Gestão Das Organizações
Artigo: Gestão Das Organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: devid.silva • 2/10/2014 • 1.510 Palavras (7 Páginas) • 401 Visualizações
1. O trabalho sempre existiu na história da humanidade, mas a história das organizações e da sua administração é um capitulo que teve o seu inicio há muito pouco tempo. (Vale 1,0 ponto)
a) A organização racional do trabalho proposta por Taylor está abalizada em quais princípios? Explique-os. (Vale 0,5 ponto)
Princípios do planejamento – Substituindo a improvisação;
Princípios de preparo – Preparar e treinar operários;
Principio de controle – Controlar o trabalho para certificar-se de que está sendo cumprido conforme o estabelecido pela empresa;
Princípios da execução – distribuir responsabilidades, confirmando se a execução do trabalho está disciplinada.
b) Comente as principais críticas à abordagem de Taylor. (Vale 0,5 ponto)
Para Taylor que visava unicamente à produção como um todo e o crescimento financeiro, com a manipulação dos funcionários com incentivo salarial de quem produziam mais lucrava mais, dessa forma conseguiu resultados significativos, mas os trabalhadores ficavam mecanizados tornando o trabalho repetitivo e exaustivo.
2. A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a grande depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. (Vale 1,0 ponto)
a) Elenque e discorra sobre as fundamentais idéias defendidas pela Escola das Relações Humanas? (Vale 0,5 ponto)
Resposta: Necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica adequando-se aos novos padrões de vida do povo americano.
Desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente voltada a psicologia e a sociologia.
As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administração.
As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo.
b) Diferencie Organização Formal de Organização Informal. (Vale 0,5 ponto)
Os grupos informais são decorrência da organização social, onde o que prevalece são as relações sociais, crenças e valores individuais, apesar da distância social que às vezes ocorre.
Os grupos formais são decorrência das relações funcionais, das linhas lógicas, independem das crenças e valores individuais.
3. Conceitue eficiência e eficácia, ilustrando-os com um exemplo prático. (Vale 1,0 ponto)
Eficiência – É a utilização racional de recursos para alcançar objetivos metas e resultados planejados.
Exemplo – É o individuo fazer um trabalho perfeito.
Eficácia – São alcance de objetivos, metas e resultados.
Exemplo – O individuo é eficaz no seu trabalho, ou seja, o individuo conseguiu realizar todos os trabalhos planejados.
4. Tornou-se clichê, atualmente, dizer-se que as organizações no final do século XIX eram completamente diferentes das que se tem hoje. Apesar de o trabalho acompanhar o homem em sua História, assunto tratado no capítulo anterior, sua organização e sua administração, como conhecemos hoje, é assunto que teve seu início no final do século XIX e início do século XX. Que fatos históricos importantes ocorreram no início do século XX, juntamente com o surgimento das Teorias Administrativas. Pesquise e discorra sobre eles. (Vale 1,0 ponto)
A revolução industrial marcou a história no século XX e junto com ela a firmação do capitalismo que levou ao desenvolvimento das teorias administrativas. A revolução aconteceu devido a grande necessidade dos empresários em atender uma demanda que rapidamente aumentou. O avanço da tecnologia, utilização de novas formas de energia, substituição do trabalho artesanal, por produção industrial com uso de máquinas mantendo o uso da ferramenta humana e substituição de oficinas por fábricas e usinas. Diante destes acontecimentos surgiram as teorias administrativas para dar uma maior visibilidade e eficiência ao novo sistema implantado.
5. Divisão do trabalho e departamentalização são processos diferentes, embora ambos busquem a especialização, o primeiro ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. Já o segundo ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si, corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos. Conceitue departamentalização e cite seus principais tipos, discorrendo suas vantagens e desvantagens. (Vale 1,0 ponto)
Departamentalização por produtos ou serviços.
Vantagens - A responsabilidade é totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto ou serviço, ou seja, o administrador no cargo de chefia de cada departamento é responsável pelo seu produto ou serviço.
Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias.
Desvantagens - Trazem elevados custos operacionais em situações que existe estabilidade ambiental e em organizações com poucos produtos diferentes ou linhas reduzidas de produtos.
Ocorre redução nas oportunidades de carreira, pois a experiência profissional é limitada a uma única linha de produção, causando limitação no mercado de trabalho.
Departamentalização por localização geográfica
Vantagens - Este tipo de estratégia é muito útil quando as situações externas favorecem a organização, pois permite, sem problemas, a adaptação às condições e necessidades da região em que está situada.
Como cada departamento opera em um território como se fosse uma organização independente, o administrador de cada departamento pode tomar suas próprias decisões de acordo com as diferenças territoriais.
Desvantagens - O enfoque territorial tende a deixar para segundo
...