Gestão De Conhecimento
Exames: Gestão De Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stumm610 • 4/11/2014 • 1.951 Palavras (8 Páginas) • 203 Visualizações
INTRODUÇÃO
O conceito de Gestão de Conhecimento surgiu no início da década de 90 faz parte da estratégia profissional. Gestão de Conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada. É uma conquista e não uma aquisição. As empresas demandarão cada vez mais profissionais que saibam disso. Apontada como um novo vetor da administração moderna, a Gestão de Conhecimento é muito mais um modo de praticar, do que um recurso que se pode comprar. Dedicada a zelar dos ativos intangíveis corporativos de valor, ela deve ser praticada amplamente por todos nas organizações, sendo relevante aprender, logo no início, que longe de ser algo que se compra, é muito mais algo que se constrói com trabalho, coerência e dedicação.
Tratada como um modelo de gestão dedicado a alavancar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização, a gestão do conhecimento é um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional. E não poderia ser diferente, pois que atualmente as verdadeiras promessas de geração de riquezas estão no conhecimento. O grande patrimônio deixou de ser terras, máquinas ou propriedades. A verdadeira capacidade de a empresa prosperar,perpetuar e gerar riquezas está, de fato, muito mais no capital intangível do que no capital tangível. Veremos alguns pontos que vão mostrar e esclarecer melhor qualquer dúvida sobre este grande impreendimento que é a Gestão de Conhecimento.
1 GESTÃO DE CONHECIMENTO
Só para ter uma idéia do valor do conhecimento em nossos dias, nós mandamos navios carregados de soja para os países ricos. Mas um navio de soja exportado pode valer menos que uma nova cultura de bactérias que importamos, por exemplo. A gestão de conhecimento exige principalmente atenção e cuidados especiais para com as pessoas, uma vez que elas detêm e produzem o conhecimento genuíno. Além disso, nunca se deve perder de vista o desenvolvimento de estratégias baseadas no conhecimento. Empresas como a Petrobrás, Vale e Michelin, entre outras, revelam em comum habilidades e, conseqüência do sucesso empresarial, muito mais o zelo dos ativos intangíveis, estratégias mercadológicas bem definidas para o conhecimento e alinhamento do capital intelectual.
Considerando que a gestão de conhecimento pode ser aplicada nas mais diversas esferas sociais, incluindo empresas privadas de qualquer porte, instituições de ensino e órgãos governamentais e que o conhecimento é o que faz adiferença em qualquer setor ou negócio, devemos rapidamente desenvolver habilidades novas que nos permitam lidar de modo otimizado com o conhecimento nestas instituições. Não é exagero afirmar que mais eficazes serão e mais êxito terão os colaboradores e as empresas que se destacarem na tarefa de gerir o saber. Mais do que produzir os melhores bens de consumo, as empresas devem estender o saber e a aplicação eficaz do conhecimento também àqueles que comercializam, prestam serviços de manutenção, fazem o atendimento e estabelecem relacionamentos duradouros com os consumidores e demais stakeholders, capacitando todos ao êxito.
Infelizmente, muitos gestores concluíram seus cursos superiores e continuam se formando sem conhecer a gestão de conhecimento e se encontram despreparados para a gestão de recursos intangíveis corporativos de maior valor estratégico e “patrimonial”. Se o conhecimento se revela como o combustível essencial para todas as organizações em nossos dias, não é mais possível empregar pessoas que não saibam zelar do saber tão precioso, não dando também para deixar de preparar os colaboradores em ação para que aprendam a cuidar do conhecimento organizacional.
1.1 Modelos de Gestão de Conhecimento
1.1.1 TV Globo
O Projeto Memória da Produção da TV Globo permite maior agilidade e eficiência às futuras produções, não havendo necessidade de iniciar uma produção a partir do zero. Figurinistas, cenógrafos e produtores de arte podem utilizar como referência estudos e pesquisas realizadas anteriormente por outras produções. O Projeto Memória da Produção contribui também para a preservação do conhecimento acumulado ao longo dos 40 anos de experiência da TV Globo em produção de programas de entretenimento.
1.1.2 Cirque du Soleil
Atualmente um dos case mais discutido em faculdades como sucesso de empreendedorismo é o Cirque du Solei, este sucesso começou através de uma visão futurista e com um sonho de um dos fundadores Guy Laliberté, um jovem que por sinal não saiu de família de artistas, filho e um executivo e de uma enfermeira abandonou os estudos e se aventurou no mundo do artístico viajando para Europa, onde teve seu primeiro contato com o aprendizado das técnicas circense e onde juntou-se a outros artistas formaram o Le Club des Talons Hauts (o clube dos saltos altos, em alusão às pernas de pau usadas em alguns números), apartir desse primeiros passo veio a grande oportunidade, fazer um grande espetáculo para a comemoração dos 450 anos do descobrimento do Canadá, resolveram então fazer um espetáculo de circo com show de artista de rua com altos circenses sem animais.
Todo este se sucesso se deu devido a estratégia tomada desde o principio por um de seus fundadores que foi, não somente criar um espetáculo de sucesso, mas produzir shows que leve-se o Cirque du Soleil a sua sustentabilidade e não repetir o erro da maioria das companhias artísticas que é sobreviver dos subsídios governamentais. Essa sustentabilidade se dá uma estratégia de marketing que foi transformar produtos que identifique o Cirque du Soleil com um objeto de desejo, onde as pessoas que adquirirem o produto tenham orgulho e o prazer de mostrar aos amigos como prêmio de quem assistiu ao melhor espetáculo do mundo.
Sendo considerado uma empresa o principal objetivo é atrair quem não conhece os espetáculos do Cirque du Soleil, o responsável pela área de marketing Mario D’Amico diz, “ Estamos certos de que se presenciarem uma apresentação, irão fazê-lo de novo quando voltarmos a sua cidade com um novo espetáculo”, o que significa que o marketing não tem ligação direta com o sucesso das apresentações, o sucesso se dá a oportunidade de quem assistiu ao espetáculo e com certeza quando a turnê volta a cidade eles assistem novamente e levam um novo espectador.
...