Gasoduto De Uberaba
Artigo: Gasoduto De Uberaba. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: randalfilho • 20/5/2014 • 353 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
Este trabalho tem o escopo de estudar uma destinação otmizada do gás natural, a ser implantado e distribuído ao longo do trecho existente entre as cidades de Betim-MG e Uberaba-MG. A otimização proposta é realizada em função da demanda existente e das melhores formas de aplicação do gás natural, em termos de usos finais, tendo como fundamento o mercado existente.
Tomamos como hipótese que o gasoduto ainda é apenas um projeto e que demanda uma série de interesses políticos por isso não podemos afirmar ser um projeto imutável. Sendo assim, nosso interesse passa a analisar apenas os melhores usos para o gás natural e quais as vantegens econômicas geradas com sua implantação, dentro da realidade da matriz energética do Estado de Minas Gerais e suas cidades.
É sabido que o gás natural é um excelente combustível, não somente em termos de eficiência energética, mas também sob a óptica ambiental e tem uma significativa variedade de aplicações para as interações sob a forma de calor e trabalho, sem se considerar a possibilidade de utiliza-lo como matéria-prima para a indústria petroquímica e de fertilizantes. Impede informar ainda sobre o uso do gás natural como combustível, tanto na geração de vapor, como no aquecimento de fornos e de processos industriais de uma maneira geral, combustível de veículos, aquecimentos residenciais e na cocção de alimentos.
No Brasil, o uso do gás natural já é uma realidade prática, mais comum em pólos industriais heterogêneos e petroquímicos, tais como os polos de Cubatão e Camaçari.
A proposta para viabilizar a chegada do gás natural até Uberaba, no Triângulo Mineiro, viabilizará também a implantação de uma fábrica de amônia pela Petrobrás. As quatro empresas envolvidas no projeto – Petrobras, Cemig, Gaspetro e Gasmig, decidiram pelo trajeto do gasoduto, que partirá de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e percorrerá 457 km até chegar a Uberaba.
O gasoduto terá capacidade inicial para transportar 3 milhões de metros/cúbicos/dia de gás natural, combustível suficiente para abastecer a fábrica de amônia da Petrobras, em implantação, em Uberaba, além de outros empreendimentos industriais na região. A previsão inicial é de que a obra esteja concluída até m
...