Gerenciando aulas
Tese: Gerenciando aulas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beteduda • 8/4/2014 • Tese • 1.834 Palavras (8 Páginas) • 267 Visualizações
1 - Gestão de sala de aula
Vivemos em sociedade desde muito pequenos, fazemos parte e formamos grupos com pessoas das mais diversificadas crenças, origens e personalidades. Nos últimos tempos, muitas mudanças aconteceram no Brasil e no mundo, sendo assim a aprendizagem acontece a partir da relação entre o objeto e o sujeito, que por sua vez, tem a capacidade de conhecer porque é determinado.
Para Piaget, se não houver contato com meio, não vão ser construídas as estruturas mentais responsáveis pela aprendizagem. A linguagem é fundamental para o processo escolar, e está presente em todas as disciplinas e todos os professores são potencialmente professores de linguagem. A escola não muda o mundo a escola muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo. Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si.
Sendo assim a educação, em sala de aulade criançasinclusas baseia no princípio da aprendizagem ativaque é fundamental para o desenvolvimento,e que essa aprendizagem ocorre mais rapidamente em ambientes que ajudem e dá oportunidades a elas.Vivenciamos um momento em que mundialmente se fala na inclusão escolar dealunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino.
A legislação é explícita, quanto à obrigação em acolher e matricular todos os alunos, independente de suas necessidades ou diferenças. Entretanto, não é suficiente apenas esse acolhimento, mas que o aluno com necessidades educacionais eespeciais tenha condições efetivas de aprender e desenvolver suas habilidades, para a construção de uma verdadeira sociedade inclusiva é importante, também, que se tenha preocupação e cuidado com a linguagem que se utiliza.
As pessoas tem que ser ativo e participativo, mas também observador e reflexivo, participando com consciência da importância de seu papel demediador, também sedeve observar e interagir com a criança para descobrir como ela pensa e raciocina.
2 - O Cotidiano em sala de aula
O Cotidiano em sala de aula passa a ser um momentocansativo tanto para o aluno quanto para o professor, onde passam a maior parte do tempo juntos, devido a essa situação, tem que ser um ambiente agradável.
Sendo assima aula tornou-se um grande problema para professores e alunos com, indisciplina, dispersão, inconveniência, confusões, dificuldades de todo tipo perturbam a realização das propostas ou das tarefas pedagógicas. O sentimento é de perda de tempo, falta de sentido das tarefas e relações entre pessoas marcadas pela indiferença ou pela negatividade. Penso que uma das razões para isso é que ainda estamos marcados pela imagem de uma escola ideal, sonho de realização de todos nós, em que alunos, dóceis e gratos aos seus professores, vão lá para aprender a serem felizes graças a isso, os professores podem dedicar-se preferencialmente ao ensino das matérias e à avaliação do que foi aprendido pelos alunos.
Pensamos que tudo isso é possível um dia e se realize, ainda hoje, em algumas escolas. Porém, o preço a ser pago pelos alunos é o de conviver e aprender na escola de um modo condicionado: se não obedecem as regras, se não aprendem o mínimo, se não aceitam a cultura da escolasão excluídos e reprovados.
2.1 - Itens de organizaçãopara otimizaçãodo cotidiano escolar
Organizar o ambiente e as rotinas para a aprendizagemdo dia.
Estabelecer um clima para interações sociais positivas.
Observar e interagir com as crianças ações para o desenvolvimento e proposta de experiências a serem oferecidas.
Planejar experiências que construam ações e interesses das crianças.
A criação de condições físicas, materiais e ambientais na sala de aula.
Favorecer o melhor nível possível de comunicação e interação do aluno com toda a comunidade escolar.
Permitir e favorecer a participação do aluno em toda e qualquer atividadeescolar.
Lutar pela aquisição de equipamentos e materiais específicos necessários.
Realizar adaptações em materiais de uso comum em sala de aula.
Permitir sistemas alternativos de comunicação, tanto no decorrer dasaulas como nas avaliações, para alunos que não utilizam a comunicaçãooral.
Colaborar na eliminação de sentimentos de baixa autoestima,inferioridade, menos valia ou fracasso.
A Educação Inclusiva, diferentemente da Educação Tradicional, na qual todos os alunos é que precisavam se adaptar a ela, chega estabelecendo um novo modelo onde á escola é que precisa
adaptar as necessidades eespecificidades do aluno, buscando além de sua permanência na escola, o seu máximo desenvolvimento, ou seja, na educação inclusiva, uma escola deve se preparar para enfrentar o desafio de oferecer uma educação com qualidade para todos os seus alunos.
Considerando que, cada aluno numa escola, apresenta características próprias e um conjunto de valores e informações que os tornam únicos e especiais, constituindo uma diversidade de interesses e ritmos de aprendizagem, o desafio da escola hoje é trabalhar com essa diversidade na tentativa de construir um novo conceito do processo ensino e aprendizagem, eliminando definitivamente o seu caráter de modo que sejam incluídos neste processo todos que dele, por direito, são sujeitos.
Portanto, para que a inclusão de alunos com necessidades especiais nosistema regular de ensino se efetive, possibilitando o resgate de sua cidadania e ampliando suas perspectivas existenciais, não basta as leis que determinem a criação de cursos de capacitação básica de professores, nem a obrigação de matrícula nas escolas da rede pública, são sem dúvida,medidas essenciais, porém não suficientes porem temos muito a fazer com os alunos que precisam ser inclusos, pois não haverá inclusão sem integração do grupo escolar, família e sociedade.
Figura 1 - Ambiente Escolar
3 –Dificuldadede aprendizagem
Sabemos que a atitude do professor é um dos fatores que mais contribui parao sucesso de qualquer medida de inclusão do aluno
...