Gestão De Empresas
Exames: Gestão De Empresas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: keel001 • 3/11/2014 • 512 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
ETAPA 2
A segunda etapa analisa a velocidade das mudanças dentro dasorganizações e quais os efeitos que essas mudanças provocam nos indivíduos, além da comparação entre uma empresa tradicional e outra que aplica a gestão do conhecimento,conforme os passos a seguir.
Passo 1
Os conceitos de gestão e espiral do conhecimento, e os efeitos das inovaçõesdentro das organizações podem ser aplicados de forma satisfatória, apesar de osconceitos ainda não estarem totalmente estruturados, eles podem ser vistos como formade estratégia de gerenciamento. É importante dizer que se deve estar atento para osucesso ou não da utilização do espiral do conhecimento na empresa, pois para issotodas as pessoas envolvidas devem está suficientemente motivadas para toda essatransformação, levando em consideração também as políticas e diretrizes da empresa, para que possam viver num ambiente propício a colaboração. A Gestão doConhecimento trás as empresas uma forma de se livrar de modelos antigos que deramcerto no passado, mas que atualmente não dão mais.O conhecimento também trás a inovação que nada mais é que procurar acompanhar o mercado, as empresas japonesas são exemplos disso, pois se tornamfamosas por sua capacidade de responder rapidamente aos clientes, criar novosmercados, desenvolver agilmente novos produtos e dominar as tecnologias. O mundoempresarial está sempre em mudança, assim as organizações precisam acompanhar essaevolução, buscando estratégias competitivas para atingir seus objetivos.
Passo 2
As respostas a seguir são fonte de entrevista realizada com o gerente da loja “ArmazémParaíba” Daniel Alves Brito da cidade de marabá. Conforme orientado, através das respostas dadas por ele e do que pesquisamos, segue as respostas:
a) Os que eles entendem por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia-a-dia das organizações em que atuam?
Pode ser visto como algo novo, e uma forma desair de modelos antigos de gerenciamento nas empresas. Tentam criar sempre ideiasnovas, tendo consciência de que ideias que deram certo no passado não significam quesempre terão êxito. Aplicam o conhecimento de acordo com o que transmitem seuscolaboradores, tentam de alguma forma ouvir ideias e sugestões que podem dar ou nãocerto, mas que não saberiam se não tivessem essa troca e até mesmo a utilização desseconhecimento dia-a-dia empresarial.
b) Relatar, se possível, cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimentona empresa:
O domínio pessoal, que é expandir a capacidade de produzir os resultadosdesejados para a vida; As formas de pensar, que determinam não somente a forma comovemos o mundo mais também como exigimos; A visão compartilhada desenvolve nas pessoas o senso comum, guiando de forma não visível para a direção quem tem comomissão; Aprendizado em equipe alinha e desenvolve a capacidade coletiva de se criar osresultados definidos pela equipe; E por fim o pensamento sistêmico que visa ajudar aenxergar as coisas como parte de um todo, bem como criar e mudar sua realidade.
c) Quais são as barreiras do Conhecimento?
As barreiras podem ser tanto noindividuo quanto na organização. No individuo pode ser citado sua cultura,aprendizado,
...