Geração EaD
Artigos Científicos: Geração EaD. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 21/2/2014 • 314 Palavras (2 Páginas) • 406 Visualizações
EaD e a evolução educacional
A EAD vem se apresentando há muito tempo como uma alternativa para o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas que não conseguiam ver tais possibilidades na educação presencial, seja devido a distância física das escolas, aos horários estanques e/ou outras dificuldades que podem ser facilmente resolvidas na EAD.
Conforme estudos realizados esta semana, há diferentes gerações de EAD, a saber: a geração textual; a geração analógica; a geração baseada no uso do computador e da internet e, atualmente, caracterizada pela banda larga (ROPOLI et al, 2002).
Na geração textual, o estudo era possibilitado por correspondência, normalmente orientado por um guia de estudo a ser seguido pelo aluno individualmente. O recurso utilizado era o material impresso, com atividades a serem resolvidas e enviadas pelo aluno pelo correio.
A geração analógica teve início com o surgimento das Universidades Abertas. Nessa geração, os recursos começam a ser diversificados, pois além da introdução de aulas presenciais, passou-se a utilizar videotapes e a transmissão, por meio de rádio e televisão, de materiais gravados. Com relação à interação, passou a ocorrer também por telefone, satélite e cabo, tornando a aprendizagem mais social que na geração anterior.
A partir da década de 1990, a geração baseada no uso do computador e da internet possibilita grande interação entre alunos, entre professor (tutor) e aluno e vice-versa, de modo que a aprendizagem enfatizada é a social, uma vez que a comunicação é bidirecional e os recursos utilizados são os mais diversos e dinâmicos. Nessa geração, nem o tempo e nem as distâncias geográfica e social constituem-se em impedimentos para a comunicação que pode ser síncrona ou assíncrona.
Atualmente, fala-se numa quarta geração de EAD que aperfeiçoa a anterior, visto que conta com maior qualidade e rapidez na comunicação aproximando distâncias e configurando novos tempos para a aprendizagem que se torna cada vez mais social e interativa e, consequentemente, construtiva para o aluno.
...