Gestã Em Educação
Monografias: Gestã Em Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lusandra • 27/6/2014 • 1.978 Palavras (8 Páginas) • 385 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNESI
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
Tutor –
RELATÓRIO SOBRE A TEMÁTICA DA GESTÃO EDUCACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Desafio de aprendizagem da Disciplina Fundamentos da Gestão em Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-UNESI.
Feira de Santana / BA
2014
Gestão Educacional brasileira e sua implicação no cotidiano da escola. Qual o papel do gestor educacional e escolar para a modernidade?
A gestão escolar está relacionada à esfera da abrangência dos estabelecimentos de instituição de ensino. A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB 9394 de 1996 foi à primeira das leis de educação a dispensar atenção especial à gestão escolar. De acordo a LDB, a elaboração e a execução de uma proposta pedagógica é uma das principais atribuições da escola, cujaresponsabilidade da gestão educacional é orientar-se para tal finalidade.
Segundo Lück (2002, p. 35) liderança é “a dedicação, a visão, os valores e a integridade que inspira os outros a trabalharem conjuntamente para atingir metas coletivas”. Diante dessa concepção a função do gestor éestabelecer um clima organizacional favorável para que os objetivos e as metas da escola sejam alcançados de forma satisfatória.
O gestor de uma escola como integrante e líder ativo tem que ter conhecimentosdos problemas encontrados no ambiente escolar e posteriormentepropor ideias junto à comunidade escolar a qual lidera, buscando uma participação efetiva dos professores, de pedagogos, demais funcionários, alunos, pais e comunidade, para, assim promoverem e desenvolverem um plano de ação para o desenvolvimento da escola, priorizando resultados com eficácia na execução de objetivos alcançados. Assim, podemos afirmar que o gestor é um colaborador para que a escola em que atua possa ter um bom desempenho. LUCK (2000: 45) relata que:
O diretor eficaz é um líder que trabalha para desenvolver uma equipe composta por pessoas que juntamente são responsáveis por garantir o sucesso da escola. A ênfase principal da liderança está no papel de ensino, pois o líder deve ajudar a desenvolver as habilidades nos outros, para que compartilhem a gestão na unidade.
E para que haja uma evolução nessa área da gestão escolar é necessário conscientizar os envolvidos e que haja o comprometimento na efetivação do processo de mudança, possibilitando, a implantação de uma gestão democrática. Dessa maneira, o gestor, planeja ações e toma decisões, de acordo com a opinião de todos os membros do âmbito escolar, pois seu papel é de fazer funcionar a escola em que trabalha juntamente com uma equipe qualificada.
O tema gestão escolar tem sido muito discutido atualmente, pois, tem se pensado muito em soluções que transforme o sistema atual de ensino dando ênfase num trabalho que exija a participação efetiva de todo um conjunto formado pela escola e comunidade, destacando assim as mudanças que se direciona a descentralização do poder, enfatizando a necessidade de um trabalho que exige a ampla participação de todos os seguimentos escolar, assim como a comunidade, envolvendo a sociedade como um todo.
O gestor escolar deve propagar ideias para que ocorra a devida transformação em seu local de trabalho, articulando as ideias junto à comunidade escolar para que a transmissão de conhecimento ocorra de forma diferenciada, havendo uma constante renovação na sua postura de transmitir conhecimento que prepare o aluno para ser um ser pensante e criativo, com o objetivo de forma cidadãos críticos e formadores de opiniões, capazes de se comprometerem a uma participação efetiva e eficaz que favoreça o desenvolvimento do âmbito escolar.
Diante disso, o gestor escolar deve criar situações que se possam romper as barreiras entre a teoria e a prática, repensar na sua forma de administrar, num ponto de partida em que haja mudanças positivas no sistema escolar, é em uma gestão democrática em que todos participem desse processo.
“Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública”
O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública é um programa de formação continuada de gestores escolares que tem uma proposta de caráter público que visa o direito a educação com qualidade social, baseada na concepção da gestão democrática, com o olhar na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana no contexto escolar.
Este programa é componente do Compromisso Todos pela Educação que é um plano de metas que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e diz respeito à mobilização em torno da melhoria da educação básica no Brasil, contribuindo para a melhoria do IDEB das escolas e dos sistemas de ensino. Cuja sua função é formar em nível de aperfeiçoamento e especialização, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos educacionais, em efetivo exercício nas escolas públicas da Educação Básica, compreendendo também aqueles de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Especial e de Educação Profissional.
Segundo o MEC (2007), os principais objetivos do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública são:
- Incentivar os gestores a refletir sobre a gestão democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do estudante.
- Propiciar aos gestores oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favorecem o trabalho coletivo e a transparência da gestão da escola.
- Propiciar oportunidades aos gestores para o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar.
- Possibilitar aos gestores oportunidades para ampliação de capacidades para: analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação.
- Desenvolver uma compreensão pedagógica de gestão escolar, situada nos contextos micro e macro da escola, superando as concepções fragmentadas do processo educacional e contemplando as dimensões da construção e formação como objeto do trabalho
...