Gerenciamento de custos e sistemas de informação
Seminário: Gerenciamento de custos e sistemas de informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edvaldojunior • 18/3/2014 • Seminário • 502 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
ANÁLISE DO RELACIONAMENTO SISTÊMICO ENTRE O PROCESSO DECISÓRIO E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM FRIGORÍFICO.
Palavras-chave: decisão – informação - interação
Tema: Gestão de Custos e Sistemas de Informação
RESUMO:
Observa-se que o comportamento do sistema empresa é diretamente afetado, em termos de eficácia e eficiência, pela qualidade das decisões, e estas são influenciadas pela qualidade nas informações geradas, agindo como um evidente processo integrado e sistêmico. Para aprimorá-lo deve-se, portanto, entender cada um dos elementos isoladamente, assim como as interações entre eles.
Ao se estabelecer que muitas das decisões são direcionadas a aspectos monetários e que os relatórios emanados de um sistema de informação gerencial consolidam as conseqüências, pode-se afirmar que esses relatórios expressam o passado, seja o mais recente ou não, possibilitando certa evidência da eficácia do processo decisório.
Evidenciando essa eficácia, este estudo inicialmente apresentou o modelo de gestão praticado pela alta administração de uma empresa atuante no ramo de frigorífico. Em seguida expôs as informações de que necessita esse nível administrativo.
O estudo permitiu conhecer a realidade de uma empresa quanto à interação entre o processo decisório e o sistema de informações gerenciais. Entre as conclusões está o fato de que, em razão da falta de um sistema que realize a recepção, tratamento e análise das informações do ambiente externo, a empresa corre riscos, ao não identificar ameaças aos seus objetivos, podendo perder oportunidades no mercado em que atua.
ANÁLISE DO RELACIONAMENTO SISTÊMICO ENTRE O PROCESSO DECISÓRIO E O SISTEMA DE INFORMAÇÃO
GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM FRIGORÍFICO.
1 – INTRODUÇÃO
Observa-se que o comportamento do sistema empresa é diretamente afetado, em termos de eficácia e eficiência, pela qualidade das decisões, as quais, por sua vez, são influenciadas pela qualidade nas informações geradas, agindo como evidente processo integrado e sistêmico. Portanto, para entender a necessária interação dessa ação sistêmica, é preciso entender cada um dos elementos isoladamente e como acontecem, ou deveriam acontecer, as interações entre eles.
Esse aspecto da interação entre as atividades dos gestores e as informações é considerado por Mcgee e Prusak (1994, p.180) como algo essencialmente entrelaçado e indissolúvel, ao afirmarem que: “O papel dos executivos na organização é tomar decisões sobre as atividades diárias que levem ao sucesso num futuro incerto. Essa sempre foi uma tarefa intimamente ligada à informação. Poderíamos dizer que o slogan do administrador de empresas atual seria: ‘Se pelo menos tivéssemos mais dados’.”
Quanto à qualidade da informação, Guereiro (1989, p.115), citando Davidson e Trueblood, acentua que a contabilidade, ao buscar gerar informações úteis, deveria responder às seguintes perguntas: 1) Qual é a decisão que precisa ser tomada?; 2) Qual é a melhor regra para a tomada de decisão?; 3)
...