Gestao De Pessoas No Setor Publico
Monografias: Gestao De Pessoas No Setor Publico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 1/3/2015 • 967 Palavras (4 Páginas) • 827 Visualizações
GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO: desenvolvimento pessoal
Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, como exigência parcial da disciplina de Metodologia da Pesquisa no curso de Tecnólogo em Gestão Empresarial.
Orientador: Profª. Me. Alciene Ribeiro Feitoza da Silva
FATEC
São Sebastião
2014
1. Tema
“Os usuários do serviço público têm aumentado o nível de exigência em relação à satisfação de demandas. A qualidade e a adequação dos serviços às necessidades dos usuários são hoje aspectos críticos para o bom desempenho de qualquer órgão ou entidade da administração pública (Pantoja et al,2010, p.12).
Este trabalho abordará o aspecto humano no setor público, focará no desenvolvimento pessoal: autoconhecimento e motivação para melhorar o desempenho pessoal do setor público.
2. Justificativa
A insatisfação dos usuários dos serviços públicos gerou indagações a cerca da ineficácia e ineficiência neste setor. São inúmeras as dificuldades na implantação de estratégias de Gestão de Pessoas, pois temos o agravante das leis que protegem os servidores resultando em acomodação. Buscar o aprimoramento pessoal é uma das estratégias para estimular a motivação, em busca de melhorias no atendimento à sociedade, de uma maneira prática, sem alterar a legislação vigente.
3. Problema
A fim de obter excelência no serviço publico, como desenvolver o lado pessoal de cada servidor, resultando em auto motivação?
4. Hipótese
Kohn citado por Pantoja et al (2010, p.56) destaca que “o uso de premiações para incentivar o aumento de desempenho [...] é inadequada, pois desloca o foco do desempenho para a premiação. Ressalta ainda as várias disfunções do uso de um sistema de recompensas (acirramento da competição entre as pessoas em detrimento da cooperação; desincentivo à inovação, uma vez que as pessoas preferem reproduzir comportamentos conhecidos a correr riscos; surgimento de comportamentos antiéticos para o alcance de resultados).
Segundo Chiavenato (2010), gestão de pessoas [...] trabalha os talentos e as pessoas visando o desenvolvimento pessoal e organizacional, não é apenas um recurso para se chegar ao objetivo do lucro, é reconhecer as pessoas como elemento central na organização. A excelência na prestação de serviços públicos ou privados, não depende apenas de conquistar, reter, aplicar, desenvolver, motivar e recompensar talentos, mas principalmente, de gerir pessoas, e alcançar resultados significativos por meio delas.
Já Herzberg et al (1957), sugere que se a organização deseja ter profissionais motivados, é necessário permitir a eles a realização de trabalhos que sejam interessantes, desafiadores e valorizados pelos indivíduos”.
Vergara (2009, p.67) conclui que:
A busca do autoconhecimento, certamente conduz ao autodesenvolvimento. Ambos, provavelmente, lhe permitirão entender suas motivações e dos outros e, a partir dai, contribuir, via estímulos, para que tal motivação, realmente conduza à ação que a empresa espera. Os gestores dependem da capacidade de perceber mudanças não só no ambiente mas também nos valores individuais e coletivos que alimentam o processo motivacional, para obterem conteúdo para suas decisões. Refletir sobre elas ajudará o gestor no processo permanente de oferecer condições para que pessoas possam sentir-se motivadas a se comprometer com a empresa e contribuir para o alcance de seus objetivos.
Os conceitos expostos evidenciam a necessidade de melhorias no setor de gestão de pessoas, mais especificamente relacionados com a questão do auto desenvolvimento, auto motivação visando especialmente cada funcionário que é peça fundamental da organização. Isto resultará em melhor desempenho de cada um, afinal o objetivo de toda entidade pública, direta ou indiretamente, é propiciar à sociedade melhores condições de vida ao cidadão e, para isso ocorrer, deve-se observar com cuidado as ações efetivadas no cotidiano administrativo de modo a conscientizar a importância que o profissional representa no espaço em que atua.
5. Objetivos
5.1. Objetivos gerais
Estabelecer maneiras de modificar a mentalidade do servidor publico e seu desenvolvimento pessoal, visando sua auto motivação para que os objetivos deste setor sejam alcançados.
5.2. Objetivos específicos
Verificar se o órgão público possui algum setor responsável pela gestão de pessoas que visa o individuo e seu aprimoramento.
Verificar quais são os sentimentos deste colaborador em relação ao setor e sua satisfação pessoal para identificar quais os fatores que o impedem de ter um bom desempenho.
Elaborar um plano de ação para desenvolver o auto conhecimento e motivação a fim de sair do estado de acomodação.
6. Metodologia
Foi utilizada a pesquisa bibliográfica dos seguintes autores: Pantoja et al , Vergara e Chiavenato.
Na escolha do método foi empregada a abordagem qualitativa que se caracteriza pela qualificação dos dados analisados.
7. Cronograma
Cronograma de trabalho mês de novembro
atividade 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27
definição do tema x x
pesquisa bibliográfica
apresentação e discussão dos dados x
formulação e discussão do projeto x
formatação do trabalho
formatação dentro das normas
revisão
finalização, encadernação
entrega
8. REFERÊNCIAS
CHIAVENATTO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010
PANTOJA, M.J.; CAMÕES, M.R.S.; BERGUE, S.T. Gestão de Pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília: Enap, 2010.
VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2009
...