Gestao Recursos Humanos
Pesquisas Acadêmicas: Gestao Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ajmsification • 11/12/2014 • 4.332 Palavras (18 Páginas) • 693 Visualizações
RESUMO:
Os avanços observados nas últimas décadas têm levado as organizações – sejam elas públicas ou privadas – a buscarem novas formas de gestão, com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos clientes.
Nota-se que o sucesso das organizações modernas depende, muito, do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual.
Neste trabalho abordaremos, sobre a gestão de recursos humanos, seu funcionamento dentro do setor público e dentro do setor privado, suas diferenças e suas tendências atuais.
PALAVRA-CHAVE: Gestão dos serviços públicos e privado e suas diferenças.
INTRODUÇÃO
Recursos humanos referem-se às pessoas “que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papéis. As pessoas passam grande parte de seu tempo trabalhando em organizações. As organizações requerem pessoas para as suas atividades e operações da mesma forma que requerem recursos financeiros, materiais e tecnológicos. Daí a determinação Recursos Humanos para descrever as pessoas que trabalham nas organizações” (Chiavenato, 2009, p. 17).
Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla 'RH'. É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
Para Tyson (2005) o interesse pela problemática da gestão de recurso humanos tem vindo a crescer ao longo dos tempos, devido a três razões: (1) natureza social, resulta do fato da gestão de recursos humanos, sendo que a gestão do emprego ser determinante para o funcionamento da sociedade; (2) natureza política, refere-se à forma como as relações de poder inerentes ao trabalho e as relações entre o trabalho e recompensas, deterem fortes impactos nos problemas sociais; e (3) natureza cultural, visto que a gestão de recursos humanos é o principal contributo, no contexto organizacional, que assegura o exercício da autoridade, a definição dos papéis e partilha de valores assim como objetivos comuns.
1.1-Gestão de Recursos Humanos
Para Tichy, Fombrun e Devanna (1982) a Gestão Recursos Humanos é uma ferramenta complementar de gestão que pode ser utilizada de forma a facilitar a implementação de estratégias, tendo como base uma crescente complexidade e ritmo de mudança que é enfrentado pelas organizações.
Segundo Legge (1995) a Gestão Recursos Humanos tem como funções: regulador das relações de emprego, assumindo que as metas organizacionais, bem como os meios necessários à sua realização são sujeitos a negociação; apoio da gestão para atingir as suas metas através do esforço dos colaboradores, sendo a relação estabelecida uma relação de exploração, em contraposição com uma função de regulação; função menor, atribuída àqueles a quem se quer castigar, com reduzida capacidade de intervenção porque suportada num corpo teórico inconsistente e traduzido por um conjunto avulso de técnicas sem credibilidade, sendo percecionada como um serviço e não como um fator de produção; selecionar, desenvolver, recompensar e dirigir colaboradores, garantindo que estes obtêm satisfação e “dão o seu melhor” no exercício das suas funções e, assim, permitindo que a organização atinja os seus objetivos.
Tichy, Fombrun e Devanna (1982) apresentaram um modelo que representa o sistema de Gestão Recursos Humanos, no qual baseia-se num ciclo sequencial de quatro componentes: seleção; avaliação, recompensa e desenvolvimento, que giram em torno do desempenho desejado. O argumento fundamental desta proposta, que inspirou inúmeros investigadores a desenvolver a área da Gestão Estratégica Recursos Humanos, é que aquelas componentes devem ser postas em prática de acordo com os objetivos estratégicos da organização e de forma a garantir o sucesso das estratégias organizacionais.
Assim é um conjunto de ações conduzidas, responsáveis pela administração de pessoas, de suas relações, e pela operacionalização das políticas de recursos humanos, visando sempre os objetivos coletivos, sendo uma gestão administrativa; técnica; e estratégica (Lisboa, almeida, Coelho, & Coelho, 2011).
1.2-Sector Público vs Sector Privado
A Administração Pública visa a satisfação das necessidades coletivas, as quais são assumidas como tarefa e responsabilidade própria da coletividade. Ao passo que a Administração Privada incide sobre necessidades individuais a gestão dos bens desta ou daquela pessoa -, ou sobre necessidades que, sendo de grupo, não atingem contudo a generalidade de uma coletividade inteira - a administração de uma empresa, de uma associação, de uma qualquer “coletividade” (Massuanganhe, 2011).
A administração é uma ciência recente, data do início do século passado quando Frederick W. Taylor propôs um modelo de gestão baseado no controle da produtividade através dos processos produtivos. Com o aprofundamento do conhecimento pelos estudiosos que o sucederam, a administração foi agregando cada vez mais conhecimento e tornando-se mais complexa. Assim surgiram vários campos de estudos dentro da área de pesquisa da administração, como por exemplo finanças, recursos humanos, marketing, produção e, mais recentemente, tecnologia da informação, entre outros. Nesse estudo discute-se a área de recursos humanos, sobretudo ao que se refere ao setor público.
...