Gestão De Conhecimento
Artigo: Gestão De Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: costatais • 15/10/2013 • 1.350 Palavras (6 Páginas) • 216 Visualizações
Resumo
Abordaremos neste trabalho compreensão do conceito e as características da gestão de conhecimento, a partir do sistema de cluster, com base em alguns autores. Conheceremos como se dá o processo de gestão de conhecimento e como pode ser utilizado esse processo para poder suprir as necessidades em e alcançar as dificuldades.
INTRODUÇÃO
Com a globalização as organizações começam a procurar por adaptação ao novo sistema e ambiente de trabalho, ressaltando que nesta fase as empresas precisam gerenciar o conhecimento gerado por seus colaboradores, e também uma forma de reter este conhecimento, e é exatamente sobre este assunto que iremos tratar neste trabalho, será abordado às formas de gestão do conhecimento, como as empresa podem utilizar o conhecimento gerado e transformar o mesmo em recursos para a organização, utilizando-se de métodos para a troca de informações entre seus funcionários, buscando o conhecimento e informações tecnológicas para suprir suas dificuldades e alcançar seus objetivos.
Será abordado o tema de gestão de conhecimento dentro do sistema de CLUSTER, onde será abordado como funciona a gestão do conhecimento dentro do cluster bem como a administração do conhecimento para que os mesmos possam ser revertidos em beneficio, ou mesmo se tornar o diferencial competitivo da empresa.
Será indicado como e porque o cluster pode ou deve ser adotado, e onde são normalmente encontrados, levando em consideração que seu conceito de gestão como troca de informações e conhecimento tecnológico, como as empresa devem gerenciar esta troca e como fazer que as mesmas sejam úteis levando que o mesmo gera despesas significativas para a organização.
CAPITULO 1
CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
A gestão de conhecimento é considerada um sistema de gerenciamento corporativo que tem como referencia o meio de compartilhar, integrar, criar e identificar assim como ter a utilização do conhecimento dentro da empresa. No passado as empresas não divulgavam seus conhecimentos, agora com o a Gestão do Conhecimento isso acabou transformando essa ideia no oposto, pois agora os conhecimentos são distribuídos a todos os interessados. O foco das empresas é reter as pessoas que têm conhecimentos, portanto os conhecimentos são passados para todos da organização para que assim possa dar motivação e recompensas. Há duas características nas empresas que adota o GC como a agilidade e a rapidez.
COMO FAVORECER A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NOVO NA EMPRESA?
O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na época Industrial passada, por isso devemos conhecer a nova era nas empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo das Informações e dos conhecimentos, por que as empresas estão visadas nas produtividades do conhecimento, pois é o que mais preocupa os gestores.
COMO FAZER COM QUE TODOS OS COLABORADORES SE APROPRIEM DESTE CONHECIMENTO NOVO?
É necessário que as empresas se adaptem aos novos conhecimentos, mesmo que ela continue com os métodos da era industrial. As empresas precisam fornecer mais informações e proporcionar aos funcionários métodos para a troca de experiências, bem como fornecer benefícios aos colaboradores, sem isto não será possível os colaboradores manterem seus postos de trabalho, passar a se adaptar ao novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando a cada dia. Pois que tem conhecimento tem um futuro dentro da empresa.
COMO RETER O CONHECIMENTO DO FFUNCIONÁRIO QUE SE AFASTA DA ORGANIZAÇÃO?
Para reter o conhecimento de um funcionário o ideal seria que o funcionário que normalmente é o mais velho da empresa comece a treinar os funcionários mais novos em diversos departamentos da organização, pois o seu conhecimento são os mais sábios. E isto deve ser feito antes mesmo que o colaborador venha a deixar a empresa, ou até mesmo a se aposentar, para tanto o mesmo também pode ser retido através de reuniões onde o mesmo pode repassas as informações e formas de trabalho.
DESSCREVA OS QUATRO PROCESSOS DE CONVERSÃO DO
CONHECIMENTO – PROCESSO SECI - E FAÇA UM DESENHO ILUSTRATIVO.
Socialização: É compartilhar e criar o conhecimento tácito através de experiência direta de indivíduo para indivíduo.
Externalização: É articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão do indivíduo para grupo.
Combinação: É sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação do grupo para organização.
Internalização: É aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática da organização para o indivíduo.
COMPARAÇÃO DAS DEFINIÇÕES DAS DUAS BIBLIOGRAFIAS.
1ª DEFINIÇÃO:
- Gestão do Conhecimento no Brasil, casos experiências e práticas de empresa privada organizadora.
Essa obra é sistematizada por casos de sucessos de Gestão do Conhecimento de empresas brasileiras sendo assim tendo inúmeros autores relatando suas experiências e práticas de
...