Gestão De Conhecimento
Trabalho Escolar: Gestão De Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianedhay9870 • 23/9/2013 • 2.685 Palavras (11 Páginas) • 293 Visualizações
O desafio deste trabalho e compreender as dimensões da Gestão do Conhecimento (GC), sob os pontos de vista: conceitual, prático e por meio de benchmarking de líderes. Para que esses resultados sejam alcançados desenvolvemos um texto contendo o conceito de Gestão do Conhecimento de alguns autores, alguns exemplos práticos desta ferramenta, já implantados, pesquisas com lideres através de benchmarking e assuntos como a gestão e criação do conhecimento, trabalho em equipe, inovação, novas tendências e mudanças considerando os tipos de conhecimento: explícito e tácito.
A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.
A importância de se obter informações e conhecimento, com finalidade de transformá-las em oportunidades vantajosas para a organização. Aprendizagem organizacional tendo como objetivo a busca de novas habilidades e retenção de talentos como estratégias eficientes em recursos humanos, e finalmente a compreensão de que a grande chave para o sucesso empresarial é o cérebro das pessoas que compõem a esfera organizacional. Para tanto será utilizado uma pesquisa bibliográfica, buscando subsídios de alguns autores, de forma que se possa compreender a importância desse ativo empresarial, ajudando a entender que o sucesso se encontra no próprio ambiente organizacional, representados pelos seus prepostos, sendo estes o fator primordial para obtenção de vantagem competitiva.
1. DESENVOLVIMENTO.
A Gestão do Conhecimento, do inglês KM - Knowledge Management, é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.
A Gestão do Conhecimento (GC), representa um conjunto interdependente de práticas organizacionais destinadas à promover a criação, o compartilhamento e o uso efetivo dos saberes individuais e coletivos das pessoas que trabalham em uma comunidade. Praticada de forma consciente ou informal, a GC é uma atividade fundamental no processo de maturação de uma organização, pública ou privada, qualquer que seja o seu setor de atividade. Ela contribui para transformar as experiências individuais e coletivas em informações estratégicas da organização e para construir o seu patrimônio principal: o corpus humano com uma inteligência direcionada para o cumprimento de sua missão na sociedade.
Exemplos de GC Aplicadas nas Empresas
A aplicação de gestão de conhecimento em empresas parece ser uma das maneiras mais efetivas de comparar iniciativas e avaliar resultados positivos e negativos. Segue alguns exemplos de GC aplicadas em algumas empresas;
(1) Aplicação de mapas de conhecimento na representação e gestão de estruturas não hierárquicas e auto-organizadas,
(2) Identificação e registro de temas relevantes levando em conta o conceito de dimensões de conhecimento,
(3) Especificação de ações e resultados que levem em conta bases e padrões segundo os quais o conhecimento é criado e transferido,
(4) Estruturação de ambientes indutores à gestão de conhecimento para a construção de interpretações abrangentes de maior credibilidade,
(5) Identificação de sintomas da má gestão do conhecimento,
(6) Promoção de características da gestão proativa do conhecimento,
(7) Implementação de critérios para avaliar e medir resultados obtidos.
Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
Implantar métodos que gerem, armazene, e gerenciem o conhecimento. Cultivando relações, interagindo, compartilhando, investir em competitividade, buscar tecnologias que o mercado oferece qualificar seus funcionários para que os mesmos possam geram vantagem competitiva, aumentando assim as condições para o sucesso da organização dentro da nova economia.
Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento
Novo?
Explorar todas as ferramentas de tecnologia da informação disponíveis, para que a disseminação ocorra da forma mais clara e rápida. Manter os colaboradores atualizados, investindo em capacitação das pessoas e das empresas, sempre estimular os colaboradores para as conquistas que venham trazer vantagens para eles e para as empresas.
Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
Dividir os funcionários por especialidade assim eles vão ter mais autonomia para manter contato, marcar reuniões periódicas e trocar experiências. A direção da empresa deve incentivar o funcionário a compartilhar o conhecimento utilizando como exemplo softwares, e fazer com que esse conhecimento fique acessível a todos os funcionários, e para isso deve haver um incentivo por parte da empresa.
Descrição dos quatro processos de conversão do Conhecimento — Processo SECI
- Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiência direta.
- Externalização: Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão.
- Combinação: Sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação.
- Internalização: Aprender e adquiri novo conhecimento tácito na prática.
Etapa 2
Dentro de uma organização a Espiral do Conhecimento pode ser aplicada através da socialização, o conhecimento tácito é trocado e posteriormente convertido em explícito, através da externalização. Iniciando o processo de combinação, este novo conhecimento recém adquirido é combinado ao já existente gerando novos conhecimentos para a organização. Finalmente este novo conhecimento será internalizado e transformado em manuais, documentos, normas, etc. fazendo com que todo o processo se reinicie através da socialização começando tudo de novo.
A inovação tem na realidade um conceito simples, ela é uma iniciativa, modesta ou revolucionária, que surge como uma novidade para a organização e para o
...