Gestao
Artigos Científicos: Gestao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ananizia • 9/3/2015 • 2.001 Palavras (9 Páginas) • 342 Visualizações
TRABALHO DE CAMPO:
O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO DO FAMOSO PASTEL
Trabalho 1 – Gestão de Projetos
chegando ao fim é feito uma reposição. Considerando a média de produção de 200 pastéis por dia e após identificar o quão movimentado é por dia na semana montamos o Plano Mestre de Produção buscando detalhar quantos itens finais serão produzidos em intervalos de tempo específicos:
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Dom
Pastel de Sal
150
160
178
135
98
x
80
Pastel de Doce
45
50
56
30
25
x
25
Plano agregado de Produção para o Pastel
1032
É importante ressaltar que é feito uma média, eles preveem vender por volta de 200 pastéis por dia, e segundo Peterson alcançam uma tonelada de pastéis por mês, portanto os dados da tabela não são exatos, pois essa média é feita principalmente pela observação feita na cozinha de acordo com os insumos consumidos.
Montamos o MRP para melhor visualização:
1.5) Qual é o nível de utilização de alguns equipamentos? Exponha os conceitos de “Tempo Planejado” versus “Tempo Planejado de Operação” versus “Tempo disponível” versus “Tempo real de operação”.
O Tempo Planejado para a empresa é de 6h15, pois nem sempre o que está planejado na operação acontece na realidade, há 15min de folga para essas ocasiões que fogem do planejado.
O tempo necessário para início da operação ou Tempo Planejado da Operação é de 30 minutos (entre 16h30 às 17h) para limpar a loja e preparar os itens/alimentos da pista fria (alguns destes devem ser preparados diariamente de acordo com a Vigilância Sanitária). A operação tem uma duração de
5h30 com as atividades de atendimento aos clientes e montagem dos pastéis de acordo com suas preferências.
Tempo Disponível da empresa, ou seja, o horário que o comércio fica aberto é entre 17h e 22h30, de domingo a sexta-feira. Apenas aos sábados o comércio não fica aberto por opção da administração por “qualidade de vida”, em dias de feriado o Famoso Pastel também abre (Máximo Tempo Disponível).
Por fim, o Tempo Real de Operação verifica o que pode acontecer para o tempo ser interrompido, como a queda da bandeja com o pastel de um cliente e a abertura de um pastel durante sua elaboração, segundo citado em entrevista.
1.6) Como o prestador de serviços encara a programação e a reprogramação do cronograma ou agenda, quando determinado serviço atrasa ou existe alguma emergência ou retrabalho? Comente.
O Famoso Pastel não conta com redundâncias para lidar com imprevistos. Segundo Peterson, se algum equipamento quebrar, outro será comprado de imediato.
Dentro do processo produtivo, o Famoso Pastel obedece um sequenciamento FIFO (First In, First Out). Os primeiros pedidos são os primeiros a serem entregues, ou seja, o atendimento acontece em ordem de chegada. Todavia, quando ocorre algum erro durante a preparação do pastel de determinado cliente, este automaticamente é realocado como o próximo da fila, o que caracteriza um sequenciamento de prioridade ao consumidor, com o objetivo de reduzir a insatisfação do consumidor “contrariado”. Essa opção, embora forneça
um alto nível de serviço a um consumidor, sendo este o que foi prejudicado devido a algum erro na produção, pode atrapalhar o serviço prestado a muitos outros, isto é, quem está na fila acaba tendo que esperar mais.
Com relação à programação da mão-de-obra, o Famoso Pastel utiliza um número enxuto de funcionários e, como ainda não abre aos sábados, todos os trabalhadores conseguem folgar no mesmo dia, tendo todos, uma única folga. Atualmente, uma empregada está com licença maternidade, mas mesmo assim, não houve uma nova contratação e os outros empregados, segundo Peterson, conseguem lidar perfeitamente com a demanda.
1.7) Sobre a estratégia de produção, exponha qual é opção da empresa frente à escolha de acompanhar a demanda ou de capacidade constante. Comente sobre as principais variáveis apresentadas em sala de aula, tais como, gestão de estoques, custos de manutenção de estoques, custos de contratação e de demissão e custos de treinamento e qualificação de mão de obra.
O Famoso Pastel trabalha acompanhando a demanda. Isso porque, como produz alimentos de alta perecibilidade, não há como estocar a produção, de modo que os pedidos devem ser atendidos na hora.
Ainda que o produto final não possa ser estocado, os insumos precisam sempre estar disponíveis para a produção e, portanto, são estocados em baixas quantidades. A quantidade de insumos em estoque é geralmente padronizada até um teto máximo de demanda diária, ao qual Peterson está acostumado. Mesmo que ele
não realize nenhuma espécie de previsão da demanda, a experiência no negócio lhe provém o feeling para estabelecer uma quantidade adequada para manter estocada.
A gestão de estoques objetiva sempre manter a quantidade necessária para um dia de produção, no caso da carne moída. Assim, ao fim do dia, o que foi consumido é reposto no dia seguinte. A utilização do insumo se dá pelo sequenciamento FIFO, primeiro a entrar, primeiro a sair. Em outras palavras, o que foi comprado primeiro, é consumido primeiro. Não há uma gestão aprimorada dos custos de estocagem no estabelecimento.
Com relação à mão-de-obra, o Famoso Pastel consegue trabalhar com um número fixo de empregados e não realiza demissões ou contratações com frequência. Novamente, a experiência de Peterson na gestão do negócio o fez chegar a um número adequado de funcionários para dar conta da demanda, sem
...