Gestão De Pessoal
Trabalho Escolar: Gestão De Pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: myryam • 26/5/2014 • 3.235 Palavras (13 Páginas) • 244 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância – Pólo COTIA
Gestão de Pessoas
Trabalho de GESTÃO DE PESSOAL apresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp como exigência parcial para obtenção em Tecnólogos, com habilitação em Gestão, sob a orientação do Prof.Msc. Mônica Satolani e o Tutor a Distância Sandro Paulino Santos Souza.
Fabiana Santos RA 7983703953
Elane Gabriela Barbosa RA 7930707552
Miriam Miguel RA 7536654411
Paulo R. Valim Fontoura RA 7933686217
Estela Valeria Anthero RA 7373657898
PÓLO COTIA
2014
Sumário
Sumário 2
Introdução 3
Etapa 1 Passo 1 Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais 4
Etapa 1 Passo 1 Introdução á moderna gestão de pessoas 5
Etapa 1 Passo2 Paralelo entre o Filme Tempo Moderno e a Moderna Gestão de Pessoas 6
Etapa 2 Passo 2 Recneus LTDA. 10
Etapa 3 Plano de Ação 11
Etapa 4 Passo 1 Relação entre empregador e empregados 12
Etapa 4 Passo 2 Higiene e Segurança no trabalho 13
Bibliografia 14
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo elaborar um plano de ação, identificar as diferentes formas de recrutamento, seleção e avaliação de desempenho nos tempos atuais.
Visa apontar as dificuldades que as organizações enfrentam nos dias atuais para conquistar seu espaço no mercado que está cada vez mais competitivo. Irá mostrar também a preocupação da moderna gestão de pessoas com os Recursos Humanos.
ETAPA 1
Passo 1
Gestão de pessoas e as mudanças organizacionais
A gestão de pessoas ela é geral e imprescindível nas organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada.
Essa área vem passando por mudanças, umas das grandes transformações foram principalmente na relação de pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram às pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.
Tem como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, além de agregar, aplicar, recompensar, remunerar. Para total eficácia dos objetivos é necessário que as pessoas sejam tratadas como fontes de sucesso tornando-as elementos básicos na organização, ou seja, agentes ativos no processo organizacional.
As gestões de pessoas incluem seis processos dinâmicos interativos, que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Esses processos são um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente.
O movimento holístico na gestão de pessoas aborda o sistema da velha tradição cartesiana de dividir, segmentar e separar, que foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas, e sim nos processos que transitam de ponta a ponta. O holismo é focar em todo e não apenas em suas partes. Os movimentos de reorganização empresarial, como a reengenharia e o downsizing, provocaram a substituição da organização funcional pela organização em rede de equipes focadas em processos.
RESUMO
INTRODUÇÃO À MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
“Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. [...] Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los”.
As pessoas passam a constituir a vantagem competitiva das organizações.
Contexto da Gestão de Pessoas = Pessoas + Organizações.
As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações e dependem delas para sua subsistência e sucesso pessoal. Já as organizações dependem diretamente das pessoas para produzir seus bens e serviços, atender os clientes, etc.
Conceito de Gestão de Pessoas
É uma área contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização.
A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:
As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.
As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.
As pessoas como parceiras da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços,
...