Gestão De Produtos E Marcas
Casos: Gestão De Produtos E Marcas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabelmitchell • 27/2/2014 • 1.248 Palavras (5 Páginas) • 533 Visualizações
Sua empresa fabrica e comercializa talheres de diversos tipos e está lançando um novo produto - o CORTADOR ESPÁTULA DE PIZZA.
• O produto é novidade no mercado, apesar de partir de outras ideias já existentes (tesoura e espátula).
• Usualmente não se utiliza tesoura, mas sim facas e cortador de pizza para isso. O cortador tem desvantagens no sentido de perder o fio facilmente e de poder acumular sujeira na parte interna do encaixe.
• As facas sempre podem ser perigosas quando manuseadas com pouco cuidado, mesmo por adultos.
• Além destas vantagens já vem com uma espátula que permite à medida que você corte, retire a fatia selecionada e possa servir imediatamente, diminuindo assim o tempo ou uso das mãos, visto que só precisa de uma. Isso está diretamente ligada a maior higiene também, pois não precisamos segurar a fatia de pizza.
• Será comercializada nacionalmente ao preço de R$30,00
Questionamentos para você que é o gerente de marketing da empresa:
1. Das quatro estratégias de crescimento propostas pela Matriz Produto-Mercado, de Ansoff, quais você consideraria adequadas a situação deste novo produto a ser lançado no mercado? Justifique sua escolha. (2,5 pontos)
Resposta:
De acordo com Hübler (2011 apud Limeira, 2006, p. 99), a Matriz Produto-Mercado, de Ansoff, as estratégias de crescimento que seriam adequadas para esse novo produto, seriam:
Estratégia de desenvolvimento de produto: visto que, esta se refere ao lançamento de um novo produto no mercado em que a empresa já atua, que é o de talheres de diversos tipos. E conforme Serrano, “normalmente são utilizadas novas versões, novos produtos, em si, ou novas categorias de produtos. Inovação e desenvolvimento de linhas de produto são fundamentais nesta estratégia.”
Estratégia de diversificação: refere-se ao lançamento de um novo produto em mercados em que a empresa ainda não atua, ampliando a carteira de possíveis clientes. E de acordo com Serrano, “É, talvez, a mais complicada e arriscada estratégia prevista na Matriz, já que há duas variáveis não controladas pelas empresas: o desconhecimento dos novos mercados e o desconhecimento dos novos produtos.”
Essas seriam as estratégias, dentre as quatro propostas, pois visam o lançamento de um novo produto, dentro do mercado que a empresa já comercializa e também em mercados que ela ainda não atua. Por exemplo, com a estratégia de desenvolvimento de produto, o lançamento desse novo talher traria novidades a marca, mais variedade em seu leque de opções, reforçando a imagem da mesma perante ao seu público.
E se o foco da empresa fosse de vender suas mercadorias em lojas, se poderia ampliar o mercado, como vender para restaurantes, pizzarias, hotéis, de forma que a marca atingiria um maior número de consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, reforçando ainda mais a marca e trazendo mais lucro.
Referências:
HÜBLER, Eduardo Aquino. Gestão de produtos e marcas: livro didático. 12.ed. Palhoça: UnisulVirtual, 2011.
SERRANO, Daniel Portillo. Portal do Marketing: A Matriz de Ansoff. Disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Matriz_de_Ansoff_Produto_Mercado.htm. Acesso em: 24 fev 2014.
2. Segundo Kotler e Keller, oito podem ser as dimensões de diferenciação de um produto. Quais você utilizaria para o produto em questão? Justifique cada uma das suas ações. (2,0 pontos)
Resposta:
Conforme Kotler e Keller, as dimensões de diferenciação de um produto que seriam adequadas para esse novo produto, seriam:
Forma: refere-se aos diferentes tamanhos, cores, formatos ou estruturas físicas que o produto pode apresentar (KOTLER; KELLER, 2006). Dessa forma, esse novo talher pode ser diferenciado pelo seu formato, cor.
Características: são as funções agregadas ao produto, como a união da tesoura com a espátula para cortar a pizza (KOTLER; KELLER, 2006).
Qualidade de Conformidade: os consumidores “esperam que todas as unidades produzidas sejam idênticas e atendam às especificações prometidas”. Ou seja, todas as espátulas tesoura terão de ser exatamente iguais (KOTLER; KELLER, 2006).
Durabilidade: O produto deve ter uma durabilidade longa, para que ele não se torne algo descartável e para que continue atraindo mais consumidores.Os clientes poderiam pagar por um valor maior, caso a mercadoria realmente tiver um tempo de vida útil prolongado, permitindo seu uso contínuo, sem sofrer grandes desgastes naturais de uso (KOTLER; KELLER, 2006).
Confiabilidade: essa característica significa “a mensuração da probabilidade do produto não quebrar ou apresentar defeitos”. (KOTLER; KELLER, 2006). Como a empresa já possui outros talheres, pressupondo que os mesmos já tenham uma boa fama de produtos confiáveis, esse novo talher terá essa vantagem ao entrar no mercado.
Estilo: “é o visual do produto e a sensação que ele passa ao comprador”. A estética tem um papel importante para criar uma diferenciação entre outras marcas. Mas apenas um design arrojado não será garantia de vendas, é preciso que seja funcional e que agrade aos consumidores. (KOTLER; KELLER, 2006).
Referências:
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de Marketing. 12.ed. São paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
3. Como é um produto novo no mercado, em que categoria ele pode ser classificado? Justifique seu posicionamento.
...