateus Cabau, novo diretor sênior de Desenvolvimento da Atlantica Hotels. Para ele, a experiência de conhecer o cotidiano de um meio de hospedagem lhe permite ter mais segurança e conhecimento. Decisões ligadas ao controle e às atividades operacionais da empresa, para alcançar os padrões de funcionamento pré-estabelecidos, com controles do detalhe ou do planejamento operacional, criando condições para a realização adequada dos trabalhos diários da organização, com nível de informação de pormenores de um dado, uma tarefa ou uma atividade.
Inovação Organizacional: É o desenvolvimento de novo método organizacional ou de gestão nas práticas de negócio da empresa, na organização do trabalho ou em suas relações externas.
Inovações organizacionais podem visar a melhora do desempenho de uma empresa por meio da redução de custos administrativos ou de custos de transação, estimulando a satisfação no local de trabalho (e assim a produtividade do trabalho), ganhando acesso a ativos não transacionáveis (como o conhecimento externo não codificado) ou reduzindo os custos de suprimentos. As inovações organizacionais em práticas de negócio compreendem novos métodos para a organização de rotinas e procedimentos para a condução do trabalho. Isso inclui, por exemplo, o desenvolvimento de novas práticas para melhorar o compartilhamento do aprendizado e do conhecimento. Um exemplo é a introdução de práticas para a codificação do conhecimento, pelo estabelecimento de bancos de dados com as melhores práticas.
Espiral do Conhecimento (Processo CESI)
A criação do Conhecimento:Segundo os autores citados (2) existem quatro modos de converter o conhecimento, a saber: socialização, internalização, externalização e combinação. Vamos comentar um a um:
Socialização
É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Para ele ocorrer é preciso que haja uma interação entre indivíduos que, de alguma forma estimulada, passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, experiências, ideias, percepções, etc. Um indivíduo pode adquirir este conhecimento de outro, mesmo sem usar alguma linguagem, pois pode ser adquirido através da observação, imitação ou prática. Um bom exemplo seria a relação existente, numa empresa, entre um estagiário e o seu orientador.
Outro exemplo interessante é a pesquisa de comportamento de clientes, pois quando se obtêm informações deste tipo, elas podem ser incorporadas aos produtos / serviços, gerando customizações e inovações, gerando resultados mais bem sucedidos do que aqueles tradicionais questionários de satisfação do cliente.
Externalização
É a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito. Ou seja, busca-se transformar o conhecimento do indivíduo em um conhecimento articulado e transmissível.A ideia é que o indivíduo transmissor expresse o seu conhecimento tácito em uma linguagem escrita ou alguma representação (por exemplo: gráficos, símbolos ou outros recursos) de forma que se consiga passar este seu conhecimento a outro indivíduo dito receptor.Mas neste processo pode haver perdas até consideráveis, pois vai depender muito da clareza, da habilidade de comunicação do individuo que irá transmitir seus conhecimentos e também da capacidade de assimilação do receptor.Este processo é muito importante dentro do processo de conversão do conhecimento, pois ele cria conceitos novos e explícitos, a partir do conhecimento tácito. É através da ´externalização´ que a organização poderá conseguir mapear o conhecimento tácito e torná-lo aplicável aos seus processos.Um bom exemplo é a fabricação de cartuchos descartáveis de impressora, onde se empregou a mesma ideia da fabricação das latas descartáveis de cervejas.
Combinação:É a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito. É possível quando os conhecimentos explícitos existentes podem ser combinados para gerar um novo conhecimento. Isto pode acontecer quando indivíduos combinam ou trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até em conversas informais.
Um exemplo é quando um analista desenvolve um trabalho, como um resumo de vendas / indicadores, baseado em informações que coletou em diversas áreas da organização e o apresenta aos gerentes em uma rotineira reunião semanal. O trabalho gerado representa um novo conhecimento, pois resume informações de variadas fontes. Isto quer dizer que a combinação consiste em gerar
...