TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Op Elogistica

Trabalho Escolar: Gestao De Op Elogistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1 - Na Unidade 4 do nosso livro didático, encontramos a seguinte afirmativa:

 “A logística reversa é um dos campos mais discutidos na atualidade. Seja por força da norma ISO 14000, que trata de questões ambientais, ou por uma questão de competitividade. Nos dias atuais, o interesse pela reciclagem tem crescido muito na população em geral. Não é raro perceber, em vez de latões de lixo, recipientes preparados para receber vidro, plástico, metais etc. Pode-se notar uma mudança de hábitos na população em geral.”

Realmente, questões ligadas ao reaproveitamento e mesmo consumo consciente estão presentes intensamente nas redes sociais, empresas de vanguarda, como é o caso da Gerdau, que juntamente com a Ong Akatu, divulga em seu site: “Consumo consciente é ter em mente os impactos provocados pelo consumo. O consumidor pode, por meio de suas escolhas, maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Em outras palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.“

(GERDAU. Consumo consciente. Disponível em:<https://www.gerdau.com.br/meio-ambiente-e-sociedade/faca-sua-parte-consumo-consciente.aspx>. Acesso em: 05 mai. 2014.)

Com objetivo de verificar práticas de mercado em relação ao nosso conteúdo programático, responda a seguinte questão: (2,0 pontos)

Pesquise e identifique (em sites, literatura ou visitas presenciais) pelo menos duas empresas: uma Indústria e outra de Comércio / Distribuição ou Serviços que já adotam práticas de Logística Reversa, levantando as seguintes informações (geralmente disponíveis no site das mesmas, os quais devem ser citados): 

a) Dados da Empresa A: Philips

Segmento de Mercado (o que faz, revende, conserta, etc): Produz eletroeletrônicos e eletrodomésticos

Região de atuação: O programa é hoje desenvolvido em 29 cidades para eletroeletrônicos (25 grandes centros urbanos) e 36 municípios contam com pontos de coleta para pilhas e baterias. Os drop-off points para equipamentos médicos estão presentes em todas as capitais.

localização (base) principal: São Paulo e Manaus

perfil de clientes: Cliente Final

Dados da Empresa B: W TORRE

Segmento de Mercado (o que faz, revende, conserta, etc): Construção Civil

Região de atuação: Em 15 estados Brasileiros e no México

localização (base) principal: São Paulo

perfil de clientes: Grandes Empresas

b) Práticas adotadas de Logística Reversa – empresa A

Há muitos anos, a Philips incentiva a prática da coleta e reciclagem os produtos que colocou no mercado após o uso.Para atender essa necessidade nasceu o Programa Ciclo Sustentável Philips, uma iniciativa inédita no mercado brasileiro, que consiste na reciclagem de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que levam a marca da empresa, como TVs, aparelhos de áudio e vídeo, eletro portáteis, entre outros, que antes não possuíam destino apropriado. Todo produto recolhido é encaminhado a um local ambientalmente adequado, onde cada componente presente em sua composição é devidamente tratado. Dessa forma, os produtos completarão seu ciclo de vida de maneira sustentável, minimizando os impactos no meio ambiente.

c) Práticas adotadas de Logística Reversa – empresa B

A construção civil é a indústria que mais gera resíduos sólidos e a WTorre, uma das maiores empresas do segmento no país, realiza um trabalho de reutilização dos materiais que sobram em suas obras. Com esse projeto, a construtora já utilizou o entulho das obras que realizou no WTorre Shopping Iguatemi e também dos escombros recolhidos na demolição da Cracolândia – conhecida como o reduto dos usuários de crack na cidade de São Paulo – para a recuperação do Parque do Povo, uma área pública de lazer também localizada em São Paulo.

2. A Logística Reversa é a área da logística que mais cresce atualmente, em todos os aspectos. Esse processo já podia ser observado há alguns anos atrás, de forma incipiente, nas indústrias de bebidas com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final, esse processo era contínuo e aparentemente cessou a partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis.

OS ARTIGOS LOGÍSTICA REVERSA, DE FELIPE G. R. TRIGUEIRO, LOGÍSTICA REVERSA: UMA NOVA FERRAMENTA DE RELACIONAMENTO, DE RONDERLEY MIGUEL NETTO, OU GERENCIANDO O PROCESSO DE DEVOLUÇÕES, DE ALEXANDRE ANBAR, encontrado no site GuiaLog www.guialog.com.br , Canais de Conteúdo, Artigos e Casos, Logística, acesso em 09 jan. 2014, aborda a questão dos vasilhames retornáveis e, de um modo geral, trata de questões relacionadas à Logística Reversa.

Através da leitura dos artigos e do que você aprendeu na disciplina, posicione-se criticamente a respeito da responsabilidade das empresas no caso de embalagens descartáveis e outros segmentos da Logística Reversa. Há alguma vantagem para as empresas? Cite três diferenças entre a Logística Tradicional ou Progressiva e a Logística Reversa. (2,0 pontos)

Após a leitura dos artigos e do capítulo do livro que trata sobre o assunto, fica claro que a inserção da logística reversa nos programas de sustentabilidade das grandes empresas está sendo ao mesmo tempo, uma opção rentável e vendável, isso quando feita de maneira adequada. É rentável pois na logística reversa é possível reutilizar o produto já descartado no processo de produção do novo produto, reduzindo assim algum custo com matéria-prima. Se torna ainda uma opção vendável, pois a empresa passa a transmitir uma imagem de preocupação com a questão da sustentabilidade, trazendo para sua marca mais adeptos dessa questão, ou seja, mais consumidores de seus produtos. Vale lembrar, que para uma empresa adotar o processo da logística inversa ela precisa estar preparada, com estrutura adequada, profissionais especializados na área e responsabilidade, pois do contrário a ideia de logística reversa se reduzirá a ideia de depósito de material descartado, gerando assim prejuízos e prejudicando a imagem da empresa. A ideia da logística reversa atrelada a sustentabilidade, se bem feita, só traz vantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com