Gestao Financeira
Monografias: Gestao Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ebinho3501 • 16/6/2013 • 3.162 Palavras (13 Páginas) • 1.080 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
EBERSON MACHADO DA SILVA – RA 1116372
PROJETO INTEGRADOR
O Perfil do Profissional em Gestão Financeira
Centro Universitário Claretiano
Eberson Machado da Silva
Gestão Financeira
Joel Anizio de Andrade
JI-PARANÁ
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 OS CONCEITOS DE GESTÃO E ANÁLISE FINANCEIRA 3
2 PRINCIPAIS OBJETIVOS DA GESTÃO FINANCEIRA 6
3 O GESTOR FINANCEIRO 7
3.1 PERFIL DO UM GESTOR FINANCEIRO 7
3.2 ERROS MAIS COMUNS NA GESTÃO FINANCEIRA? 9
3.3 DICAS PARA UMA BOA GESTÃO FINANCEIRA NAS EMPRESAS 10
4 INSTRUMENTOS BASE DA ANÁLISE FINANCEIRA 11
4.1 O DEMONSTRATIVO DE RESULTADO 11
4.2 O BALANÇO FINANCEIRO 12
CONCLUSÃO 13
E-REFERÊNCIAS 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende dar uma visão geral sobre a gestão financeira, procurando explicar o objetivo da maximização do valor da empresa referindo ainda os mais importantes conceitos relacionados com as trocas de valores (econômicos e financeiros) da empresa, como se organiza a função financeira na empresa e descrevendo os principais documentos contabilísticos para análise da situação financeira da empresa. Gerir é procurar a otimização, implementando as competências e os meios humanos, técnicos e financeiros, com vista a atingir os objetivos pré-fixados. Devido a esta necessidade surge a gestão financeira nas empresas na qual se concentra sobre o estudo das decisões financeiras necessárias às empresas, ocupando sempre um lugar privilegiado na sua gestão porque diz respeito a sua política geral: o seu nascimento, crescimento e autonomia. Numa economia de mercado, baseada nas trocas, é sob a forma monetária que aparecem ligações entre os agentes econômicos. A gestão financeira procura combinar recursos dentro da empresa quer através dos acionistas, quer através de financiamentos que deverão ser investidos num processo de produção e troca que visando a maximização dos lucros.
1 OS CONCEITOS DE GESTÃO E ANÁLISE FINANCEIRA
A empresa integra nas suas funções como, adquirir bens e serviços, produzir ou de transformar, e de vender bens ou prestar serviços a outros entes econômicos. Para que a empresa se mantenha em atividade, isto é, para que compre, produza, venda, ou simplesmente troque, carece de meios ou recursos financeiros. O gestor financeiro procura assegurar que a soma dos resultados obtidos seja o mais elevado possível para atender os proprietários, acionistas e funcionários na manutenção de seus empregos, além do lucro imediato, tem que pensar nos lucros futuros; para isso a empresa deve procurar manter o seu capital e investir em infra-estrutura e qualificação profissional. A gestão financeira é clarificada pela política e pela estratégia financeira de expansão, assegurar a melhor situação dos recursos financeiros da empresa, controlar para que nenhum bem mal utilizado e aperfeiçoar a rotação dos recursos e das aplicações.
A razão mais importante da gestão financeira em qualquer organização é de assegurar que a empresa saiba de quanto dinheiro vai necessitar, como obter o dinheiro de que necessita e como deve empregar esse dinheiro para alcançar os seus objetivos de forma ética, responsável e sustentável. É impossível uma organização sobreviver sem uma gestão financeira qualificada.
A gestão financeira trata-se de uma tarefa e responsabilidade que abarca o passado, o presente e o futuro. Em primeiro lugar, uma boa gestão financeira exige que seja mantido um registro de todo o dinheiro que a sua organização já recebeu ou gastou. Segundo, fazer um controle do dinheiro de posse da empresa e, por último, a gestão financeira ajuda-o a tomar decisões acerca do futuro da organização. Uma boa gestão financeira ajuda na direção da organização a planejar o futuro, uma vez que indica quanto dinheiro tem em mão, quanto dinheiro é necessário e quanto custará os planos que tem para o futuro. A administração das finanças do passado, do presente e do futuro da sua organização passa por três tarefas que, embora distintas, estão interligadas. Estas são:
• Planejamento financeiro;
• Controle financeiro;
• Monitorização financeira
Mas do que se trata a gestão financeira? A gestão financeira assenta em dois princípios muito importantes:
• Responsabilidade financeira: Deve procurar sempre gerir as suas finanças de modo responsável e sustentável. Todas as organizações precisam de dinheiro para sobreviver e alcançar os seus objetivos. A única forma de assegurar isto é administrar o dinheiro de modo a não pôr a organização em risco desnecessariamente. Se a organização prevê continuar a existir no futuro, deve certificar-se que recebe dinheiro suficiente e que o gasta com planejamento.
• Prestação de contas: A organização deve organizar a contas e apresentar relatórios do dinheiro que entra e sai do caixa. A prestação de contas auxilia a decidir o que fazer com o dinheiro, mas também o ajuda a explicar as suas atividades às partes interessadas.
Através de uma boa gestão financeira, poderá identificar o que pode fazer, quanto dinheiro tem, de quanto dinheiro precisa, como foi gasto esse dinheiro, e onde pode obter mais recursos. Este processo integra três atividades:
• Planejamento: Ajuda-o a identificar os objetivos da organização para
...