Gestão De Residuos Solidos
Ensaios: Gestão De Residuos Solidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: well007 • 20/10/2014 • 3.133 Palavras (13 Páginas) • 176 Visualizações
Introdução
O presente Relatório busca apresentar de maneira sucinta o despreparo da Administração Pública na prestação dos serviços de saúde necessários ao pleno atendimento das necessidades da população de Brasília. Para tanto, e de acordo com o conteúdo proposto na ATPS, passaremos apresentar os conceitos da boa gestão pública, bem como, um levantamento exploratório e bibliográfico dos órgãos que compõem o sistema de saúde do Distrito Federal. O trabalho a ser realizado fará uso da literatura indicada, da literatura disponíveis no meio de comunicação, bem como de dados obtidos através dos questionários aplicados junto a População usuários do sistema de saúde. Por fim, o grupo buscará apresentar conforme solicitado na ATPS um proposta de adequação (melhoria) dos serviços prestados.
Gestão
Antes de passarmos a falar de Gestão Urbana se faz necessário entender o significado etimológico da palavra Gestão. A palavra gestão vem do Latim GESTIO, “ato de administrar, de gerenciar”, de GERERE, “levar, realizar”. Assim podemos entender que a palavra Gestão “é o ato de Administrar determinado recurso (elementos), com intuito de alcançar determinado objetivo”.
Deste modo, podemos dizer que a palavra gestão esta intimamente ligada aos princípios fundamentais da Administração, planejar, organizar, dirigir e controlar, assim sendo, Gestão nada mais é do que uma ferramenta de gerenciamento administrativo voltada para alcance de objetivos pré-determinados. Aceitando essa linha de pensamento, a palavra gestão torna-se um ramo das ciências humanas, vez que também trata de cuidar dos conflitos existentes em grupos distintos de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes. Assim, gestão trata não somente de pessoas, mas de todos os recursos disponíveis que necessitam de um cotrole mais apurado, podendo seus princípios, serem empregados nos mais diversos ramos do conhecimento.
Poderíamos neste trabalho, falar de gestão administrativa que além das técnicas de administrar, ainda se utiliza de outros ramos do conhecimento como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística a sociologia, a informática entre outras. Temos ainda gestão dos recursos matérias ou dos recursos intelectuais parte essencial da gestão administrativa de uma organização. Existem ainda outros ramos da gestão como a gestão de projetos ou gerenciamento de projetos, que consiste em um grupo de medidas ou iniciativas temporárias, que vão contribuir para o desenvolvimento de um produto ou serviço.
No âmbito do meio ambiente, temos a gestão ambiental que é uma área relacionada com a sustentabilidade e planejamento ambiental e aborda a vertente econômica, social e ambiental das atividades empresariais. As funções do gestor consistem a princípio, na fixação de metas a serem alcançadas através do planejamento, da analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo.
Gestão Urbana
Como temos observados Gestão “é o ato de gerir, cuidar, gerenciar recursos, na busca de objetivos previamente definidos”. Mas o que vem a ser Gestão Urbana?. A palavra urbano(a), retrata um noção de espaço geográfico determinado, dotado de diversas infraestrutura básica, criada para dar suporte a determinada população. Assim, Gestão Urbana, a nosso ponto de vista seria “o emprego de técnicas e normas administrativas, de modo a alcançar com os recursos existentes, as metas e objetivos traçados, buscando a harmonia entre os fatores preexistente de desequilíbrio, em vista ao provimento das necessidades básicas da população atendida, como habitação, trabalho, saúde; educação; recreação e circulação...”.
Brasília Breve histórico
Centro das decisões Políticas do País, o Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Com uma extensão de aproximadamente 5.801.937 km², situa-se na Região Centro-Oeste, é a menor unidade federativa brasileira e a única que não tem municípios, esta dividida em 31 regiões administrativas, Em seu território, está localizada a capital federal do Brasil, Brasília, que é também a sede do governo do Distrito Federal. O Distrito Federal é praticamente um enclave no estado de Goiás, não fosse a pequena divisa de menos de dois quilômetros de extensão com Minas Gerais, marcada pela passagem da Rodovia DF-285. Por via terrestre, o Distrito Federal conecta-se a Minas Gerais por uma pequena ponte de 130 metros sobre o rio Preto.
Idealizada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília foi construída e por fim inaugurada em 21 de abril de 1960, tornando-se assim a terceira capital do Brasil. Como capital nacional, Brasília é a sede dos três principais ramos do governo brasileiro e hospeda 124 embaixadas estrangeiras. A cidade também abriga a sede de muitas das principais empresas brasileiras. A política de planejamento da cidade, como a localização de prédios residenciais em grandes áreas urbanas, a construção da cidade através de enormes avenidas e a sua divisão em setores, tem provocado debates sobre o estilo de vida nas grandes cidades no século XX. O projeto da cidade a divide em blocos numerados, além de setores para atividades pré-determinadas, como o Setor Hoteleiro, Bancário ou de Embaixadas.
A política e a administração do Distrito Federal distinguem-se das demais unidades da federação em alguns pontos particulares, conforme definido na Constituição do Brasil de 1988. O Distrito Federal rege-se por lei orgânica, típica de municípios, e não por uma constituição estadual, acumula as competências legislativas reservadas aos estados e municípios, não vedadas pela Constituição. O Poder legislativo do Distrito Federal é exercido pela câmara legislativa, com 24 deputados distritais eleitos. O caráter híbrido do Distrito Federal é observável por sua Câmara Legislativa, mistura de Câmara Municipal (Poder Legislativo Municipal) e Assembleia Legislativa (Poder Legislativo Estadual), sendo que o chefe do Poder Executivo é o governador. O Distrito Federal possui autonomia para instituir e arrecadar tributos próprios aos estados, como o imposto sobre a circulação de mercadorias, serviços e impostos, sobre a propriedade de veículos automotores, Imposto sobre Transmissões Causa Mortise, Doações de qualquer Bem ou Direito, e aos municípios, como o imposto predial e territorial urbano, Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza
...