TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Financeira

Exames: Gestao Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Nos diversos seminários e palestras que tenho ministrado sobre o tema “criatividade e inovação profissional”, sempre faço uma sondagem, através de perguntas ou vivências iniciais, para descobrir “quem se julga uma pessoa criativa?”.

O percentual de afirmações é, geralmente, muito baixo.

Ha um mito em torno da criatividade que nos leva a enxergar como criativos somente aqueles grandes gênios que se destacam ou se imortalizaram nas artes e na ciências. Na realidade, muitos de nós acreditamos que não somos criativos. Que motivos nos levaram a tal crença?

Herdamos alguns comportamentos padronizados e formamos um sistema de valores, baseados na educação dos nãos ( “não faça isto!”, “não faça aquilo”), perpetuada geração após geração. Crescemos cultivando o medo da crítica, o medo de errar.

Com a autoconfiança e auto-estima abaladas, tendemos a não enfrentar aos desafios com criatividade.

Certamente há os grandes gênios. Porém, todos nós somos criativos, em níveis diferentes.

Podemos demonstrar nosso potencial de três maneiras:

criatividade genial: demonstrada através das grande invenções que modificam e melhoram a qualidade de vida de um grande número de pessoas, em qualquer área da atividade humana.

2. criatividade autêntica: expressa através de inovações e melhorias nos sistemas que já existem. O fax e a internet, por exemplo, são criações autênticas que melhoraram as comunicações à distância

3. criatividade cotidiana: presente nas pequenas ações do dia-a-dia, quando nos deparamos com problemas e os resolvemos de forma original. Uma dona de casa que recebe visitas de última hora e aproveita as sobras do almoço para preparar um delicioso quitute, está sendo criativa. Uma família que resolve seus problemas de caixa através de umreplanejamento financeiro está usando a criatividade. Um empregado com salário defasado que busca outra alternativade aumentar seus ganhos também pode ser considerado criativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com