Gestão De Custos E Preços
Dissertações: Gestão De Custos E Preços. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinesantana • 29/9/2013 • 364 Palavras (2 Páginas) • 404 Visualizações
INTRODUÇÃO
Esse trabalho discorrerá sobre a importância do gerenciamento de custos e formação de preços.
O objetivo da Gestão de Custos é proporcionar à empresa o acompanhamento dos seus gastos (custos e despesas). Desde a análise e a atribuição de custos a produtos e departamentos, até procedimentos mais completos de controle, como os sistemas de custo-padrão e a técnica orçamentária.
A complexa implantação de um Sistema de Custos requer a observância das seguintes diretrizes:
1. Cada empresa desenvolverá o seu próprio sistema de controle e análise de custos
Assim como não há duas pessoas iguais no mundo, também não há duas empresas iguais, ainda que sejam do mesmo setor e ofereçam os mesmos produtos e serviços.
Sendo assim, cada empresa deve ter seu próprio Sistema de Custos. A utilização de um Sistema de Custos por uma empresa, se o mesmo foi elaborado para outra, pode gerar péssimos resultados.
Os princípios básicos para a elaboração de um Sistema de Custos são os mesmos, mas cada um deve ser adaptado às particularidades e necessidades específicas de cada empresa.
2. Por mais inteligente que seja, nenhum sistema de controle e análise de custos poderá compensar a incompetência dos administradores da empresa
Algumas empresas só pensam num Sistema de Custos quando os prejuízos começam a surgir. Quando isso ocorre, acaba sendo atribuído o problema à falta de um Sistema de Custos eficaz, porém, devem ser investigadas as verdadeiras causas.
A falha pode ser a incompetência dos administradores, o que deve ser admitido o mais rapidamente possível. E as alterações de pessoal devem ser adotadas o quanto antes, por mais delicada que possa ser a situação.
Mesmo assim, por mais que seja eficiente um sistema de custos, este não poderá superar alguma ineficiência administrativa.
3. Entre dois sistemas de controle de eficiência equivalentes, o mais simples deverá ser adotado.
4. Realismo no prazo de implantação ou revisão de um sistema de controle e análise de custos.
5. Cuidado com a impressão de que a formulação de um sistema de análise de custos existente é mais simples do que a criação de um primeiro sistema. (Às vezes, nesses casos, é melhor adotar outro sistema)
6. Pessoas são decisivas para a eficiência dos sistemas.
7. Sistemas impraticáveis são inúteis.
8. O futuro é muito importante no planejamento de um sistema de controle e análise de custos.
...