Geotecnia
Tese: Geotecnia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deaparecida • 19/9/2013 • Tese • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 446 Visualizações
INTRODUÇÃO
O problema ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro, decorreu principalmente, da sua ocupação espontânea por famílias, sem adoção dos critérios técnicos normalmente requeridos. Este tipo de ocupação espontânea predispõe as encostas a uma série de fatores causadores dos problemas de instabilidade, como retirada da proteção vegetal, escavações sub verticais e escalonadas sem qualquer tipo de proteção contra erosão, desprovidas de qualquer tipo de revestimento e de dispositivos de drenagem de águas pluviais, execução de fundações inadequadas, lançamento de esgotos domésticos e de lixo nas encostas e nos canais naturais de drenagem, etc.
O uso inadequado dessas encostas ocupadas de forma desordenada, muitas vezes desprovidas de infra-estrutura de redes de água potável, esgotamento sanitário, drenagem, coleta de lixo, favorece o agravamento da sua instabilidade.
Todos estes fatores citados acima agravados pelo período de chuvas ocasionou os deslizamentos e a destruição da cidade.
Por ocorreu o deslizamento de terra na Região Serrana do Rio de Janeiro?
R; Essa região serrana muito montanhosa é composto de uma camada muito fina de terra e a quantidade de chuva que atingiu o local foi muito grande a água é o principal agente que desencadeia os escorregamentos porque: a água é incomprimível o solo quando está molhado, pesa mais, o que aumenta a possibilidade de deslizamento; a água “lubrifica” a superfície das rochas, facilitando o “deslizamento” da massa de solo, rocha, detritos, vegetação sobre estas rochas condicionados não só pela acentuada inclinação das encostas, mas também pela presença da água das chuvas que “lubrificou” as paredes rochosas, facilitando o deslizamento das massas de solo, rocha soltas, vegetação e detritos, que soterraram as construções que existiam na base dessas encostas.
Montanha é coberta por uma camada muito fina de terra.
POR OCORREU O DESLIZAMENTO DE TERRA NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO?
Para respondermos a pergunta, é necessário entendermos um pouco mais sobre alguns aspectos, conforme descreveremos abaixo:
1-DESLIZAMENTOS DE TERRA
Deslizamento de terra é um processo que envolve o desprendimento e transporte de solo, rochas, vegetação, encosta abaixo. Quando estes movimentos acontecem em locais onde há ocupação humana os resultados podem ser desastrosos. Em um deslizamento, casas, rodovias e tudo o que estiver no caminho pode acabar soterrado.
2- RELAÇÃO ENTRE CHUVAS E DESLIZAMENTOS
A época de ocorrência dos deslizamentos coincide com o período das chuvas, intensas e prolongadas, visto que as águas escoadas e infiltradas vão desestabilizar as encostas.
3- ÁREAS MAIS AFETADAS
Com as chuvas fortes entre os meses de dezembro à março, ocorreram muitos deslizamentos de terra, provocando mortes e destruições em várias cidades, principalmente na Região Serrana do Rio de Janeiro. Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e Teresópolis. Geralmente são as cidades mais atingidas e prejudicadas pelas fortes chuvas.
4- POR QUE A REGIÃO SERRANA É MAIS AFETADA
Nos morros, os terrenos são sempre inclinados e, quando a água entra na terra, pode acontecer um deslizamento e destruir as casas que estão embaixo.
5- MAIOR FREQUÊNCIA DE DESLIZAMENTOS NOS ÚLTIMOS ANOS
Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma freqüência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco, principalmente pela população mais carente.
6 - ALGUMAS CAUSAS DO DESLIZAMENTO
Desmatamento de árvores, construções e ocupações irregulares, lixos nas ruas e nos rios, entupimentos de bueiros, Entre outras causas ...
7 - O QUE FAZER QUANDO OCORRE UM DESLIZAMENTO
Se você observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil do seu município e o Corpo de Bombeiros, bem como o máximo de pessoas que residem na área do deslizamento.
...