Gestão Do Conhecimento
Trabalho Escolar: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Robispovieira • 14/10/2013 • 889 Palavras (4 Páginas) • 245 Visualizações
O Cirque du Soleil é tradicionalmente conhecido pela qualidade e perfeição do trabalho realizado ao longo do tempo em que existe.
Em linhas gerais, de forma evidente, podem ser citados três itens que tornam a organização diferente das demais empresas do seu setor (entretenimento) e até mesmo destacando-se mundialmente podendo ser tomada como exemplo para empresas de qualquer setor.
1 – Persegue sempre a excelência;
2 – Qualidade é algo percebido em tudo o que é feito;
3 – Inovação é algo que recebe foco total.
Especialista no que faz, “vende ilusão” então se preocupa muito com isso e faz de forma impecável.
A combinação do trabalho dos artistas, diretores equipe de bastidores cria um espetáculo completamente original, que deixa a plateia deslumbrada. O Cirque é reconhecido em praticamente todo o lugar que vai. São necessários muito trabalho e talento para realizar um espetáculo do tamanho e magnitude dos eventos realizados.
Inovar não é uma tarefa fácil, algo que está presente em tudo o que é feito neste exemplo real analisado no presente relatório. Além disto, é interessante ressaltar que em se tratando de uma empresa de entretenimento, é indispensável o controle no que se refere aos assuntos financeiro, lucros e questões afins. Mais do que o controle é importante alcançar o equilíbrio, algo que também não passa despercebido conforme consta, no trecho da palestra realizada na FGV/SP – Fundação Getúlio Vargas para alunos do curso de Administração de Marco D’Amico, vice-presidente sênior de Marketing do grupo, transcrito abaixo:
“A primeira chave para a abertura do nosso sucesso foi sempre estabelecer e manter um equilíbrio entre arte e comércio. É extremamente difícil ter essa balança hoje em dia. E pouquíssimas empresas conseguem, especialmente aquelas que lidam com sentimento e entretenimento ao vivo.”
Fonte: Cirque Du Soleil: aula de empreendedorismo e inovação | Portal Carreira & Sucesso
Ameaça de Novos Entrantes
O Cirque du Soleil estabeleceu enormes barreiras aos novos entrantes em seu mercado de entretenimento, ao desenvolver um padrão de qualidade e inovação insuperável em seus espetáculos. Trabalhando para encantar e surpreender cada vez mais seus clientes, torna-se muito difícil para qualquer concorrente superá-los e roubar seus melhores clientes.
Poder de barganha dos fornecedores
O Cirque du Soleil trata fornecedores como parceiros e aliados na busca incessante pelo total encantamento do cliente, busca formar equipes multidisciplinares internas e externas, fomentando inovação em todos seus setores. Dessa forma evita que os fornecedores façam pressão em seu negócio, ganhando-os como aliados na obtenção de lucro através do entretenimento.
Poder de barganha dos clientes
No Cirque du Soleil, toda inovação é voltada para a experiência do cliente, no Cirque a inovação é tão desenvolvida que eles se tornaram únicos no mercado, impossibilitando os clientes de migrarem para outros fornecedores de entretenimento semelhante. O poder de barganha dos clientes foi altamente diminuído, garantindo um grande vantagem competitiva para o Cirque.
Ameaça de produtos substitutos
O Cirque du Soleil está sempre a frente do mercado, inovando, se reinventando e substituindo a todo momento seus próprios produtos, portanto eles eliminam as ameaças de produtos substitutos pois eles próprios se dispõem a estar criando estes produtos substitutos.
Intensidade da rivalidade entre empresas concorrentes
Pela sua excelência e tradição, o Cirque du Soleil atua
...