Gestão De Custo
Exames: Gestão De Custo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 3200499751 • 27/9/2013 • 1.425 Palavras (6 Páginas) • 347 Visualizações
INTRODUÇÃO
Na área de custos, encontramos um conjunto de técnicas e procedimentos que visa, primordialmente, a quantificar os gastos das empresassinteticamente apresentados pela contabilidade – por “objetivos de custeio” específicos, criando condições para o melhor gerenciamento desses gastos.
A área de custos define a expressão “gastos” como sendo os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos financeiros incorridos pela empresa no desempenho de suas operações de produção de bens e serviços, de vendas, de pós-venda, de apoio a essas operações etc.
Há diversos sistemas de custos, que existem para facilitar a colocação dos custos aos produtos e serviços oferecidos, de acordo com a atividade principal da empresa. Complementando esse sistema, há os custos diretos, que são alocados facilmente a associação aos produtos, e os custos indiretos, que necessitam de uma etapa de rateio para a determinação exata dos custos relativos aos produtos.
Os critérios de rateios geralmente são usados para definir a alocação dos custos indiretos de fabricação, que são os gastos identificados com a função de produção ou elaboração do serviço a ser comercializado.
CONCEITOS E TERMINOLOGIAS
Conjunto de registros especiais utilizados para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos/serviços. Segundo George Leone: "ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos estoques, dos serviços, dos componentes de organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição, para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisões e de planejamento"
GASTOS
Sacrifício que empresa arca para obtenção de um bem ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de ativo (normalmente valores monetários).
Exemplos:
Gastos com mão-de-obra;
Gastos com aquisição de mercadorias para revenda;
Gastos com aquisição de máquinas e equipamentos;
Desembolsos.
Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Pode ocorrer junto com gasto (àvista) ou depois deste (a prazo).
Os Gastos podem ser classificados em: Investimentos, Custos ou despesas:
INVESTIMENTOS
Gasto com bem ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis aperíodos futuros.
Exemplos:
Aquisição de móveis e utensílios;
Aquisição de imóveis;
Aquisição de marcas patente;
Aquisição de material de escritórios;
Aquisição de máquinas e equipamentos.
CUSTOS
Gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
Exemplos:
Salário do pessoal da produção;
Matéria-prima utilizada no processo produtivo;
Combustíveis e lubrificantes usados nas máquinas de fabricação;
Depreciação dos equipamentos da fábrica;
Gastos com manutenção das máquinas da fábrica;
DESPESAS
Gasto com bens ou serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com afinalidade de obtenção de receitas.
Observação
Em termo prático, nem sempre é fácil distinguir custos de despesas.
Pode-se, entretanto, propor uma regra simples do ponto de vista didático: Todos os gastos realizados com o produto até que esteja pronto é custo, a partir daí são despesas.
Exemplos:
Salários e encargos sociais do pessoal de vendas;
Energia elétrica do escritório;
Gastos com combustíveis e refeições do pessoal de vendas;
Telefone do escritório.
Atenção: Os encargos financeiros incorridos pela empresa, mesmos aqueles decorrentes deinsumos para a produção, são sempre considerados Despesas.
PERDAS
É um gasto não intencional decorrente de fatores externos ou da atividade produtivanormal da empresa.
No 1º caso, são considerados da mesma natureza que as despesas e são lançadosdiretamente contra o resultado do período.
No 2º caso, as perdas normais de matérias- primas na produção industrial integram o custoda produção do período.
A distinção mais importante entre custo e despesa é que se um gasto é considerado despesa, ele afeta diretamente o resultado do exercício. Se ele é considerado custo, só afetara o resultado da parcela do gasto que corresponder aos produtos vendidos, a parcela correspondente aos produtos em estoque ficará ativa.
DIFERENCIAÇÃO CONCEITUAL
CUSTO DIRETO
É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.
Exemplos:
-Matérias-primas usados na fabricação do produto
-Mão-de-obra direta
-Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
Os custos diretos têm a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados.
...