Gestão De Custos
Casos: Gestão De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliaadams • 3/10/2013 • 9.278 Palavras (38 Páginas) • 384 Visualizações
GESTÃO ESTRATÉGICA DE
CUSTOS
PLANO DE ENSINO
EMENTÁRIO: Conceito de gestão estratégica de custos. Aspectos históricos da gestão de custos. Classificação e terminologia de custos. Sistemas de custeio: Absorção Integral, Absorção Ideal e Direto. Métodos de custeio. Custeio e gestão baseado em atividades. Custos para decisão e controle. Custos por responsabilidade.
OBJETIVOS: Propiciar ao aluno um aprimoramento do conhecimento sobre as teorias e práticas que permeiam a contabilidade de custos, e contribuir para que o aluno compreenda os aspectos teóricos da gestão estratégica de custos e reflita, de forma crítica, sobre o processo de sua aplicação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1) Conceitos fundamentais de custos
a) Conceituação
b) Terminologias
c) Classificação
2) Métodos de Custeio
a) Custeio por Absorção
b) Custeio Variável
3) Aspectos fiscais da avaliação de estoques
a) Avaliação de estoques de matérias-primas, produtos em elaboração e produtos acabados
4) Custos para Decisão
a) Margem de contribuição
b) Análise de Custo/Volume/lucro
c) Ponto de Equilíbrio
d) Formação de preços
5) Custeio baseado em atividades - ABC
BIBLIOGRAFIA
- BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. Porto Alegre: Bookman, 2002.
- BRAGA, Josué Pires. Um Estudo Empírico sobre a Influência da Antecipação Parcial do ICMS no Processo de Formação de Preço nas Pequenas Empresas optantes do SimBahia. XIII Congresso Brasileiro de Custos, 2006.
- BRUNI, Adriano Leal; FAMÀ, Rubens. Gestão de Custos e formação de preços: com aplicação na calculadora HP 12C e Excel – 2. ed. – São Paulo : Atlas, 2003.
- HORNGREN, C. T.; FOSTER, G. e DATAR, S. M. Cost accounting: a managerial emphasis. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2000.
- LEONE, G. S. G. Curso de contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2000.
- MARTINS, E. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2003.
- SANTOS, J. J. Análise de custos: remodelando com ênfase para custo marginal, relatórios e estudos de casos - 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
- SANTOS, J. J. dos. Análise de custos : um enfoque gerencial com ênfase para custeamento marginal - 2 ed. São Paulo: Atlas, 1990.
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade de custos da mesma forma como a contabilidade geral até pouco tempo sempre teve sua atenção voltada ao passado, analisando os custos de períodos anteriores.
A globalização de mercados e conseqüente aumento da concorrência diminuíram as margens de lucros, fazendo com que as empresas para sobreviverem e serem competitivas tiveram que reduzir custos e se atentar a detalhes que antes passavam despercebidos.
Vários modelos e ferramentas de gestão foram criadas e aprimoradas como por exemplo o Balanced Scorecard e o orçamento empresarial. A contabilidade de custos por ser peça chave para a geração de informações também teve que ser modernizada e passou a ser a base de grande parte das informações para a tomada de decisões nas empresas.
Atualmente tem função muito importante na gestão das empresas como ferramenta para identificar oportunidades de gerir o lucro através dos custos.
As informações históricas são muito importantes para a tomada de decisões que possam gerar resultados positivos para o futuro, mas mais importante que isso é prever os custos para o futuro, possibilitando decisões que ainda possam alterar o resultado durante o mês corrente.
E é daí que vem a expressão “Gestão Estratégica de custos” que significa gerenciar o lucro de forma estratégica controlando e conhecendo os custos da empresa.
Essa melhor gestão de custos significa que além de controlar os custos através de orçamentos, utilizar as informações para tomar decisões estratégicas para maximizar a lucratividade da empresa.
Algumas das ferramentas que iremos estudos se referem justamente a como gerar informações a partir da Contabilidade de Custos e como usar essas informações de forma estratégica para buscar maximizar a lucratividade da empresa. Entre as ferramentas mais importantes estão: Margem de contribuição, Análise de Custo/Volume/Lucro, Alavancagem operacional, Ponto de Equilíbrio e formação de preços de venda.
2 REVISAO DE CONCEITOS
2.1 Nomenclaturas de Custos
Para o estudo da contabilidade de custos é necessário compreender as nomenclaturas de custos, também denominadas como terminologias de custos, é forma pela qual todos compreenderão as operações existentes em uma empresa da mesma forma e contabilizarão da mesma forma. É imprescindível por exemplo tratar o pagamento de um financiamento como sendo apenas um desembolso e não um custo ou uma despesa, por isso seguem abaixo as nomenclaturas e seus conceitos:
Gasto: é o compromisso financeiro assumido por uma empresa na aquisição de bens ou serviços, o que sempre resultará em uma variação patrimonial seja apenas qualitativa no início e quantitativa em seguida, podendo o gasto ser entendido como gasto investimento, quando o bem ou serviço for utilizado em vários processos produtivos, e como gastos de consumo, quando o bem ou serviço forem consumidos no mesmo momento da produção ou serviço que a empresa realizar.
Custo: representa os gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços. Sendo assim, estão associados aos produtos ou serviços produzidos pela empresa. Como exemplos de custos podem ser citados
...