Geodesia Por Sateleti
Artigo: Geodesia Por Sateleti. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosesoriano16 • 23/6/2014 • 410 Palavras (2 Páginas) • 414 Visualizações
Geodésia Celeste ( Geodésia por Satélite): proporciona o posicionamento de
pontos sobre a superfície terrestre a partir de medidas efetuadas por estrelas ou satélites artificiais, permitindo o desenvolvimento de sistemas de posicionamento terrestre. Atualmente, a utilização de satélites artificiais vêm tornando essa área bastante conhecida, através do Sistema de Posicionamento Global (NAVSTAR/GPS), que é um sistema de rádio-navegação por satélite que permite o posicionamento de pontos em terra, mar ou ar.
gps.jpg (18953 bytes)
Constelação de Satélites GPS
As aplicações da Geodésia são bastante diversificadas: toda ação que exija o estabelecimento de posições absolutas ou relativas na superfície terrestre; obras vinculadas ao meio-ambiente, monitoramento contínuo; demarcação de terras extensas; locação de barragens ou obras de engenharia; atividades cadastrais (limites de propriedades, municípios); apoio a cartografia etc;
RESUMINDO:
» O que é a Geodésia?
Geodésia é a ciência que se ocupa da determinação da forma, das dimensões e do campo de gravidade da Terra.
» Para que serve a Geodésia?
Seus dados e informações são necessários porque servem como referências precisas a diversos projetos de engenharia - construção de estradas, pontes, barragens, etc. -, mapeamento, geofísica, pesquisas científicas, dentre outros.
» Quem coordena as atividades geodésicas no Brasil?
É o IBGE, instituição responsável no país por essas atividades. Suas ações caracterizam-se pela implantação e manutenção do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB)
As atividades geodésicas têm experimentado uma verdadeira revolução com o advento do Sistema de Posicionamento Global (GPS). A capacidade que este sistema possui de permitir a determinação de posições, estáticas ou cinemáticas, aliando rapidez e precisão muito superiores aos métodos clássicos de levantamento, provocou a necessidade de revisão das características do SGB. A implantação da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) representa a conseqüência desta rediscussão. Com o seu funcionamento, os usuários de informações do IBGE passarão a contar com uma infra-estrutura ativa e compatível com os métodos atuais de posicionamento baseados no GPS. Entretanto, a componente altimétrica do SGB ainda não está totalmente contemplada, em virtude de desconhecermos com suficiente precisão a forma real da Terra (geóide). Com isto, há a necessidade de concentrar-se esforços nas atividades de nivelamento geodésico, de maregrafia e de gravimetria, que levarão a um maior conhecimento do geóide, com todas as suas anomalias, segundo a escala dos geodesistas.
...