Gerente de sucesso
Tese: Gerente de sucesso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaessa • 30/3/2014 • Tese • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 247 Visualizações
Introdução
Com a globalização as empresas terão que adotar uma postura mais proativa e dinâmica, para que possam permanecer no mercado, independentemente do ramo que elas atuam.
As organizações devem estar atentas as novidades do mercado, investir em tecnologias, treinar e capacitar os funcionários, estabelecer boas parcerias com fornecedores, fidelizar clientes e conhecer bem seus concorrentes.
Por isso este trabalho consiste em aplicarmos os conceitos aprendidos em sala de aula em um caso prático.
A Empresa B.O.N.I.T.A. Ltda., vem passando por algumas dificuldades internas, como por exemplo, a queda do faturamento, falta de um gestor capacitado, entre outros.
A B.O.N.I.T.A. Ltda., também enfrenta algumas ameaças externas, como por exemplo, a inauguração de uma concorrente nas proximidades.
Para que a empresa B.O.N.I.T.A. Ltda., possa continuar a existir, algumas atitudes deverão ser tomadas de forma estratégica, conforme detalharemos nos passos a seguir,
Etapa 1
Passo 1
1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso.
R.: São três as habilidades necessárias para um gestor de sucesso, que se dividem da seguinte forma:
1ª Habilidades técnicas: consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas com base em seus conhecimentos e experiência profissional;
2ª Habilidades humanas: consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas;
3ª Habilidades conceituais: consiste na capacidade de lidar com idéias e conceitos abstratos.
2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário.
R.: Conceito de empresa: são organizações inventadas pelo homem para se adaptarem continuamente as mutáveis circunstâncias ambientais e, assim, alcançarem objetivos;
Conceito de gestor: ele é o condutor do negócio e o navegador em um oceano de oportunidades e ameaças que constituem o entorno do negócio;
Conceito de empresário: proprietário, acionista ou administrador profissional escolhido.
3. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos.
R.: As empresas são consideradas sistemas abertos porque é um sistema vivo, com entradas e saídas, em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente (organizações, empresas, economia global ou nacional, mercado, negócios, pessoas, etc..)
4. O que é missão, visão e valores organizacionais.
R.: Missão: é a razão de ser do próprio negócio. Porque ele foi criado e para que existe;
Visão: é a margem definida pela organização a respeito de seu futuro, ou seja, o que ela pretende ser;
Valores: são crenças e atitudes básicas quem ajudam a definir o comportamento. Os valores variam entre pessoas e empresas. Muitas organizações criam seus próprios códigos de ética e conduta para seus colaboradores.
Etapa 1
Passo 2
A globalização exige das corporações que elas estejam constantemente se renovando para que possam continuar competitiva. Com isso as empresas estão o tempo todo interagindo com o meio ambiente.
É importante que as empresas tenham gestores com habilidade essências como: Habilidades técnicas: utilizar conhecimentos, técnicas e equipamentos necessários;
Habilidades humanas: saber se relacionar com pessoas; Habilidades conceituais: saber lidar com ideias e conceitos abstratos.
Etapa 1
Passo 3
Missão: Oferecer aos nossos clientes, satisfação, auto estima, inovação, atende-los com excelência, qualidade e a preço justo.
Visão: Se tornar referência no segmento de estética e de bom atendimento.
Valores: Respeito ao ser humano, clareza na comunicação, ética e excelência.
Etapa 2
Passo 2
O mundo está muito concorrido, as empresas estão se adequando ao máximo as necessidades dos clientes, diferentemente de quando se iniciou o processo de industrialização, onde a seguinte frase expressa como era a relação empresa e cliente:
“O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto.” – Henry Ford
E na época só se vendia o Ford T na cor preta.
Vivemos hoje a era da informação, onde cada dado ou palavra pode mudar o mundo.
Por isso as empresas deixaram de contratar “bruta montes” e começaram a buscar por profissionais com conhecimento, vontade de aprender, liderança, entre outras características.
Com isso, a obrigação de o funcionário ter uma especialização em alguma área, se tornou maior e como consequência vieram os problemas, em destaque o de falta de mão de obra qualificada.
Esse fato se explica basicamente pela mudança busca de requisitos. Se antes não precisava nem ter o ensino médio, hoje se pede no mínimo
...