Gestão De Pessoas Atps Etapa 1
Monografias: Gestão De Pessoas Atps Etapa 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sfavaretto • 2/10/2014 • 514 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
Passo 2 .
O filme de Charles Chaplin – Tempos Modernos – retrata uma época inversamente paralela aos padrões de gestão de pessoas da atualidade. Chaplin mais que demonstra a situação do empregado daquela época em seu filme, ele revela com minuciosos detalhes a brutal junção do homem e há máquina nos anos 30. As organizações daquele período não tinham foco nas pessoas e sim nas tarefas, os empregados realizam uma longa jornada de trabalho diária sem benefícios e uma remuneração não condizente ao serviço prestado, desproporcionando assim o bem-estar e a qualidade de vida dos empregados. Assim, a Administração de Pessoal (como ficou conhecida nos anos 30) tinha a função básica de recrutar e selecionar as pessoas, sem levar em conta a orientação, treinamento e a pós-seleção para a inserção na instituição.
Hoje em dia a situação é diferente as organizações focam nas pessoas. Elas capacitam e desenvolvem seus colaboradores para assim utilizar suas habilidades e proficiências em um mundo de mudanças e desafios. Pois com as massas de atualizações e informações nos tempos atuais as instituições tendem a tornarem-se mais flexíveis, e para isso necessitam de pessoas com habilidades no que fazem além da criatividade e comprometimento com a instituição.
Assim podemos imaginar que nos anos 30 não havia uma área de Recursos Humanos bem estruturados e alinhados como as de nossa atualidade. Hoje as preocupações são maiores e o foco no bem-estar de seu colaborador é maior, e sem contar as jornadas de trabalho que são menores e com maiores benefícios que antes não existiam. As políticas que são estabelecidas quando se tratam das pessoas, na maioria dos casos, as instituições tentam envolver seus colaboradores para que tal política seja realmente aplicada e, consequentemente, benéfica a elas.
Antigamente os gestores (gerentes, supervisores, chefes de setor, entre outros) eram somente responsáveis pela sua atividade não interessando gerir as pessoas com quem eles formavam seus grupos, interessando-lhes somente ordenar demandas e mais demandas e se estavam fazendo certo ou errado a produção de tal bem.
Presentemente temos essa realidade diferente, porque todo e qualquer gestor de qualquer seção ou departamento é também um gestor de pessoas, pois com as ocorrências e variações pertencentes à nossa atualidade o gestor tem de saber comunicar-se com sua equipe e ter ciência do que ocorre com seus parceiros. Todavia isto hoje ocorre somente por causa da descentralização da administração de recursos humanos, deixando-a assim mais flexível e com maior agregação de valor para a tomada de decisão.
Contudo não podemos deixar de notar que as diferenças entre tempos são muito grandes, com proporções de conteúdo diferentes e imensuráveis, mas desde os tempos passados algumas pessoas já pensavam na importância de seu capital intelectual, como por exemplo, Henry Ford, que dizia em uma de suas diversas frases o seguinte: “Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios.” E a partir das necessidades e declarações de insatisfações, que muitos hoje têm uma melhor gestão e é mais bem gerido dentro das organizações.
...