Gestão De Tecnologia
Artigo: Gestão De Tecnologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 22/5/2014 • 2.822 Palavras (12 Páginas) • 430 Visualizações
Universidade Anhanguera UNIDERP
Administração
Gestão de Tecnologia
Juarez Rosa Martinho RA: 388231
Mudanças nas Organizações
Professor EAD da disciplina: Rosiron Dias Barbosa
Tutor EAD da disciplina: Oderson Dias de Mello
Rio Verde, 20 de Junho de 2013
Visitamos a empresa BRF S.A que se estabeleceu em Rio Verde, estado de Goias, no ano de 2000, situada Rodovia BR060 Km 394, Setor Industrial. A BRF foi criada a partir da associação entre Perdigão e Sadia. A empresa nasceu como um dos maiores players globais do setor alimentício, reforçando a posição do país como potência no agronegócio. Atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), alimentos processados de carnes, lácteos, margarinas, massas, pizzas e vegetais congelados, com marcas consagradas como Sadia, Perdigão, Batavo, Elegê, Qualy, entre outras. A empresa terceiriza várias atividades como: vigilância, limpeza, jardinagem, alimentação e transporte.
Falamos com o Sr. Murilo Nunes Guimarães responsável pela empresa prestadora de serviços de segurança Proguarda. A empresa presta serviço atua nas áreas de vigilância, segurança e serviços, trabalhando com tecnologia de ponta e garantindo os melhores resultados.A Proguarda tem como missão liderar e ser uma referência em serviços de segurança em todos os mercados onde está presente.
A Proguarda acredita em seus valores:
• Na prestação de serviços com seriedade, eficiência e precisão.
• Nos talentos humanos da organização.
• Na justa remuneração com ética e responsabilidade social.
• Contínuo processo de inovação tecnológica
A Proguarda tem como visão ser reconhecida como a melhor Empresa do Brasil no desenvolvimento de soluções na área de vigilância, segurança e serviços. A mudança organizacional é uma transformação com intuito de melhorar a eficiência da empresa, para conseguir manter-se instável no mercado, além de satisfazer o cliente e conseguir ser a primeira entre os concorrentes. Para ocorra às mudanças é necessário determinar como ela ocorrerá. É preciso analisar porque essa mudança é necessária. Uma empresa para ser bem aceito no mercado ele precisa ser sólida, por isso não se deve mudar constantemente. As mudanças organizacionais devem ser estudadas, planejadas para que surtam o efeito esperado e gerem credibilidade e estabilidade ao mercado e entre os colaboradores.
Paradigmas são modelos que cada empresa tem para lidar com situações. As empresas usam esses paradigmas para nortear suas ações. Com a atual transição rápida dos mercados, as empresas necessitam adaptar se a essas novas situações e nem sempre os paradigmas utilizados suprem a necessidade. Assim ocorre a quebra de paradigmas, dessas referencias porque tais indicadores não suprem a necessidade de respostas. Essas mudanças são um reajuste em busca de novas soluções.
Gestor é administrador com novas responsabilidades. A ele se atribuições funções e habilidade como qualidade, criatividade, racionalização dos processos, flexibilização, a capacidade de planejar de maneira estratégica, alocar recursos (humanos, materiais e naturais) de maneira que seja possível atender a necessidade do mercado atual e atingir os objetivos traçados para a organização.
Papeis do gestor organizacional
Papéis Interpessoais: relativos ao relacionamento com as pessoas e construção conjunto dos resultados.
Símbolo/Representação: representa a função de estar presente em locais e momentos importantes (ex: cerimoniais, comparecer a casamentos, e outros eventos). Representa a organização, portanto é um símbolo desta.
Líder: representa o tempo todo, pois ele é responsável por seus atos e de todos seus subordinados, motiva, treina, orienta.
Ligação: mantêm relacionamentos que auxiliam o desenvolvimento de sua empresa e de outros. Ele faz o intercâmbio entre pessoas que irão gerar novos negócios ou facilitar os negócios existentes.
Papéis Informacionais: As organizações, o mercado, as pessoas vivem em torno da um fluxo intenso e contínuo de informações. Para um bom desenvolvimento, as empresas e os Administradores precisam saber receber, tratar e repassar essas informações.
Coletor: busca as informações dentro e fora das organizações, procura se informar o máximo possível nas mais variadas fontes de informação. O papel é possuir o maior volume de informações relativas à organização.
Disseminador: sua função é comunicar as informações à equipe para mantê-la atualizada e em sintonia com a empresa.
Porta - voz: quando é necessário comunicar informações para o publico que se localiza fora da organização. Deve possuir a sensibilidade para discernir entre o que pode ou não ser comunicado das informações empresariais.
Papéis Decisórios:
Empreendedor: assume ao tentar melhorar seus negócios propondo maneiras inovadoras ou novos projetos que alavanquem a organização.
Solucionador de problemas: encontra-se em um ambiente instável e suscetível a um variado leque de problemas. Ele deve atuar identificando esses problemas e apresentando soluções.
Alocador de recursos: deve encontrar o equilíbrio para alocar a quantidade correta de recursos e sua utilização. Deve ser um bom negociador, pois estará praticando esse papel constantemente em suas atividades. Ele deve negociar tanto com o ambiente interno como com o ambiente externo sempre objetivando os melhores resultados para sua empresa e para a sociedade.
Ao falar com o responsável pela empresa o Sr. Murilo como ele definiria Mudança Organizacional, ele nos deixou o seguinte.
Considero que mudança organizacional hoje se faz constante. Como nós da PROGUARDA as empresas que desejam firmar-se ou permanecer no mercado não pode ficar paradas no tempo. É necessário acompanhar essas transformações, sejam elas em qual área for. Mas precisamos entender que para que isso ocorra é necessário agir no momento oportuno para que as mesmas sejam produtivas e não negativas. A mudança deve ser motivada para responder a uma necessidade – interna ou externa. Quando bem elaborada ela direciona os colaboradores a como agir para atingir seus objetivos; orienta os gestores a como gerir suas metas; além de direcionar a organização ao alcance de seus objetivos.
Gestão da Qualidade Total:
A Gestão da Qualidade é baseada em estratégias administrativas para obtenção de qualidade em todos os setores e atividades das empresas, na busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os públicos de uma empresa, e também de sua excelência organizacional. A Gestão da Qualidade Total foi desenvolvida entre as décadas de 1950 e 1980 se baseia em vários autores como: Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juran. É considerado o sistema de gestão mais difundido e utilizado nas indústrias. Seu foco é a qualidade em primeiro lugar, ação por prioridades, fatos e dados, controle de processos (zero desperdícios), controle de dispersão, respeito pelos empregados e comprometimento.
Terceirização
Os serviços terceirizados da BRF SA em base são operacionais, onde os funcionários trabalham atentamente na área de serviços. As áreas mais comuns de atuação de serviço terceirizado se encontram em: Vigilância/Segurança, Limpeza, Vestuário, Alimentação e transporte de seus colaboradores.
Vantagens para a empresa contratante:
Aumento dos índices de produtividade;
Maior agilidade, flexibilidade e competitividade;
Maior eficiência na cadeia produtiva;
Controle de qualidade;
Expansão sem grandes investimentos;
Redução de custo final do produto;
Melhoria na imagem institucional.
As áreas e serviços que já terceirizados e os ganhos observados pelos gestores, a cozinha e refeitório. Quando a cozinha era gerida por colaboradores da empresa havia informes de desperdício, problemas no preparo das refeições (falta de asseio), muitas reclamações dos colaboradores. Com a terceirização, houve considerável melhora. Higienização dos alimentos e assepsia no preparo foi um dos grandes diferenciais. Com alimentação regular e balanceada, cardápio diversificado, produzido por profissionais, os colaboradores passaram a ser mais produtivos.As áreas e serviços que podem vir ser terceirizados e quais os ganhos a respeito. Laboratório de Analises Alimentícios
A empresa necessita que seja feita diariamente analise dos produtos produzidos, hoje esse processo se dá em laboratório próprio, o ambiente onde são processadas essas amostras não possui uma infraestrutura adequada, por isso devido ao grande numero de amostras coletadas a laboratório demora muito para emitir os laudos, o que acaba atrasando processos de liberação dos produtos. Com a terceirização a empresa ganharia agilidade e qualidade dos laudos e consequentemente uma maior produtividade da empresa. Dessa maneira, a empresa obtém plenamente o resultado dos recursos investido. Haveria a economia em treinamentos e a certeza de possuir um produto de alto índice de desempenho.
O que pode ser visto, como desvantagem neste processo seria o gasto com o transporte das amostras até a empresa terceira, além de possíveis perdas de produtos. Quando uma empresa possui funcionários terceirizados, de certa forma gera um distanciamento por parte dos mesmos. Muitos consideram que não fazem parte da empresa e no caso de haver alguma divergência, necessariamente haveria mais envolvidos, o que poderia gerar demora na solução do conflito.
a) Tecnologias e Ferramentas de Gestão segundo o PLT.
BENCHMARKING
Características: É um processo contínuo, de investigação, de aprendizagem com os outros, requer disciplina e aplicável em qualquer processo.
Vantagens: Serve para apontar praticas erradas que comprometem o bom desempenho da organização.
Aplicação: É uma Tecnologia de extrema flexibilidade e aplicável a qualquer segmento e porte de empresa.
OPEN-BOOK MANAGEMENT
Características: A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é necessária uma inevitável delegação de poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade dos funcionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos.
Vantagens: Pode contribuir com os gestores, desde que estes disseminem uma cultura aberta e que privilegie o inter-relacionamento entre as pessoas.
Aplicação: Faz com que todos os empregados conheçam com detalhes toda a situação da organização, e assim, comprometerem com os resultados desejados.
REENGENHARIA
Características: Ter o foco nos processos que agregam valor, O simples fato de uma empresa ser o número um não significa que não precisa da reengenharia, pelo contrário, várias empresas usaram a reengenharia para assegurar sua posição dominante através da redução de custo e de tempos de rotatividade de serviço. A conquista de um desempenho inovador medido nos resultados da empresa.
Vantagens: Melhor qualidade, aumento da velocidade de produção e redução de custos, possibilitando ter um produto ou um serviço com preço mais competitivo, elimina processos. A reengenharia reduz todos os tipos de desperdícios, reestruturando o processo.
Aplicação: A reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional. Uma reconstrução e não apenas uma reforma total ou parcial de uma empresa. Não se trata de fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente.
EMPOWERMENT
Características: É reconhecer o valor dos funcionários e delegar-lhes suficiente poder de decisão e responsabilidade no desempenho de suas atividades. Os funcionários com espírito e motivação de líderes, discutindo e opinando, em conjunto com os colegas, sobre como administrar melhor suas tarefas sem precisar de consultas e autorização de superiores, assim, para dinamizar o serviço ao cliente.
Vantagens: Um dos principais benefícios dessa ferramenta é a viabilização do trabalho em equipe. Esta tecnologia produz um incremento na qualidade das decisões, pelo fato de seu compartilhamento, e das lideranças, com o aprendizado continuo que ela oferece e a possibilidade de se discutir as varias opiniões relativas aos objetivos pretendidos. Há também, a melhoria dos resultados pela maior contribuição e comprometimento da equipe com eles e pela maior motivação gerada pelo sentimento de pertencimento originado pela maior autonomia e transparência.
Aplicação: Para colocar o empowerment em prática, portanto, é necessário reconhecer que sua essência é as equipes de trabalho autodirigidas. Essas equipes devem ter autonomia para formular e reformular o processo, ser capazes e intrinsecamente motivadas e sentirem-se co-responsáveis pela visão, missão, estratégias e valores da empresa.
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL
Características: A Gestão Organizacional Horizontal possui estrutura enxuta, ou seja, existe um achatamento da estrutura, reduzindo os níveis hierárquico existentes nas empresas e ajuda a aproximar os níveis institucionais (de comando) dos níveis operacionais (de execução). Tal ordenação, auxilia na redução de ruídos na comunicação entre todos os níveis, agilizando e democratizando os processos de tomada de decisão.
Vantagens: As organizações que aplicam a Gestão Organizacional Horizontal colocam menos stress sobre aprovações e permissões e mais ênfase em grupos de funcionários que trabalham juntos como iguais. Uma pequena empresa pode encontrar este tipo de estrutura ternos suas necessidades. As políticas são mais fáceis e mais rápidas para implementar nas organizações horizontais.
Aplicação: A hierarquia horizontal permite que os membros de todos os níveis (ambos os funcionários e gestores) a capacidade de participar e obter um entendimento em primeira mão a respeito de porque e como as decisões são tomadas. Sob este tipo de estrutura organizacional, raramente são pessoas ficaram de fora e sentir alienado de suas empresas.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento Características: O conhecimento dos empregados é considerado o principal ativo intangível da organização. O reconhecimento explicito do valor econômico do conhecimento. Utiliza a capacidade criativa de seus funcionários.
Vantagens: A Aprendizagem Organizacional possibilita que os próprios empregados sejam treinados e se tornem indutores de novas técnicas de desenvolvimento e otimização de processos de aprendizagem organizacional, levando-se em conta as realidades sociais e culturais dos contextos organizacionais.
Analisando a empresa em estudo, observamos a utilização da abordagem de aprendizagem organizacional seria proveitosa.
A aprendizagem Organizacional parte da premissa de melhorar os processos por meio da aprendizagem individual e coletiva, de maneira que as pessoas tenham espaço a expandir sua capacidade de criar resultados.
Por ser uma empresa que atua em especifico a concorrência por profissionais capacitados é grande. Assim a empresa deve proteger seu patrimônio intangível – seu Capital Intelectual. Quando valoriza suas experiências e habilidades e investe em capacitação, reciclagem, maior autonomia nas decisões, incentivando o maior grau de iniciativa, valorizando o talento desse colaborador.
A empresa deve ter a capacidade de reter tais profissionais porque possuem potencial de agregar valor a organização diante de clientes, investidores por sua competência e formação.
Neste capitulo foi possível compreender que as empresas precisam focar-se nos melhores funcionários para que estes ajudem aos demais a crescer e se tornarem tão bons quanto eles, e assim, tornar a equipe forte como um todo.
O capital intelectual de cada funcionário é de extrema importância para todos os funcionários, mas principalmente para as organizações que utilizam disso para o maior crescimento e desenvolvimento de suas equipes, pois, as empresas sem bons funcionários simplesmente não funciona. Existe atualmente uma grande demanda e interesse por parte das empresas pelo assunto inovação. No contexto de grandes transformações com que se deparam as organizações, muitas ideias têm sido propostas com o objetivo de identificar mudanças no processo de fabricação e/ou criação de produtos. São essas inovações que têm feito com que muitas empresas permaneçam no mercado. Buscando descobrir ideias para melhorias nos processos, as empresas apostam nas novas tendências de mercado.
Entretanto, para um melhor resultado frente às inovações, elas precisam além de investir em tecnologia de processos, desenvolver ações que valorizem os funcionários como um dos principais responsáveis pelo sucesso dos projetos de inovação. A receita da competitividade permanente está nas estratégias de motivação e comprometimento dos funcionários nos processos de mudanças das empresas.O mau comportamento entre os funcionários certamente ocasionara em;Um péssimo ambiente para se trabalhar, uma diminuição de produtividade; Menor entrosamento entre empresa e funcionário ou funcionário e funcionário;
Funcionários desmotivados;Ou seja quem mais perde é a organização.
As empresas investem em treinamento, tecnologia de ponta, gastam verbas milionárias em publicidade para construir ou fortalecer uma marca e vem um funcionário, despreparado e destrói a imagem da empresa causando um prejuízo ás vezes irreparável.
A empresa analisada tem ou está em vias de implemetaros fundamentos abaixo? Pensamento sistêmico; É certo que a empresa possui uma visão ampliada (pensamento sistêmico).
Aprendizado organizacional; É um elemento importando na empresa, ela entende que o homem enquanto funcionário,Pode pensar, gerar conhecimento, a organização percebe o valor de seus funcionários.
Cultura de inovação; Para nós a cultura de inovação agregada á empresa é mais do que apenas geração de ideias. É a capacidade de garantir o surgimento e desenvolvimento da inovação
Liderança e constância de propósitos; Nosso propósito prevê que o líder deve apontar e dirigir esforços no sentido de realizar a missão, alcançar a visão, apoiado nos valores e princípios da empresa, porém sempre apoiados da realidade presente. Atuação de forma aberta, democrática, inspiradoraemotivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento dacultura da excelência, à promoção de relações de qualidade à proteção dos interesses das partes interessadas. Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora emotivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento dacultura da excelência, à promoção de relações de qualidade à proteção dos interesses das partes interessadas. Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora emotivadora das pessoas.
Para a implantação de um projeto é de extrema importância que as pessoas envolvidas na empresa estejam na mesma visão de comprometimento e capacitação. Por esse motivo, a formação de pessoal é um dos requisitos de sucesso para qualquer projeto de inovação. Trata-se de uma preparação/ investimento para garantir o sucesso do programa.
...