Gestão De Operações E Processos
Ensaios: Gestão De Operações E Processos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: drbaia • 24/6/2014 • 858 Palavras (4 Páginas) • 343 Visualizações
• Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
A função básica do controle estatístico de processo é padronizar a produção de forma a evitar a variabilidade. A variabilidade como o próprio nome diz, são as variações ocorridas nas especificações dos produtos finais de uma organização. Essa variação compromete o sistema de qualidade visto que alguns produtos deverão ser retrabalhados ou simplesmente sucateados. Uma ferramenta importantíssima no controle estatístico de processo é a estatística. Através dela efetua-se coleta de dados no processo e formaliza-se uma padronização que deverá ser acompanhada de perto pelos envolvidos no processo de produção. ( http://www.qualidade.com.br/internas/int1.php?item1=&item2=&item3=&idIntA=26). Com relação ao planejamento e controle da produção:
Resposta Selecionada: d.
Utiliza o controle estatístico do processo como ferramenta da qualidade.
Resposta Correta: d.
Utiliza o controle estatístico do processo como ferramenta da qualidade.
Feedback da resposta: O controle estatístico do processo é uma importante ferramenta da qualidade, desenvolvida em 1926, (e utilizada até hoje) por um analista chamado Shewart, da Bell Labs, que altera a visão tradicional da qualidade, de inspecionar produtos ao fim da linha, para uma ênfase em monitorar o processo de produção.
• Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
O termo Just-in-Time (JIT) denomina uma filosofia de organização da produção de bens ou serviços que incorpora um conjunto de conceitos e técnicas voltadas para a melhoria de desempenho global dos sistemas produtivos, focado, principalmente, na minimização das perdas. Na verdade, ela representa o resultado de um esforço deliberadamente orientado para a melhoria das condições de gerenciamento da produção, incluindo o planejamento, a programação, a preparação e o controle das atividades do chão de fábrica. Os exemplos de JIT mais bem sucedidos são encontrados em empresas com produção repetitiva de grande volume, de um mix delimitado de produtos e operando sob demandas estáveis. O mais conhecido desses exemplos é a Toyota, onde o sistema nasceu. (extraído de http://www.preactor.com.br/pcp-just-in-time-software-aps.html?gclid=CPn9qI_I5KYCFa5k7AodSUDn2g) Com relação ao sistema just-in-time NÃO É CORRETO afirmar que:
Resposta Selecionada: c.
É capaz de eliminar todo e qualquer desperdício, mas não afeta a produtividade.
Resposta Correta: c.
É capaz de eliminar todo e qualquer desperdício, mas não afeta a produtividade.
Feedback da resposta: O combate ao desperdício é o pilar mestre da filosofia just-in-time. Conforme o texto: “Se fossem capazes de eliminar todo e qualquer desperdício, a produtividade se decuplicaria. E esta se tornou a pedra fundamental do Sistema Toyota de Produção, renomeado mais tarde Just in Time”.
• Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Partindo do principio que a gestão da produção e operações ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros), é CORRETO afirmar que recursos escassos são aqueles que:
Resposta Selecionada: b.
Para serem consumidos necessitam de algum tipo de tratamento ou transformação.
Resposta Correta: b.
Para serem consumidos necessitam de algum tipo de tratamento ou transformação.
Feedback da resposta: A água, por exemplo, passa por um tratamento (em São Paulo pela SABESP). Por não ser possível consumir a água em seu estado natural ela é um recurso escasso. Outro exemplo de recurso escasso é o ferro que, enquanto minério, não tem aplicação industrial. São necessárias várias transformações para obter o aço.
...