TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Financeira

Artigos Científicos: Gestao Financeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  6.084 Palavras (25 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 25

Sérgio possui conta em um grande Banco Brasileiro, e toda vez que necessita desse tipo de serviço, ele enfrenta um processo padronizado de ações, ou seja, as regras do Banco não se flexibilizam e seguem padrões rígidos de forma eficiente. Por outro lado, os funcionários do Banco realizam tarefas padronizadas, altamente rotineiras, formalizadas com regras e regulamentos. A liderança do Banco é centralizada. Esse cenário nos sugere o Modelo Organizacional:

Alternativa Correta, Burocrático, que é uma estrutura com tarefas operacionais altamente rotineiras, realizadas através de especializações, regras e regulamentos muito formalizados e com autoridade centralizada.

Os novos funcionários da Sanyo passam por um programa intensivo de treinamento de cinco meses ( comem e dormem juntos em instalações da empresa e passam férias compulsórias em resort, também da empresa), a Starbucks faz com que os novos contratados passem por um treinamento de 24 horas. Segundo os exemplos apontados, as empresas costumam realizar um processo de adaptação junto aos funcionários, independente do processo de recrutamento e seleção, pois entendem que eles podem criar problemas em relação às convicções, costumes vigentes na empresa. A organização precisa, por isso ajudá-los a se adaptar a nova cultura. Esse processo de adaptação é chamado de:

É a Socialização que possibilita o desenvolvimento do conhecimento da cultura da empresa. Para tanto, a inserção nos Programas de Treinamento passa a ser uma excelente ferramenta para tal. O momento mais crítico é a entrada na organização, pois aqueles que não conseguem assimilar os comportamentos essenciais e cruciais correm o risco de serem identificados como rebeldes ou desajustados, o que geralmente gera a expulsão. A organização continuará socializando os seus funcionários durante toda a sua carreira na empresa, embora de maneira menos explícita. Essa manutenção contribui para a sustentação da cultura organizacional.

No início do século XX, Henry Ford ficou rico e famoso ao fabricar automóveis. Nas plantas de Ford, cada um dos funcionários recebia tarefas específicas e repetitivas, ou seja, ele padronizava as tarefas ao dividir o trabalho entre os funcionários. Ford chegou a produzir um carro a cada 10 segundos e ainda provou que existe eficácia se os funcionários forem especializados em cada tarefa como, por exemplo, instalar a roda dianteira, ou a porta dianteira direita. A essência desse tipo de comando é que em vez de uma atividade ser completada integralmente por um só funcionário, ela é dividida em certo número de etapas, sendo cada qual realizada por uma pessoa. Dessa forma, cada indivíduo fica apenas habilitado a realizar parte de uma atividade. Essas ideias correspondem ao conceito de:

Resposta

Alternativa correta, Especialização do Trabalho, pois significa o grau em que as funções na organização são subdivididas em tarefas separadas entre os funcionários.

A Oticon A/S, fabricante holandês de aparelhos auditivos, com faturamento de US$ 160 milhões por ano, eliminou todo e qualquer resquício de hierarquia, onde todos os funcionários trabalham em estações de trabalho móveis iguais. As equipes de projetos são utilizadas para coordenar o trabalho, e não funções e/ou departamentos é que atendem este tipo de demanda. Este tipo de modelo de estrutura organizacional é um novo modelo chamado de:

Alternativa correta: Organização sem fronteiras, onde fronteiras verticais e horizontais são rompidas, eliminando a cadeia de comando, substituindo departamentos por equipes autônomas, e tendo amplitude ilimitada de controle.

A empresa Oticon removeu as fronteiras verticais, achatou a administração hierárquica, onde cargos e funções perderam status. Formaram equipes multifuncionais e organizaram as atividades em torno dos processos. Todo e qualquer departamento funcional cria fronteiras horizontais.

Uma das habilidades necessárias na vida corporativa é aquela que envolve a capacidade mental para a tomada de decisões, sabendo localizar problemas, identificando alternativas, avaliando alternativas, selecionando sempre as melhores. É uma habilidade que envolve a capacidade de processar e interpretar racionalmente as informações. Estas idéias correspondem ao conceito de

Resposta

Alternativa correta: Habilidades conceituais.A habilidade conceitual envolve a capacidade mental para a tomada de decisões, sabendo localizar problemas, identificando alternativas, avaliando alternativas, selecionando sempre as melhores. É uma habilidade que envolve a capacidade de processar e interpretar racionalmente as informações.

Celebridades como Michael Kennedy e Sonny Bono morreram em acidentes absolutamente semelhantes de esqui, com poucas semanas de diferença um do outro. Isto fez com que, repentinamente, as pessoas considerassem a prática do esqui perigosa. Embora os dois incidentes não tivessem nenhuma relação, a proximidade temporal dos eventos levou muitas pessoas a olharem para este tipo de esporte de uma maneira muito diferente. O exemplo acima sinaliza a:

Resposta

Percepção humana.

A nossa percepção faz que interpretemos a nós e ao mundo frente aos estímulos recebidos. Os dois acidentes serviram de estímulo para que uma grande maioria de pessoas interpretasse da mesma maneira o acontecido. Sensação e percepção entraram em jogo neste processo. A Gestalt é uma das abordagens teóricas da Psicologia que mais se detém na análise do fenômeno perceptivo e sobre a influência que este aspecto exerce na conduta social do indivíduo. A maneira como percebemos um determinado estímulo irá condicionar nosso comportamento. Quando recebemos o estímulo (informação dos dois acidentes em um curto espaço de tempo), tendemos a interpretá-los (percebê-los) de forma igual, ou seja, o esqui é uma prática perigosa.

A Timberland, empresa de calçados e acessórios, estimula seus funcionários a realizarem atendimento à comunidade, pagando 40 horas por ano de trabalho voluntário para cada um. Em New Hampshire os funcionários distribuem cestas de alimentos aos menos favorecidos. O atendimento à comunidade é um VALOR importante desta organização, o que faz gerar em seu corpo organizacional:

Atitudes positivas.

A Timberland ao estimular este tipo de comportamento junto aos seus funcionários, desenvolve neles atitudes positivas em relação aos serviços para a comunidade. Como o atendimento à comunidade é um valor importante nesta organização, os executivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com