Gestao De Controle De Informação Logistica
Pesquisas Acadêmicas: Gestao De Controle De Informação Logistica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: andercx • 17/2/2015 • 1.279 Palavras (6 Páginas) • 305 Visualizações
Segundo o Livro Didático, "Os sistemas voltados para a produção geram relatórios ligados aos três estágios da produção: logística de entrada, produção e logística de saída", sendo:
• Logística de entrada - compra de materiais, entrega de suprimentos e manuseio de materiais;
• Produção - programação de operações, fabricação de produtos, controle de estoques, etc.
• Logística de saída - processamento de pedidos, controle de expedição e distribuição.
Um dos sistemas de gestão operacional de informações logísticas e que atua dentro do contexto acima, chama-se WMS - Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém. Tem como objetivo gerenciar as movimentações no armazém / CD- Centro de Distribuição, voltado para a produtividade e atendimento dos pedidos.
Com base no texto acima, responda as questões abaixo:
1. Identifique pelo menos duas soluções em WMS, elaborando um relatório comparativo entre ambas, com destaque para:
a. Principais funcionalidades (1,5 pontos)
Primeira solução:
Entrada: O produto é desembarcado nas docas de recebimento do armazém e identificado por código e quantidade.
Estocagem: de acordo com o espaço disponível no layout de estocagem o sistema aloca o produto que chega a um local específico para posteriormente ser retirado.
Gerenciamento de estoque: Monitora os níveis do produto nos pontos de estocagem no armazém. Se os níveis atingirem o limite (de acordo com as regras pré estabelecidas) o pedido de reposição é transmitido ao departamento de compras ou diretamente para o fornecedor.
Processamento de pedidos e retirada: identifica os itens solicitados nos pedidos. Divide o pedido a fim de adequá-lo às condições de separação e organiza o fluxo do pedido ao longo das diversas áreas de armazenagem a fim de que os itens consigam chegar às docas de embarque com um pedido completo e na seqüência apropriada com outros pedidos, para serem embarcados.
Preparação para o embarque: pedidos de clientes localizados na mesma região são escolhidos simultaneamente a fim de chegarem no ponto de embarque e na carroceria do caminhão, contêiner ou vagão ferroviário, ao mesmo tempo.
Segunda solução:
Programação e entrada de pedidos: Coloca os pedidos de modo rápido e acurado no armazém, melhora o desempenho do sistema corporativo (ERP) quanto ao planejamento do atendimento.
Planejamento e alocação de recursos: Planeja automaticamente a alocação de mãode-obra diária, além do método de movimentação de material e o equipamento a ser utilizado por cada operador.
Portaria: Controla todos os veículos envolvidos nas operações de recebimento, gerenciando a fila de espera e designação de docas, além de controlar dados do fornecedor, ordem de chegada e prioridade de descarga.
Recebimento: Identifica e seleciona o recebimento a ser processado, indica os itens e quantidades a serem recebidos, imprime e identifica o produto, confirma o recebimento da quantidade de cada produto e libera os itens para a estocagem.
Inspeção e controle de qualidade: Notifica o operador de inspeção das necessidades dos materiais recebidos, permitindo a entrega imediata de produtos à inspeção ou à notificação imediata para que um inspetor venha à recepção; confirma e libera a inspeção quando os produtos ficam estocados em quarentena, evitando a separação física do material.
Estocagem: Analisa o melhor método de estocagem, considerando local, tipo de equipamento, momento oportuno para estocar; possibilita o conhecimento do que está estocado; apóia o recebimento do material que entra; a consolidação de números de mesmo item; inventário rotativo e zoneamento de áreas de produtos.
Transferências: Gerencia os fluxos de transferência de itens entre áreas, ou de um depósito para outro, seja próprio ou terceirizado.
Separação de pedidos: Transmite os pedidos de mais alta prioridade aos separadores de pedidos; se as prioridades forem iguais, transmite as solicitações de separação com base nos critérios pré-definidos.
Expedição: Inclui a roteirização dos produtos separados para as devidas áreas de separação de cargas na expedição; a geração automática dos conhecimentos de embarque e atualização automática de arquivos de pedidos abertos de clientes.
Inventários: Permite realizar os inventários físicos de forma rápida e precisa, executando-o por tipo de produtos ou localizações físicas, também podem ser feitas auditorias internas sem bloqueio de movimentação e de acordo com os critérios da empresa, além de acertos de inventários, tais como: quebra; mudança de status de produtos
.
Controle de contenedores: Controla os contenedores como paletes, racks, berços, cestos aramados, caixas plásticas, fitas de arquear aço e plástico, papelão.
Relatórios: Fornece relatórios de desempenho e informações operacionais que subsidiam o processo de gerenciamento do armazém.
b. Diferenciais competitivos (1,0 ponto)
Diferencial 01:
Eliminação de reclamações por parte dos clientes;
Optimização do espaço para armazenagem;
Melhoria da produtividade;
Vantagem competitiva;
Controle de saida e entrada mercadorias;
Controle de produção individual ou coletiva;
Diferencial 02:
Aumento da produtividade logística e diminuição do número de operações.
Controle total das localizações.
Controle da preparação de pedidos em tempo real.
Controle da produtividade dos operários.
Eliminação de erros nas expedições.
Incremento
...