Gestão De Pesoas
Trabalho Escolar: Gestão De Pesoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 12031986 • 15/5/2014 • 1.269 Palavras (6 Páginas) • 440 Visualizações
A Gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo
Nesta introdução queremos demonstrar um comparativo das mudanças de RH para gestão de pessoas, como estas mudanças deram um novo rosto para que as empresas pudessem administrar melhor seus capitais humanos.
Destaca-se a Administração de Recursos Humanos (ARH) que é uma das áreas mais afetadas pelas mudanças que ocorrem no mundo moderno. O século XX proporcionou o aparecimento de três eras distintas.
A era da industrialização clássica de relativa estabilidade, trouxe o modelo hierárquico, funcional e departamentalização de estrutura organizacional. Foi à época das relações industriais, (desenho mecanicista).
A era da industrialização neoclássica, de relativa mudança e transformação, trouxe o modelo híbrido, duplo e matricial de estrutura organizacional. Foi à época da administração dos recursos humanos, (desenho matricial).
A era da informação de forte mudança e instabilidade, está trazendo o modelo orgânico e flexível de estrutura organizacional, no qual prevalecem as equipes multifuncionais de trabalho. É a época da gestão de pessoas e com pessoas, (desenho orgânico).
As três eras trouxeram diferentes abordagens sobre como lidar com as pessoas dentro das organizações. Ao longo das três eras, a área de ARH passou por três etapas distintas:
Relações industriais e pessoas: Na industrialização clássica surgem os antigos departamento de pessoas e, posteriormente, os departamentos de relações industriais que se restringem a atividades operacionais e burocráticas, recebendo instruções da cúpula sobre como proceder. Pessoas são consideradas apêndice das máquinas e meros fornecedores de esforço físico e muscular, predominando o conceito de mão – de – obra.
Recursos Humanos: Na industrialização neoclássica, surge o departamento de recursos humanos que substituem os antigos departamentos de relações industriais.
Gestão de pessoas: Na era da informação, surgem as equipes de gestão de pessoas, que substituem os departamentos de recursos humanos. As tarefas operacionais e burocráticas são transferidas para terceiros através da terceirização, enquanto as atividades táticas são delegadas aos gerentes de linhas em todas as organizações passaram a ser gerentes de pessoas.
No mundo de hoje as preocupações das organizações se volta para a globalização, pessoas, clientes produtos e serviços, conhecimento, resultados e tecnologia. As mudanças e transformações na área de RH são intensas e predomina a importância do capital humano e intelectual.
Os novos papéis da gestão de pessoas são definidos em quatros eixos:
1. Administração de estratégia de recursos humanos. Como RH pode ajudar a impulsionar a estratégia organizacional.
2. Administração da infra-estrutura da empresa. Como o RH pode oferecer uma base de serviços a organização para ajudá-la a ser eficiente e eficaz.
3. Administração da contribuição dos funcionários. Como RH pode ajudar no envolvimento e comprometimento dos funcionários, transformando-os em agentes empreendedores, parceiros e fornecedores para a organização.
4. Administração da transformação e da mudança. Como o RH pode ajudar na criação de uma organização criativa, renovadora e inovadora.
Destaca-se a administração de talentos humanos e do capital intelectual: Na era da informação como estamos aprendendo a viver - as mudanças que ocorrem nas empresas são acima de tudo mudanças culturais e comportamentais transformando o papel das pessoas que delas participam. E essas mudanças ocorrem também na área da ARH, provocando uma profunda transformação em suas características:
• Uma nova visão do homem, do trabalho e da empresa
• Estrutura plana, horizontalizada, enxuta, de poucos níveis hierárquicos
• Organização voltada para processos e não para funções especializadas e isoladas
• Necessidade de atender ao usuário – interno ou externo- e, se possível, encantá-lo
• Sintonia com o ritmo e a natureza das mudanças ambientais
• Visão voltada para o futuro e para o destino da empresa e das pessoas
• Necessidade de criar valor e de agregar valor às pessoas, à empresa e ao cliente
• Criação de condições para uma administração participativa e baseada em equipes
• Agilidade, flexibilidade, dinamismo, e proação
• Compromisso com a qualidade e com excelência de serviço
• Busca da inovação e da criatividade
Talento Humano / Capital humano / capital intelectual
Com a tecnologia e a velocidade da informação, as empresa tem buscado investir no capital humano, o que tem sido fundamental para o sustento dos negócios. Por isso o RH vem buscando ferramentas inovadoras principalmente na atenção de recrutar talento interno e externo.
Gerir talento humano está se tornando indispensável para o sucesso das organizações. Ter pessoas não significa necessariamente ter talentos. Para ter talento a pessoa precisa possuir algum diferencial que a valorize. Hoje o talento envolve três aspectos:
1. Conhecimento. É o saber. Constituiu o resultado de aprender a aprender, aprender continuamente e aumentar continuamente o conhecimento.
2. Habilidade. É o saber fazer. Significa
...