Gestão De Custos Logísticos
Trabalho Universitário: Gestão De Custos Logísticos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adelirio • 15/8/2014 • 4.490 Palavras (18 Páginas) • 297 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO: CUIABÁ – MT
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
ADELIRIO FLORIANO................................RA 415113
ELVIS ALVES DE OLIVEIRA.....................RA 434347
JOSYLÉIA M. S. FERREIRA........................RA 414948
LUDMILA OLIVEIRA SILVA.....................RA 435303
OSMARINA MARQUES BATISTA......RA1299840723
GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS
3°SEMESTRE
Professor Ead: Marcelo Carvalho
CUIABÁ, 14 DE MAIO DE 2014.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, tem se observado que a Logística está ganhando seu espaço, levando muitas empresas reestruturarem suas operações. Este macroprocesso, por alguns considerado em seu clássico papel de transportar, armazenar e disponibilizar bens aos processos de transformação e consumo apresenta-se como fator estratégico para o sucesso das empresas.
Como afirmou PETER DRUCKER, citado por LAMBERT et al.(1998);
“A Logística é um elemento integrador entre as atividades de uma empresa, apresentando-se como um ponto estratégico que deve ser gerenciado da melhor maneira possível, pois pode ser considerado como o ‘ponto nevrálgico’ de uma empresa, a sua ‘última fronteira de gestão’, agregando valor econômico a clientes e acionistas”.
Buscando tornar-se fator de vantagem competitiva, a Logística deve estar preparada para atender, com a melhor eficiência e eficácia possível, à agregação de valor ao cliente e, para isso, deve estar constituída de processos e atividades que a tornem otimizada.
Nesta atividade prática supervisionada, proveniente de uma empresa focada no transporte rodoviário de encomendas atuando em âmbito intermunicipal e interestadual, a qual disponibilizou informação relativa a custos receitas e processos internos contínuos de trabalhos os quais tem como objetivo oferecer um serviço de transporte e logística com eficiência e custos acessíveis ao cliente bem como para a organização e demais informações essenciais.
Mediante o exposto presume-se que os processos logísticos devem corresponder às necessidades de movimentar informações, produtos e matérias de forma ágil, confiável e segura, contornando-se problemas geográficos, de circulação entre outras adversidades. Sempre focado nos conceitos de racionalidade, tanto operacional quanto financeira.
CONCEITO PROCESSOS E SUBPROCESSOS LOGÍSTICOS
Atualmente a gestão empresarial está voltada para os processos, que consequentemente é composto por um conjunto de sub processos, atividades e tarefas que se inter-relacionam, no esforço de agregar valor e gerar bens e serviços, no intuito de atender às necessidades dos clientes internos ou externos.
A logística sendo tratada como um macroprocesso divide em três processos básicos e seus sub processos:
Abastecimento (inbound) – engloba as atividades realizadas para colocar os materiais e componentes disponíveis à produção ou distribuição (obtenção de materiais e componentes nacionais e importados), utilizando técnicas de armazenagem, movimentação, estocagem, transporte e fluxo de informações, relacionado a este processo temos os sub processos;
• Armazenagem – administra os espaços necessários para manter o estoque, envolve problemas como localização, dimensionamento de área, arranjo físico, estoque e configuração do armazém.
• Transporte – deslocamento de pessoas e mercadoria de um local para o outro, feito por meio de veículos, aeronaves, embarcações ou por equipamento de movimentação, configuração da rede de distribuição.
• Compras – é a atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico, seleciona fontes de suprimentos, das quantidades a serem adquiridas, da programação das compras, da forma pela qual o produto é obtido.
Planta, interna ou operativa – envolve todas as atividades realizadas no suporte logístico à produção, todo fluxo de materiais e componentes na manufatura dos produtos em processo, até a entrega dos mesmos no estágio final para a Logística de Distribuição; acondicionados a este processo estão os sub processos de:
• Armazenagem – atividades de movimentação interna e acondicionamento.
• Transporte e planejamento – pode ocorrer no deslocamento externo interplantas de componentes para sub montagens.
• Controle da Produção (PCP) – Planeja e controla atividades produtivas da empresa, cuida das matérias-primas necessária, da quantidade de mão de obra, das máquinas e equipamentos, dos estoques dos produtos acabados, etc.
Distribuição (outbound) – engloba todo fluxo, desde a solicitação de vendas, processamento do pedido até a entrega do cliente/consumidor final, tanto no mercado nacional como no externo, incluindo as atividades relacionadas ao pós-venda; o composto de Marketing (produto, preço, promoção e distribuição), que no âmbito dos sub processos de armazenamento e transporte busca uma forma estratégica de agregar valor ao cliente. Envolvem os seguintes sub processos;
• Armazenagem – envolve atividades como Picking (retirada dos itens em estoque para atender uma demanda específica, coleta e separação de pedidos, segundo as necessidades de cada cliente). Expedição que trata de transferência de materiais agrupados por rotas para a doca de expedição, leitura de etiquetas com código de barras, conferência dos volumes a serem despachados, pesagem e carregamento dos veículos.
• Transporte e Processamento de pedidos – atividades críticas em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes, essa atividade dá início à movimentação de produtos e a entrega de produtos.
DIVERSOS TIPOS DE MODAIS E CUSTOS
Muitas organizações buscando minimizar os custos de operação logísticas têm transformando seus departamentos de logística em Unidade de Negócio Autônomas.
...