Gestao Do Conhecimentp
Dissertações: Gestao Do Conhecimentp. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: telminhu • 20/11/2013 • 1.256 Palavras (6 Páginas) • 259 Visualizações
2. Relatar, se possível, cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa.
- Intenção organizacional
- Autonomia
- Flutuação e Caos Criativo
- Redundância
- Variedade
3. Quais são as barreiras do Conhecimento?
- Aridez
- Falta de capacidade de retenção
- Falta de capacidade de absorção
- Falta de credibilidade
- Conhecimento não comprovado
- Ausência de relacionamentos.
4. No momento da entrevista, faça o levantamento, descreva e desenhe o Ambiente “BA” das organizações.
A Seegma recorre a agentes internos, através de grupos que são espécies de divisões transcendentes. O grupo é responsável por criar o clima necessário para que os conhecimentos dispersos se concentrem e se cristalizem em novos produtos e negócios. A estratégia destes grupos passa por intensificar a velocidade e a agilidade, mudar a forma de pensar eliminando algumas das fronteiras mentais dos indivíduos e conseguir uma entrada oportuna em mercados emergentes.
Empresa: Cineloc Audiovisual
Entrevistado: Edson Pinheiro
1. O que você entende por Gestão do Conhecimento e como a aplica no dia-a-dia da Organização em que atua?
A principal preocupação dos líderes na empresa é implantar a gestão do conhecimento para que os funcionários possam buscar a melhoria de desempenho do local de trabalho, através de condições organizacionais favoráveis, processo de localização, partilha e criação de conhecimento, assim como de forma geral acredita-se ser uma boa prática para que resultados apareçam, utilizando a comunicação como base deste.
2. Relatar, se possível, cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa.
- Relacionamento grupal
- Autoconfiança
- Sabedoria
- Precaução
- Discernimento
3. Quais são as barreiras do Conhecimento?
- Falta de conhecimento
- Falta de interesse
- Falta de relacionamento do grupo
- A competitividade
- Falta de incentivos
4. No momento da entrevista, faça o levantamento, descreva e desenhe o Ambiente “BA” das organizações.
- (B.A do treinamento) – Este campo na empresa é o resultado das integrações dos Conhecimentos organizacionais criados pelos gerentes, na socialização, externalização e combinação, dando origem à conversão do conhecimento explícito em tácito, chamados de internalização do conhecimento. O ativo oriundo neste “BA”, onde se criam novos procedimentos comportamentais na organização, pela prática.
Trabalho em equipe - Um conceito cada vez mais valorizado no ambiente profissional é o trabalho em equipe. Ter agilidade para desenvolver trabalhos em conjunto tem sido uma das qualidades mais exigidas nos processos de contratação. Trabalhar em equipe significa criar um esforço coletivo para resolver um problema, são pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa visando concluir determinado trabalho, cada um desempenhando uma função específica, mas todos unidos por um só objetivo, alcançar o tão almejado sucesso.
A atividade em equipe deve ser entendida como resultado de um esforço conjunto e, portanto as vitórias e fracassos são responsabilidades de todos os membros envolvidos. Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe , como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto.
No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem sua importância para o sucesso da tarefa. Os objetivos são comuns e as metas coletivas são desenvolvidas para ir além daquilo que foi pré-determinado. O trabalho em equipe possibilita trocar conhecimentos e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, essa atividade é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro.
Pense numa vela acesa, ela é bonita, envolvente, ilumina tudo ao seu redor. Uma vela acesa simboliza esperança, harmonia, fé. Por si só é bonita, porque ela mesma tem a sua luz. Mas a vela por outro lado é muito frágil e qualquer vento ou sopro pode apagá-la.
Transferindo isso para o trabalho em equipe podemos concluir, que por mais que tenhamos luz própria, que brilhemos e tenhamos talento, é preciso lembrar que sozinhos nós somos muito frágeis e é exatamente por isso que qualquer problema do dia-a-dia pode ofuscar o nosso brilho. Daí a importância de entendermos o poder da ajuda mútua, sempre lembrando de que líderes e equipes superam crises quando se unem.
Saiba que quando pegamos os nossos sonhos e juntamos com os sonhos de outras pessoas, tudo se torna mais forte, iluminado e por mais escuro que o mundo pareça ser, quando o ser humano se junta consegue milagres extraordinários. O ser humano trabalhando em equipe,
...