Gerenciamento Custos
Casos: Gerenciamento Custos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivanildapaixao • 27/11/2014 • 1.985 Palavras (8 Páginas) • 606 Visualizações
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO 4
II. PONTO DE EQUILÍBRIO 5
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE EQUILÍBRIO 5
PROCEDIMENTO GRÁFICO 5
PROCEDIMENTO ARITMÉTICO 5
INTERVALO SIGNIFICATIVO 5
VENDA DE MAIS DE UM PRODUTO 6
PONTO DE EQUILÍBRIO DE CAIXA 6
LIMITAÇÕES DA ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO 6
III. EXAMINANDO OS EFEITOS DA ALAVANCAGEM OPERACIONAL 7
IV. CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC) 7
CENTRO DE INTERESSE E OBJETIVOS 8
PRESSUPOSTO FUNDAMENTAL 8
AS DUAS FASES DO SISTEMA 8
V. CUSTO META – UMA FERRAMENTA IMPORTANTE DE GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTO E DE LUCRO. 8
OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS DO CUSTO-META 9
O GERENCIAMENTO DO CUSTEIO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO 9
MÉTODO DE CUSTEIO 9
APLICAÇÃO 10
A IMPORTÂNCIA DO SEU GERENCIAMENTO 10
VI. PONTO DE EQUILÍBRIO OPERACIONAL, FINANCEIRO E ECONÔMICO 11
DEMONSTRATIVO GERENCIAL DO EXERCÍCIO – Capacidade Máxima 11
DEMONSTRATIVO GERENCIAL DO EXERCÍCIO – Caneta azul 13
DEMONSTRATIVO GERENCIAL DO EXERCÍCIO – Caneta vermelha 15
VII . QUADRO COMPARATIVO 17
Lucratividade pelo lucro operacional e lucro líquido 18
VIII . CONCLUSÃO 19
IX . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
INTRODUÇÃO
O Trabalho a seguir visa demonstrar dentro da contabilidade de custos a importância de utilizar os conceitos de custos.
O Ponto de Equilíbrio pode ser determinado mediante o procedimento gráfico ou aritmético, ele representa o nível de volume de vendas no qual a receita da empresa será igual aos seus gastos totais. No entanto o Custeio por Atividade – ABC é um sistema de custeio baseado na análise das atividades significativas desenvolvidas na empresa, onde o mesmo deve ser compreendido como um complemento dos sistemas tradicionais de custos, porém também temos o conhecido custo meta que é obtido pela subtração de um preço estimado da margem de lucratividade desejada, com o objetivo de atingir um custo total que viabiliza o preço e o lucro predeterminado.
Na maioria das empresas industriais esse é o procedimento mais utilizado para efetuar a análise do custo do ciclo de vida ao apurar o seu custo-meta. Com o foco de reduzir o custo total do ciclo de vida de um produto, os esforços devem ser concentrados nas atividades que ocorrem anteriormente ao início da sua produção.
PONTO DE EQUILÍBRIO
O ponto de equilíbrio representa o nível de volume de vendas no qual a receita da empresa será igual aos seus gastos totais. A receita que corresponde aos gastos totais da empresa é chamada de Receita de Equilíbrio. A consequência é que qualquer nível de vendas inferior ao ponto de equilíbrio significara perdas, representando, inversamente, lucros, quaisquer níveis de venda que excedam a Receita de Equilíbrio.
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE EQUILÍBRIO
O ponto de equilíbrio pode ser determinado mediante o procedimento gráfico ou do procedimento aritmético.
PROCEDIMENTO GRÁFICO
No procedimento gráfico, as receitas, os gastos fixos e variáveis são demonstrados no eixo vertical, e o volume na linha horizontal. O ponto de equilíbrio é aquele na qual a linha da receita intersecciona a linha de gasto total.
PROCEDIMENTO ARITMÉTICO
O método aritmético de determinação da Receita de Equilíbrio perde do procedimento gráfico em termos de expressão visual, mas, ganha em termos de simplicidade por dispensar réguas, esquadros e habilidades especiais para o desenho.
A fórmula básica da Receita de Equilíbrio:
Receita de Equilíbrio = Total dos gastos fixos
Total dos gastos variáveis
Totais das vendas liquidas
INTERVALO SIGNIFICATIVO
O Intervalo significativo visa delimitar graficamente a área de real validade da relação gasto – renda - volume demonstrado na análise. A delimitação dessa área varia de empresa para empresa, representando basicamente, o intervalo dos níveis de atividade para os quais os gastos fixos da empresa deverão manter-se inalterados.
VENDA DE MAIS DE UM PRODUTO
A análise do Ponto de Equilíbrio requer cálculos adicionais quando mais de um produto é produzido e vendido. Os diferentes preços de vendas e gastos variáveis podem resultar em margens de contribuição diferentes. Como consequência, o ponto de equilíbrio muda dependendo da proporção dos produtos vendidos, o que denominamos de mix de vendas.
PONTO DE EQUILÍBRIO DE CAIXA
Se a empresa tiver um mínimo de caixa disponível ou se o custo de oportunidade de manter um saldo elevado de caixa é alto, ela poderá querer determinar o volume de vendas necessário para cobrir todos os gastos de caixa durante o período.
LIMITAÇÕES DA ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO
Essas limitações ocorrem, basicamente, das hipóteses mais ou menos simplistas utilizadas na elaboração dos gráficos de determinação do Ponto de Equilíbrio:
1 Os gastos fixos são constantes e, por isso, apresenta-se, sempre, como uma paralela ao eixo horizontal dos sistema.
2 A relação “gastos variáveis-volumes”
...